CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DOS CONCEITOS (BEGRIFFSGESCHICHTE) PARA OS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vizeu, Fabio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Matitz, Queila Regina Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
Texto Completo: https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/33
Resumo: O presente trabalho pretendeu ensaiar possíveis contribuições para os estudos organizacionais do método historiográfico denominado por ‘história dos conceitos’ (Begriffsgeschichte), de autoria do historiador alemão Reinhart Koselleck. Assumindo uma dimensão maior do que a pura implicação metodológica da escrita historiográfica, a Begriffsgeschichte deve ser compreendida como uma teoria da história (JASMIN, 2006; WHITE, 2002) que, além de situar o que se trata de fato a natureza daquilo que denominamos por ‘História’, também nos permite avançar na análise da própria modernidade. Diante destes aspectos, podemos demarcar a contribuição que se pretende com a adoção da perspectiva da História dos Conceitos para os estudos organizacionais. Epistemologicamente, consideramos a significativa contribuição teórica da abordagem de Koselleck, já que a teoria da história implícita na Begriffsgeschichte serve como arcabouço explicativo para a análise do fenômeno organizacional enquanto um dos mais importantes produtos históricos da modernidade. Por fim, em termos metodológicos, a Begriffsgeschichte oferece recursos para se operacionalizar pesquisas que verifiquem a real dimensão de formas discursivas específicas dentro do pensamento organizacional, formas estas que se traduzem nos conceitos fundamentais da prática organizacional e na reflexão que os acadêmicos fazem desta. 
id SBEO-1_f9a3b0629ef187f30d27db4d64426cc2
oai_identifier_str oai:rbeo.emnuvens.com.br:article/33
network_acronym_str SBEO-1
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DOS CONCEITOS (BEGRIFFSGESCHICHTE) PARA OS ESTUDOS ORGANIZACIONAISO presente trabalho pretendeu ensaiar possíveis contribuições para os estudos organizacionais do método historiográfico denominado por ‘história dos conceitos’ (Begriffsgeschichte), de autoria do historiador alemão Reinhart Koselleck. Assumindo uma dimensão maior do que a pura implicação metodológica da escrita historiográfica, a Begriffsgeschichte deve ser compreendida como uma teoria da história (JASMIN, 2006; WHITE, 2002) que, além de situar o que se trata de fato a natureza daquilo que denominamos por ‘História’, também nos permite avançar na análise da própria modernidade. Diante destes aspectos, podemos demarcar a contribuição que se pretende com a adoção da perspectiva da História dos Conceitos para os estudos organizacionais. Epistemologicamente, consideramos a significativa contribuição teórica da abordagem de Koselleck, já que a teoria da história implícita na Begriffsgeschichte serve como arcabouço explicativo para a análise do fenômeno organizacional enquanto um dos mais importantes produtos históricos da modernidade. Por fim, em termos metodológicos, a Begriffsgeschichte oferece recursos para se operacionalizar pesquisas que verifiquem a real dimensão de formas discursivas específicas dentro do pensamento organizacional, formas estas que se traduzem nos conceitos fundamentais da prática organizacional e na reflexão que os acadêmicos fazem desta. Sociedade Brasileira de Estudos OrganizacionaisVizeu, FabioMatitz, Queila Regina Souza2015-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/3310.21583/2447-4851.rbeo.2014.v1n2.33Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 1, n. 2 (2014): Dezembro; 165-1862447-4851reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionaisinstname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)instacron:SBEOporhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/33/pdf_1Direitos autorais 2015 Revista Brasileira de Estudos Organizacionaisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-10T23:27:33Zoai:rbeo.emnuvens.com.br:article/33Revistahttp://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/indexhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/oai||rbeo@sbeo.org.br2447-48512447-4851opendoar:2017-03-10T23:27:33Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DOS CONCEITOS (BEGRIFFSGESCHICHTE) PARA OS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS
title CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DOS CONCEITOS (BEGRIFFSGESCHICHTE) PARA OS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DOS CONCEITOS (BEGRIFFSGESCHICHTE) PARA OS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS
Vizeu, Fabio
title_short CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DOS CONCEITOS (BEGRIFFSGESCHICHTE) PARA OS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS
title_full CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DOS CONCEITOS (BEGRIFFSGESCHICHTE) PARA OS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DOS CONCEITOS (BEGRIFFSGESCHICHTE) PARA OS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DOS CONCEITOS (BEGRIFFSGESCHICHTE) PARA OS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS
title_sort CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DOS CONCEITOS (BEGRIFFSGESCHICHTE) PARA OS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS
author Vizeu, Fabio
author_facet Vizeu, Fabio
Matitz, Queila Regina Souza
author_role author
author2 Matitz, Queila Regina Souza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vizeu, Fabio
Matitz, Queila Regina Souza
dc.subject.none.fl_str_mv

description O presente trabalho pretendeu ensaiar possíveis contribuições para os estudos organizacionais do método historiográfico denominado por ‘história dos conceitos’ (Begriffsgeschichte), de autoria do historiador alemão Reinhart Koselleck. Assumindo uma dimensão maior do que a pura implicação metodológica da escrita historiográfica, a Begriffsgeschichte deve ser compreendida como uma teoria da história (JASMIN, 2006; WHITE, 2002) que, além de situar o que se trata de fato a natureza daquilo que denominamos por ‘História’, também nos permite avançar na análise da própria modernidade. Diante destes aspectos, podemos demarcar a contribuição que se pretende com a adoção da perspectiva da História dos Conceitos para os estudos organizacionais. Epistemologicamente, consideramos a significativa contribuição teórica da abordagem de Koselleck, já que a teoria da história implícita na Begriffsgeschichte serve como arcabouço explicativo para a análise do fenômeno organizacional enquanto um dos mais importantes produtos históricos da modernidade. Por fim, em termos metodológicos, a Begriffsgeschichte oferece recursos para se operacionalizar pesquisas que verifiquem a real dimensão de formas discursivas específicas dentro do pensamento organizacional, formas estas que se traduzem nos conceitos fundamentais da prática organizacional e na reflexão que os acadêmicos fazem desta. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/33
10.21583/2447-4851.rbeo.2014.v1n2.33
url https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/33
identifier_str_mv 10.21583/2447-4851.rbeo.2014.v1n2.33
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/33/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 1, n. 2 (2014): Dezembro; 165-186
2447-4851
reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)
instacron:SBEO
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)
instacron_str SBEO
institution SBEO
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
collection Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)
repository.mail.fl_str_mv ||rbeo@sbeo.org.br
_version_ 1808859027763888128