Execução de Projetos de REDD+ no Brasil Por Meio de Diferentes Modalidades de Financiamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salles,Guilherme Piffer
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Salinas,Delhi Teresa Paiva, Paulino,Sônia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia e Sociologia Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032017000300445
Resumo: Resumo: No âmbito dos acordos globais sobre mudanças climáticas, o mecanismo para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) tem sido colocado como central para o incentivo econômico às medidas de mitigação envolvendo os ecossistemas florestais. O presente trabalho objetiva analisar as diferenças e as semelhanças dos projetos de REDD+ no Brasil sob distintas modalidades de financiamento, baseadas em fundos públicos ou no mercado de carbono. Utilizando testes de hipótese, dados são analisados, coletados em bases de dados de acesso público, para 18 variáveis de 89 projetos piloto, aprovados sob o mercado voluntário de carbono e sob o Fundo Amazônia. Verifica­-se que os projetos sob cada modalidade de financiamento têm várias diferenças entre si, como as relativas a participantes, prazos, abrangência e práticas de Monitoramento, Relato e Verificação. Por outro lado, como aspecto semelhante, recorrem tanto aos pagamentos em dinheiro quanto aos incentivos não monetários, como fortalecimento institucional e provimento de infraestrutura. Isso explicita os esforços destes projetos em adaptar-se às complexidades do contexto florestal e à eficiência necessária para garantir resultados esperados do REDD+. Argumenta-se, assim, em favor da adoção de modalidades mistas de financiamento, capazes de incentivar simultaneamente projetos sob fundos públicos e sob mercados de carbono.
id SBESR-1_8ebefe11970d512524a853bf0f6afa58
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-20032017000300445
network_acronym_str SBESR-1
network_name_str Revista de Economia e Sociologia Rural
repository_id_str
spelling Execução de Projetos de REDD+ no Brasil Por Meio de Diferentes Modalidades de FinanciamentoREDD+modalidades de financiamentoinstrumentos econômicospagamentos por serviços ambientais.Resumo: No âmbito dos acordos globais sobre mudanças climáticas, o mecanismo para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) tem sido colocado como central para o incentivo econômico às medidas de mitigação envolvendo os ecossistemas florestais. O presente trabalho objetiva analisar as diferenças e as semelhanças dos projetos de REDD+ no Brasil sob distintas modalidades de financiamento, baseadas em fundos públicos ou no mercado de carbono. Utilizando testes de hipótese, dados são analisados, coletados em bases de dados de acesso público, para 18 variáveis de 89 projetos piloto, aprovados sob o mercado voluntário de carbono e sob o Fundo Amazônia. Verifica­-se que os projetos sob cada modalidade de financiamento têm várias diferenças entre si, como as relativas a participantes, prazos, abrangência e práticas de Monitoramento, Relato e Verificação. Por outro lado, como aspecto semelhante, recorrem tanto aos pagamentos em dinheiro quanto aos incentivos não monetários, como fortalecimento institucional e provimento de infraestrutura. Isso explicita os esforços destes projetos em adaptar-se às complexidades do contexto florestal e à eficiência necessária para garantir resultados esperados do REDD+. Argumenta-se, assim, em favor da adoção de modalidades mistas de financiamento, capazes de incentivar simultaneamente projetos sob fundos públicos e sob mercados de carbono.Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032017000300445Revista de Economia e Sociologia Rural v.55 n.3 2017reponame:Revista de Economia e Sociologia Ruralinstname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)instacron:SBESR10.1590/1234-56781806-94790550302info:eu-repo/semantics/openAccessSalles,Guilherme PifferSalinas,Delhi Teresa PaivaPaulino,Sônia Reginapor2017-10-30T00:00:00Zoai:scielo:S0103-20032017000300445Revistahttps://www.revistasober.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsober@sober.org.br||resr@revistasober.org1806-94790103-2003opendoar:2017-10-30T00:00Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)false
dc.title.none.fl_str_mv Execução de Projetos de REDD+ no Brasil Por Meio de Diferentes Modalidades de Financiamento
title Execução de Projetos de REDD+ no Brasil Por Meio de Diferentes Modalidades de Financiamento
spellingShingle Execução de Projetos de REDD+ no Brasil Por Meio de Diferentes Modalidades de Financiamento
Salles,Guilherme Piffer
REDD+
modalidades de financiamento
instrumentos econômicos
pagamentos por serviços ambientais.
title_short Execução de Projetos de REDD+ no Brasil Por Meio de Diferentes Modalidades de Financiamento
title_full Execução de Projetos de REDD+ no Brasil Por Meio de Diferentes Modalidades de Financiamento
title_fullStr Execução de Projetos de REDD+ no Brasil Por Meio de Diferentes Modalidades de Financiamento
title_full_unstemmed Execução de Projetos de REDD+ no Brasil Por Meio de Diferentes Modalidades de Financiamento
title_sort Execução de Projetos de REDD+ no Brasil Por Meio de Diferentes Modalidades de Financiamento
author Salles,Guilherme Piffer
author_facet Salles,Guilherme Piffer
Salinas,Delhi Teresa Paiva
Paulino,Sônia Regina
author_role author
author2 Salinas,Delhi Teresa Paiva
Paulino,Sônia Regina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salles,Guilherme Piffer
Salinas,Delhi Teresa Paiva
Paulino,Sônia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv REDD+
modalidades de financiamento
instrumentos econômicos
pagamentos por serviços ambientais.
topic REDD+
modalidades de financiamento
instrumentos econômicos
pagamentos por serviços ambientais.
description Resumo: No âmbito dos acordos globais sobre mudanças climáticas, o mecanismo para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) tem sido colocado como central para o incentivo econômico às medidas de mitigação envolvendo os ecossistemas florestais. O presente trabalho objetiva analisar as diferenças e as semelhanças dos projetos de REDD+ no Brasil sob distintas modalidades de financiamento, baseadas em fundos públicos ou no mercado de carbono. Utilizando testes de hipótese, dados são analisados, coletados em bases de dados de acesso público, para 18 variáveis de 89 projetos piloto, aprovados sob o mercado voluntário de carbono e sob o Fundo Amazônia. Verifica­-se que os projetos sob cada modalidade de financiamento têm várias diferenças entre si, como as relativas a participantes, prazos, abrangência e práticas de Monitoramento, Relato e Verificação. Por outro lado, como aspecto semelhante, recorrem tanto aos pagamentos em dinheiro quanto aos incentivos não monetários, como fortalecimento institucional e provimento de infraestrutura. Isso explicita os esforços destes projetos em adaptar-se às complexidades do contexto florestal e à eficiência necessária para garantir resultados esperados do REDD+. Argumenta-se, assim, em favor da adoção de modalidades mistas de financiamento, capazes de incentivar simultaneamente projetos sob fundos públicos e sob mercados de carbono.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032017000300445
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032017000300445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1234-56781806-94790550302
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural v.55 n.3 2017
reponame:Revista de Economia e Sociologia Rural
instname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron:SBESR
instname_str Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron_str SBESR
institution SBESR
reponame_str Revista de Economia e Sociologia Rural
collection Revista de Economia e Sociologia Rural
repository.name.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
repository.mail.fl_str_mv sober@sober.org.br||resr@revistasober.org
_version_ 1752122557591453696