O Limiar da Produção do Conhecimento da Administração Pública acerca do Estado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Rossi Henrique Soares
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferraz, Janaynna de Moura, Biondini, Bárbara Katherine Faris
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
Texto Completo: https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/378
Resumo: O intento deste trabalho consiste em perscrutar o conhecimento produzido na Administração Pública, no período entre 1970 até 2017, partindo do pressuposto que o Estado moderno corresponde a uma mediação determinante na sociabilidade capitalista. Procedemos, em um primeiro momento, uma análise do conteúdo no campo para mapear suas características principais quanto ao fazer científico e à abordagem teórica acerca do Estado. No segundo momento, aprofundamos a reflexão submetendo tais achados à crítica da economia política, para delinear suas mediações e determinantes. A investigação preliminar aponta que o Estado é tratado com uma condição de naturalização, de maneira que as produções científicas tendem, em sua maioria, a centrar suas análises nas abordagens gerenciais (técnicas/avaliações), cujos trabalhos de viés mais crítico se destinam tão somente a apresentar possibilidades de reforma e/ou melhoria da gestão. A conclusão ratifica a necessidade de avançar quanto à forma de produzir conhecimento na Administração Pública, cuja materialidade e a historicidade devem assumir um papel central enquanto categorias com capacidade de apreensão do real, buscando contribuir, desse modo, com mudanças qualitativas no estado das condições concretas de vida da sociedade.
id SBEO-1_76ab2541ec9b753023b0278d8e3172ec
oai_identifier_str oai:rbeo.emnuvens.com.br:article/378
network_acronym_str SBEO-1
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
repository_id_str
spelling O Limiar da Produção do Conhecimento da Administração Pública acerca do EstadoO intento deste trabalho consiste em perscrutar o conhecimento produzido na Administração Pública, no período entre 1970 até 2017, partindo do pressuposto que o Estado moderno corresponde a uma mediação determinante na sociabilidade capitalista. Procedemos, em um primeiro momento, uma análise do conteúdo no campo para mapear suas características principais quanto ao fazer científico e à abordagem teórica acerca do Estado. No segundo momento, aprofundamos a reflexão submetendo tais achados à crítica da economia política, para delinear suas mediações e determinantes. A investigação preliminar aponta que o Estado é tratado com uma condição de naturalização, de maneira que as produções científicas tendem, em sua maioria, a centrar suas análises nas abordagens gerenciais (técnicas/avaliações), cujos trabalhos de viés mais crítico se destinam tão somente a apresentar possibilidades de reforma e/ou melhoria da gestão. A conclusão ratifica a necessidade de avançar quanto à forma de produzir conhecimento na Administração Pública, cuja materialidade e a historicidade devem assumir um papel central enquanto categorias com capacidade de apreensão do real, buscando contribuir, desse modo, com mudanças qualitativas no estado das condições concretas de vida da sociedade.Sociedade Brasileira de Estudos OrganizacionaisChaves, Rossi Henrique SoaresFerraz, Janaynna de MouraBiondini, Bárbara Katherine Faris2020-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/37810.21583/2447-4851.rbeo.2020.v7n1.378Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 7, n. 1 (2020): Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; 07-332447-4851reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionaisinstname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)instacron:SBEOporhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/378/pdf_2Direitos autorais 2020 Rossi Henrique Soares Chaves, Janaynna de Moura Ferraz, Bárbara Katherine Faris Biondiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-22T21:06:05Zoai:rbeo.emnuvens.com.br:article/378Revistahttp://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/indexhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/oai||rbeo@sbeo.org.br2447-48512447-4851opendoar:2020-10-22T21:06:05Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)false
dc.title.none.fl_str_mv O Limiar da Produção do Conhecimento da Administração Pública acerca do Estado
title O Limiar da Produção do Conhecimento da Administração Pública acerca do Estado
spellingShingle O Limiar da Produção do Conhecimento da Administração Pública acerca do Estado
Chaves, Rossi Henrique Soares
title_short O Limiar da Produção do Conhecimento da Administração Pública acerca do Estado
title_full O Limiar da Produção do Conhecimento da Administração Pública acerca do Estado
title_fullStr O Limiar da Produção do Conhecimento da Administração Pública acerca do Estado
title_full_unstemmed O Limiar da Produção do Conhecimento da Administração Pública acerca do Estado
title_sort O Limiar da Produção do Conhecimento da Administração Pública acerca do Estado
author Chaves, Rossi Henrique Soares
author_facet Chaves, Rossi Henrique Soares
Ferraz, Janaynna de Moura
Biondini, Bárbara Katherine Faris
author_role author
author2 Ferraz, Janaynna de Moura
Biondini, Bárbara Katherine Faris
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Rossi Henrique Soares
Ferraz, Janaynna de Moura
Biondini, Bárbara Katherine Faris
dc.subject.none.fl_str_mv

description O intento deste trabalho consiste em perscrutar o conhecimento produzido na Administração Pública, no período entre 1970 até 2017, partindo do pressuposto que o Estado moderno corresponde a uma mediação determinante na sociabilidade capitalista. Procedemos, em um primeiro momento, uma análise do conteúdo no campo para mapear suas características principais quanto ao fazer científico e à abordagem teórica acerca do Estado. No segundo momento, aprofundamos a reflexão submetendo tais achados à crítica da economia política, para delinear suas mediações e determinantes. A investigação preliminar aponta que o Estado é tratado com uma condição de naturalização, de maneira que as produções científicas tendem, em sua maioria, a centrar suas análises nas abordagens gerenciais (técnicas/avaliações), cujos trabalhos de viés mais crítico se destinam tão somente a apresentar possibilidades de reforma e/ou melhoria da gestão. A conclusão ratifica a necessidade de avançar quanto à forma de produzir conhecimento na Administração Pública, cuja materialidade e a historicidade devem assumir um papel central enquanto categorias com capacidade de apreensão do real, buscando contribuir, desse modo, com mudanças qualitativas no estado das condições concretas de vida da sociedade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/378
10.21583/2447-4851.rbeo.2020.v7n1.378
url https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/378
identifier_str_mv 10.21583/2447-4851.rbeo.2020.v7n1.378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/378/pdf_2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 7, n. 1 (2020): Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; 07-33
2447-4851
reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)
instacron:SBEO
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)
instacron_str SBEO
institution SBEO
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
collection Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)
repository.mail.fl_str_mv ||rbeo@sbeo.org.br
_version_ 1808859027849871360