AO SOM DE BELCHIOR: UMA EXPERIÊNCIA AUDITIVA-MUSICAL SOBRE O MUNDO DAS STARTUPS
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Organizacionais |
Texto Completo: | https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/482 |
Resumo: | Este artigo tem como principal objetivo explorar alguns dos percursos dos startuppers a partir de uma experiência auditiva-musical, da escuta e da aproximação das músicas de Belchior com o mundo das startups e, de forma secundária, experimentar a utilização de novas ferramentas tecnológicas, nesse caso o Miro, no processo de construção da pesquisa. Considerei as músicas do álbum Alucinação e três entrevistas de Belchior para perceber alguns de seus processos criativos e para ajudar-me a nublar, epistemologicamente, as fronteiras da arte e da ciência. O artigo apresenta uma síntese argumentativa e duas proposições reflexivas: (i) a ideologia salvacionista dos líderes contemporâneos cujas histórias são consideradas “de sucesso” e recaem sobre as startups e os startuppers; e (ii) as práticas empresariais disfarçadas de “ajuda” para a exploração de startups e da força de trabalho de jovens startuppers. |
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AO SOM DE BELCHIOR: UMA EXPERIÊNCIA AUDITIVA-MUSICAL SOBRE O MUNDO DAS STARTUPSEstudos Organizacionais; Ciências Sociais; SociologiaExperiência auditiva-musical; Design thinking; Startups; Belchior; Ecossistemas de inovação.Este artigo tem como principal objetivo explorar alguns dos percursos dos startuppers a partir de uma experiência auditiva-musical, da escuta e da aproximação das músicas de Belchior com o mundo das startups e, de forma secundária, experimentar a utilização de novas ferramentas tecnológicas, nesse caso o Miro, no processo de construção da pesquisa. Considerei as músicas do álbum Alucinação e três entrevistas de Belchior para perceber alguns de seus processos criativos e para ajudar-me a nublar, epistemologicamente, as fronteiras da arte e da ciência. O artigo apresenta uma síntese argumentativa e duas proposições reflexivas: (i) a ideologia salvacionista dos líderes contemporâneos cujas histórias são consideradas “de sucesso” e recaem sobre as startups e os startuppers; e (ii) as práticas empresariais disfarçadas de “ajuda” para a exploração de startups e da força de trabalho de jovens startuppers.Sociedade Brasileira de Estudos OrganizacionaisLima, Eduardo CarneiroFerreira, Vitor Sergio2022-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/48210.21583/2447-4851.rbeo.2022.v9n1.482Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 9, n. 1 (2022): Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; 72 - 982447-4851reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionaisinstname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)instacron:SBEOporhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/482/pdfhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/downloadSuppFile/482/165https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/downloadSuppFile/482/166Direitos autorais 2022 Eduardo Lima, Vitor Sergio Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T15:56:36Zoai:rbeo.emnuvens.com.br:article/482Revistahttp://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/indexhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/oai||rbeo@sbeo.org.br2447-48512447-4851opendoar:2022-03-21T15:56:36Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)false |
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