Gestão Cooperativa, Ambiente Institucional e Sociocultural: o caso Brasil-Paraguai

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tarifa,Marcelo Resquetti
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Schallenberger,Erneldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia e Sociologia Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032016000400615
Resumo: Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar as influências do ambiente institucional e sociocultural na gestão cooperativista da C. Vale - Cooperativa Agroindustrial comparativamente às unidades brasileiras paranaenses mais representativas e as unidades sediadas no Paraguai. As análises do ambiente institucional tomaram como base a Nova Economia Institucional com ênfase na teoria de Douglass North (1990) sobre as instituições e ocorreram com entrevistas in loco a cada unidade cooperativa contemplada pela amostra. As análises do ambiente cultural pautaram-se na caracterização da cultura organizacional de cada unidade cooperativa, conforme o Competing Value Model desenvolvido por Cameron e Quinn (1998). As análises do ambiente social se embasaram no conceito teórico de capital social e nas respectivas características identificadas nas unidades, por meio da adaptação do modelo proposto pelo grupo de estudos do Banco Mundial (BM), elaborado por Grootaert et al. (2003), via análises de conteúdo e das entrevistas realizadas. Como resultado à problemática estabelecida, concluiu­-se que, mesmo a C. Vale sendo uma única cooperativa, há influências do ambiente institucional e sociocultural no processo de gestão nas unidades cooperativas paranaenses e paraguaias. Por fim, conforme a proposta de agrupamento das unidades cooperativas com base nos dados coletados, foram identificados quatro clusters específicos.
id SBESR-1_78ffd58be5b8bc35eca0bca7066bc1a0
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-20032016000400615
network_acronym_str SBESR-1
network_name_str Revista de Economia e Sociologia Rural
repository_id_str
spelling Gestão Cooperativa, Ambiente Institucional e Sociocultural: o caso Brasil-ParaguaiCooperativismo agroindustrialTeoria institucionalCultura organizacionalCapital social.Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar as influências do ambiente institucional e sociocultural na gestão cooperativista da C. Vale - Cooperativa Agroindustrial comparativamente às unidades brasileiras paranaenses mais representativas e as unidades sediadas no Paraguai. As análises do ambiente institucional tomaram como base a Nova Economia Institucional com ênfase na teoria de Douglass North (1990) sobre as instituições e ocorreram com entrevistas in loco a cada unidade cooperativa contemplada pela amostra. As análises do ambiente cultural pautaram-se na caracterização da cultura organizacional de cada unidade cooperativa, conforme o Competing Value Model desenvolvido por Cameron e Quinn (1998). As análises do ambiente social se embasaram no conceito teórico de capital social e nas respectivas características identificadas nas unidades, por meio da adaptação do modelo proposto pelo grupo de estudos do Banco Mundial (BM), elaborado por Grootaert et al. (2003), via análises de conteúdo e das entrevistas realizadas. Como resultado à problemática estabelecida, concluiu­-se que, mesmo a C. Vale sendo uma única cooperativa, há influências do ambiente institucional e sociocultural no processo de gestão nas unidades cooperativas paranaenses e paraguaias. Por fim, conforme a proposta de agrupamento das unidades cooperativas com base nos dados coletados, foram identificados quatro clusters específicos.Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032016000400615Revista de Economia e Sociologia Rural v.54 n.4 2016reponame:Revista de Economia e Sociologia Ruralinstname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)instacron:SBESR10.1590/1234-56781806-94790540402info:eu-repo/semantics/openAccessTarifa,Marcelo ResquettiSchallenberger,Erneldopor2017-03-20T00:00:00Zoai:scielo:S0103-20032016000400615Revistahttps://www.revistasober.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsober@sober.org.br||resr@revistasober.org1806-94790103-2003opendoar:2017-03-20T00:00Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão Cooperativa, Ambiente Institucional e Sociocultural: o caso Brasil-Paraguai
title Gestão Cooperativa, Ambiente Institucional e Sociocultural: o caso Brasil-Paraguai
spellingShingle Gestão Cooperativa, Ambiente Institucional e Sociocultural: o caso Brasil-Paraguai
Tarifa,Marcelo Resquetti
Cooperativismo agroindustrial
Teoria institucional
Cultura organizacional
Capital social.
title_short Gestão Cooperativa, Ambiente Institucional e Sociocultural: o caso Brasil-Paraguai
title_full Gestão Cooperativa, Ambiente Institucional e Sociocultural: o caso Brasil-Paraguai
title_fullStr Gestão Cooperativa, Ambiente Institucional e Sociocultural: o caso Brasil-Paraguai
title_full_unstemmed Gestão Cooperativa, Ambiente Institucional e Sociocultural: o caso Brasil-Paraguai
title_sort Gestão Cooperativa, Ambiente Institucional e Sociocultural: o caso Brasil-Paraguai
author Tarifa,Marcelo Resquetti
author_facet Tarifa,Marcelo Resquetti
Schallenberger,Erneldo
author_role author
author2 Schallenberger,Erneldo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tarifa,Marcelo Resquetti
Schallenberger,Erneldo
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperativismo agroindustrial
Teoria institucional
Cultura organizacional
Capital social.
topic Cooperativismo agroindustrial
Teoria institucional
Cultura organizacional
Capital social.
description Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar as influências do ambiente institucional e sociocultural na gestão cooperativista da C. Vale - Cooperativa Agroindustrial comparativamente às unidades brasileiras paranaenses mais representativas e as unidades sediadas no Paraguai. As análises do ambiente institucional tomaram como base a Nova Economia Institucional com ênfase na teoria de Douglass North (1990) sobre as instituições e ocorreram com entrevistas in loco a cada unidade cooperativa contemplada pela amostra. As análises do ambiente cultural pautaram-se na caracterização da cultura organizacional de cada unidade cooperativa, conforme o Competing Value Model desenvolvido por Cameron e Quinn (1998). As análises do ambiente social se embasaram no conceito teórico de capital social e nas respectivas características identificadas nas unidades, por meio da adaptação do modelo proposto pelo grupo de estudos do Banco Mundial (BM), elaborado por Grootaert et al. (2003), via análises de conteúdo e das entrevistas realizadas. Como resultado à problemática estabelecida, concluiu­-se que, mesmo a C. Vale sendo uma única cooperativa, há influências do ambiente institucional e sociocultural no processo de gestão nas unidades cooperativas paranaenses e paraguaias. Por fim, conforme a proposta de agrupamento das unidades cooperativas com base nos dados coletados, foram identificados quatro clusters específicos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032016000400615
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032016000400615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1234-56781806-94790540402
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural v.54 n.4 2016
reponame:Revista de Economia e Sociologia Rural
instname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron:SBESR
instname_str Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron_str SBESR
institution SBESR
reponame_str Revista de Economia e Sociologia Rural
collection Revista de Economia e Sociologia Rural
repository.name.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
repository.mail.fl_str_mv sober@sober.org.br||resr@revistasober.org
_version_ 1752122557526441984