A imersão social da economia em mercados alimentares brasileiros: uma abordagem institucionalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassol,Abel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Schneider,Sergio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia e Sociologia Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032022000200203
Resumo: Resumo: O artigo tem como objetivo analisar a imersão social da economia em distintos mercados agroalimentares brasileiros a partir de uma perspectiva institucionalista. Embasado em um conjunto de autores, referências bibliográficas e entrevistas, visa complementar o debate sobre mercados na sociologia rural e econômica que tem privilegiado nas suas análises as abordagens de rede e de campo. O argumento defendido é o de que os atores sociais, antes de estabelecerem redes de relações e transações econômicas ou posicionarem-se no interior do campo (mercado) econômico, já compartilham um conjunto de valores culturais comuns (instituições) que são os responsáveis por construir os mercados locais nos quais interagem. A partir de pesquisa empírica demonstra-se como o processo de imersão social da economia em três mercados alimentares brasileiros – A Feira Central de Campina Grande/PB, a Feira de Caruaru/PE e a Feira do Pequeno Produtor de Passo Fundo/RS – é construído e reproduzido por meio de quatro instituições sociais principais: a barganha, a variedade de produtos ofertados, o preço e a qualidade atribuída aos alimentos. Por sua vez, são essas instituições as responsáveis por orientar as práticas de comercialização e consumo dos atores nos mercados pesquisados.
id SBESR-1_3ae677ec398297b997d0c74beb060f33
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-20032022000200203
network_acronym_str SBESR-1
network_name_str Revista de Economia e Sociologia Rural
repository_id_str
spelling A imersão social da economia em mercados alimentares brasileiros: uma abordagem institucionalistamercados agroalimentaresinstituições sociaissociologia econômicaconsumo alimentarResumo: O artigo tem como objetivo analisar a imersão social da economia em distintos mercados agroalimentares brasileiros a partir de uma perspectiva institucionalista. Embasado em um conjunto de autores, referências bibliográficas e entrevistas, visa complementar o debate sobre mercados na sociologia rural e econômica que tem privilegiado nas suas análises as abordagens de rede e de campo. O argumento defendido é o de que os atores sociais, antes de estabelecerem redes de relações e transações econômicas ou posicionarem-se no interior do campo (mercado) econômico, já compartilham um conjunto de valores culturais comuns (instituições) que são os responsáveis por construir os mercados locais nos quais interagem. A partir de pesquisa empírica demonstra-se como o processo de imersão social da economia em três mercados alimentares brasileiros – A Feira Central de Campina Grande/PB, a Feira de Caruaru/PE e a Feira do Pequeno Produtor de Passo Fundo/RS – é construído e reproduzido por meio de quatro instituições sociais principais: a barganha, a variedade de produtos ofertados, o preço e a qualidade atribuída aos alimentos. Por sua vez, são essas instituições as responsáveis por orientar as práticas de comercialização e consumo dos atores nos mercados pesquisados.Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032022000200203Revista de Economia e Sociologia Rural v.60 n.2 2022reponame:Revista de Economia e Sociologia Ruralinstname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)instacron:SBESR10.1590/1806-9479.2021.233766info:eu-repo/semantics/openAccessCassol,AbelSchneider,Sergiopor2021-07-06T00:00:00Zoai:scielo:S0103-20032022000200203Revistahttps://www.revistasober.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsober@sober.org.br||resr@revistasober.org1806-94790103-2003opendoar:2021-07-06T00:00Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)false
dc.title.none.fl_str_mv A imersão social da economia em mercados alimentares brasileiros: uma abordagem institucionalista
title A imersão social da economia em mercados alimentares brasileiros: uma abordagem institucionalista
spellingShingle A imersão social da economia em mercados alimentares brasileiros: uma abordagem institucionalista
Cassol,Abel
mercados agroalimentares
instituições sociais
sociologia econômica
consumo alimentar
title_short A imersão social da economia em mercados alimentares brasileiros: uma abordagem institucionalista
title_full A imersão social da economia em mercados alimentares brasileiros: uma abordagem institucionalista
title_fullStr A imersão social da economia em mercados alimentares brasileiros: uma abordagem institucionalista
title_full_unstemmed A imersão social da economia em mercados alimentares brasileiros: uma abordagem institucionalista
title_sort A imersão social da economia em mercados alimentares brasileiros: uma abordagem institucionalista
author Cassol,Abel
author_facet Cassol,Abel
Schneider,Sergio
author_role author
author2 Schneider,Sergio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassol,Abel
Schneider,Sergio
dc.subject.por.fl_str_mv mercados agroalimentares
instituições sociais
sociologia econômica
consumo alimentar
topic mercados agroalimentares
instituições sociais
sociologia econômica
consumo alimentar
description Resumo: O artigo tem como objetivo analisar a imersão social da economia em distintos mercados agroalimentares brasileiros a partir de uma perspectiva institucionalista. Embasado em um conjunto de autores, referências bibliográficas e entrevistas, visa complementar o debate sobre mercados na sociologia rural e econômica que tem privilegiado nas suas análises as abordagens de rede e de campo. O argumento defendido é o de que os atores sociais, antes de estabelecerem redes de relações e transações econômicas ou posicionarem-se no interior do campo (mercado) econômico, já compartilham um conjunto de valores culturais comuns (instituições) que são os responsáveis por construir os mercados locais nos quais interagem. A partir de pesquisa empírica demonstra-se como o processo de imersão social da economia em três mercados alimentares brasileiros – A Feira Central de Campina Grande/PB, a Feira de Caruaru/PE e a Feira do Pequeno Produtor de Passo Fundo/RS – é construído e reproduzido por meio de quatro instituições sociais principais: a barganha, a variedade de produtos ofertados, o preço e a qualidade atribuída aos alimentos. Por sua vez, são essas instituições as responsáveis por orientar as práticas de comercialização e consumo dos atores nos mercados pesquisados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032022000200203
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032022000200203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9479.2021.233766
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural v.60 n.2 2022
reponame:Revista de Economia e Sociologia Rural
instname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron:SBESR
instname_str Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron_str SBESR
institution SBESR
reponame_str Revista de Economia e Sociologia Rural
collection Revista de Economia e Sociologia Rural
repository.name.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
repository.mail.fl_str_mv sober@sober.org.br||resr@revistasober.org
_version_ 1752122558598086656