The HRM organic intellectual: legitimating shareholder's values through business game

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho Martins, Fernando
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
Texto Completo: https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/182
Resumo: No presente trabalho apresentaremos ideias do teórico italiano Antônio Gramsci, visando contribuir para o desenvolvimento dos Estudos Críticos em Administração. São discutidos alguns dos principais conceitos desse autor, destacando os que seguem: hegemonia, consenso e intelectuais. Duas hipóteses inter-relacionadas acerca de qual seja o papel dos intelectuais nas organizações são apresentadas, a saber: 1) legitimar a “lógica do mercado” em todos os níveis organizacionais; 2) ocultar e assegurar o processo de expropriação da mais-valia. Tais hipóteses são discutidas a partir da análise de um treinamento organizacional denominado simulador, por meio do qual os trabalhadores do chão-de-fábrica de uma empresa do setor automotivo desempenham o papel de administradores em um sugestivo jogo empresarial. A existência dessa técnica foi constatada a partir de uma entrevista realizada com um executivo da área de RH dessa empresa e de um prospecto organizacional, por meio do qual se apresentavam os objetivos e as principais características desse treinamento. Conclui-se que tal prática constitui uma técnica exemplar que visa criar o consenso nas relações de produção e, consequentemente, assegurar o poder hegemônico nas relações de trabalho.
id SBEO-1_d7b632ac08d447c8bad710fcbf23a5b5
oai_identifier_str oai:rbeo.emnuvens.com.br:article/182
network_acronym_str SBEO-1
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
repository_id_str
spelling The HRM organic intellectual: legitimating shareholder's values through business gameEstudos Organizacionais, Sociologia do Trabalho, AdministraçãoIntelectual, recursos humanos, hegemoniaNo presente trabalho apresentaremos ideias do teórico italiano Antônio Gramsci, visando contribuir para o desenvolvimento dos Estudos Críticos em Administração. São discutidos alguns dos principais conceitos desse autor, destacando os que seguem: hegemonia, consenso e intelectuais. Duas hipóteses inter-relacionadas acerca de qual seja o papel dos intelectuais nas organizações são apresentadas, a saber: 1) legitimar a “lógica do mercado” em todos os níveis organizacionais; 2) ocultar e assegurar o processo de expropriação da mais-valia. Tais hipóteses são discutidas a partir da análise de um treinamento organizacional denominado simulador, por meio do qual os trabalhadores do chão-de-fábrica de uma empresa do setor automotivo desempenham o papel de administradores em um sugestivo jogo empresarial. A existência dessa técnica foi constatada a partir de uma entrevista realizada com um executivo da área de RH dessa empresa e de um prospecto organizacional, por meio do qual se apresentavam os objetivos e as principais características desse treinamento. Conclui-se que tal prática constitui uma técnica exemplar que visa criar o consenso nas relações de produção e, consequentemente, assegurar o poder hegemônico nas relações de trabalho.Sociedade Brasileira de Estudos OrganizacionaisRamalho Martins, Fernando2019-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/18210.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n2.182Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 6, n. 2 (2019): Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; 384-4092447-4851reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionaisinstname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)instacron:SBEOenghttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/182/pdfhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/downloadSuppFile/182/69Direitos autorais 2019 Fernando Ramalho Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-14T14:21:38Zoai:rbeo.emnuvens.com.br:article/182Revistahttp://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/indexhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/oai||rbeo@sbeo.org.br2447-48512447-4851opendoar:2019-10-14T14:21:38Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)false
dc.title.none.fl_str_mv The HRM organic intellectual: legitimating shareholder's values through business game
title The HRM organic intellectual: legitimating shareholder's values through business game
spellingShingle The HRM organic intellectual: legitimating shareholder's values through business game
Ramalho Martins, Fernando
Estudos Organizacionais, Sociologia do Trabalho, Administração
Intelectual, recursos humanos, hegemonia
title_short The HRM organic intellectual: legitimating shareholder's values through business game
title_full The HRM organic intellectual: legitimating shareholder's values through business game
title_fullStr The HRM organic intellectual: legitimating shareholder's values through business game
title_full_unstemmed The HRM organic intellectual: legitimating shareholder's values through business game
title_sort The HRM organic intellectual: legitimating shareholder's values through business game
author Ramalho Martins, Fernando
author_facet Ramalho Martins, Fernando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho Martins, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos Organizacionais, Sociologia do Trabalho, Administração
Intelectual, recursos humanos, hegemonia
topic Estudos Organizacionais, Sociologia do Trabalho, Administração
Intelectual, recursos humanos, hegemonia
description No presente trabalho apresentaremos ideias do teórico italiano Antônio Gramsci, visando contribuir para o desenvolvimento dos Estudos Críticos em Administração. São discutidos alguns dos principais conceitos desse autor, destacando os que seguem: hegemonia, consenso e intelectuais. Duas hipóteses inter-relacionadas acerca de qual seja o papel dos intelectuais nas organizações são apresentadas, a saber: 1) legitimar a “lógica do mercado” em todos os níveis organizacionais; 2) ocultar e assegurar o processo de expropriação da mais-valia. Tais hipóteses são discutidas a partir da análise de um treinamento organizacional denominado simulador, por meio do qual os trabalhadores do chão-de-fábrica de uma empresa do setor automotivo desempenham o papel de administradores em um sugestivo jogo empresarial. A existência dessa técnica foi constatada a partir de uma entrevista realizada com um executivo da área de RH dessa empresa e de um prospecto organizacional, por meio do qual se apresentavam os objetivos e as principais características desse treinamento. Conclui-se que tal prática constitui uma técnica exemplar que visa criar o consenso nas relações de produção e, consequentemente, assegurar o poder hegemônico nas relações de trabalho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/182
10.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n2.182
url https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/182
identifier_str_mv 10.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n2.182
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/182/pdf
https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/downloadSuppFile/182/69
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Fernando Ramalho Martins
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Fernando Ramalho Martins
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 6, n. 2 (2019): Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; 384-409
2447-4851
reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)
instacron:SBEO
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)
instacron_str SBEO
institution SBEO
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
collection Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)
repository.mail.fl_str_mv ||rbeo@sbeo.org.br
_version_ 1808859027151519744