Território, cooperação e inovação: um estudo sobre o Arranjo Produtivo Pingo D’água

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira,Keuler Hissa
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Amaral Filho,Jair do, Mayorga,Ruben Dario, Mayorga,Maria Irles de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia e Sociologia Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032006000300010
Resumo: Vários estados e municípios brasileiros já adotam programas de investimento direcionados aos arranjos produtivos locais (APL’s) constituídos por micros, pequenas e médias empresas. No entanto, a maioria dos estudos sobre APL’s tem dado pouca importância a arranjos produtivos locais de natureza agrícola. Este estudo se propõe analisar o APL, de agricultura irrigada, Pingo d’Água em Quixeramobim, Ceará. Os dados utilizados neste trabalho são de origem primária e secundária obtidos por meio de pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso e pesquisa de campo. Os resultados foram verificados a partir de uma análise tabular e descritiva. No arranjo analisado, verificou-se o envolvimento de vários parceiros de diversos segmentos com maior ou menor grau de participação, constituindo instrumentos importantes na introdução de inovações de produto, processo e organizacional, criando novas competências e obtenções de vantagens competitivas. Porém, observou-se a existência de obstáculos relacionadas à inexistência de centros de treinamento adequados para qualificação dos produtores, ausência de laboratórios de pesquisa e falta de linhas de crédito mais adequadas à realidade dos produtores. Apesar destes entraves, pôde-se concluir que existem alguns ganhos de eficiência coletiva originados por esta aglomeração produtiva, sendo este arranjo uma prova de que, com um pouco de organização social e vontade dos atores locais, é possível mudar a realidade desfavorável das famílias que vivem da agricultura no sertão semi-árido cearense.
id SBESR-1_d71ac615f43f4f48ec8c5299534cd7f2
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-20032006000300010
network_acronym_str SBESR-1
network_name_str Revista de Economia e Sociologia Rural
repository_id_str
spelling Território, cooperação e inovação: um estudo sobre o Arranjo Produtivo Pingo D’águaArranjo Produtivo Localinovaçãocapital socialVários estados e municípios brasileiros já adotam programas de investimento direcionados aos arranjos produtivos locais (APL’s) constituídos por micros, pequenas e médias empresas. No entanto, a maioria dos estudos sobre APL’s tem dado pouca importância a arranjos produtivos locais de natureza agrícola. Este estudo se propõe analisar o APL, de agricultura irrigada, Pingo d’Água em Quixeramobim, Ceará. Os dados utilizados neste trabalho são de origem primária e secundária obtidos por meio de pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso e pesquisa de campo. Os resultados foram verificados a partir de uma análise tabular e descritiva. No arranjo analisado, verificou-se o envolvimento de vários parceiros de diversos segmentos com maior ou menor grau de participação, constituindo instrumentos importantes na introdução de inovações de produto, processo e organizacional, criando novas competências e obtenções de vantagens competitivas. Porém, observou-se a existência de obstáculos relacionadas à inexistência de centros de treinamento adequados para qualificação dos produtores, ausência de laboratórios de pesquisa e falta de linhas de crédito mais adequadas à realidade dos produtores. Apesar destes entraves, pôde-se concluir que existem alguns ganhos de eficiência coletiva originados por esta aglomeração produtiva, sendo este arranjo uma prova de que, com um pouco de organização social e vontade dos atores locais, é possível mudar a realidade desfavorável das famílias que vivem da agricultura no sertão semi-árido cearense.Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural2006-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032006000300010Revista de Economia e Sociologia Rural v.44 n.3 2006reponame:Revista de Economia e Sociologia Ruralinstname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)instacron:SBESR10.1590/S0103-20032006000300010info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira,Keuler HissaAmaral Filho,Jair doMayorga,Ruben DarioMayorga,Maria Irles de Oliveirapor2007-02-28T00:00:00Zoai:scielo:S0103-20032006000300010Revistahttps://www.revistasober.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsober@sober.org.br||resr@revistasober.org1806-94790103-2003opendoar:2007-02-28T00:00Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)false
dc.title.none.fl_str_mv Território, cooperação e inovação: um estudo sobre o Arranjo Produtivo Pingo D’água
title Território, cooperação e inovação: um estudo sobre o Arranjo Produtivo Pingo D’água
spellingShingle Território, cooperação e inovação: um estudo sobre o Arranjo Produtivo Pingo D’água
Teixeira,Keuler Hissa
Arranjo Produtivo Local
inovação
capital social
title_short Território, cooperação e inovação: um estudo sobre o Arranjo Produtivo Pingo D’água
title_full Território, cooperação e inovação: um estudo sobre o Arranjo Produtivo Pingo D’água
title_fullStr Território, cooperação e inovação: um estudo sobre o Arranjo Produtivo Pingo D’água
title_full_unstemmed Território, cooperação e inovação: um estudo sobre o Arranjo Produtivo Pingo D’água
title_sort Território, cooperação e inovação: um estudo sobre o Arranjo Produtivo Pingo D’água
author Teixeira,Keuler Hissa
author_facet Teixeira,Keuler Hissa
Amaral Filho,Jair do
Mayorga,Ruben Dario
Mayorga,Maria Irles de Oliveira
author_role author
author2 Amaral Filho,Jair do
Mayorga,Ruben Dario
Mayorga,Maria Irles de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira,Keuler Hissa
Amaral Filho,Jair do
Mayorga,Ruben Dario
Mayorga,Maria Irles de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Arranjo Produtivo Local
inovação
capital social
topic Arranjo Produtivo Local
inovação
capital social
description Vários estados e municípios brasileiros já adotam programas de investimento direcionados aos arranjos produtivos locais (APL’s) constituídos por micros, pequenas e médias empresas. No entanto, a maioria dos estudos sobre APL’s tem dado pouca importância a arranjos produtivos locais de natureza agrícola. Este estudo se propõe analisar o APL, de agricultura irrigada, Pingo d’Água em Quixeramobim, Ceará. Os dados utilizados neste trabalho são de origem primária e secundária obtidos por meio de pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso e pesquisa de campo. Os resultados foram verificados a partir de uma análise tabular e descritiva. No arranjo analisado, verificou-se o envolvimento de vários parceiros de diversos segmentos com maior ou menor grau de participação, constituindo instrumentos importantes na introdução de inovações de produto, processo e organizacional, criando novas competências e obtenções de vantagens competitivas. Porém, observou-se a existência de obstáculos relacionadas à inexistência de centros de treinamento adequados para qualificação dos produtores, ausência de laboratórios de pesquisa e falta de linhas de crédito mais adequadas à realidade dos produtores. Apesar destes entraves, pôde-se concluir que existem alguns ganhos de eficiência coletiva originados por esta aglomeração produtiva, sendo este arranjo uma prova de que, com um pouco de organização social e vontade dos atores locais, é possível mudar a realidade desfavorável das famílias que vivem da agricultura no sertão semi-árido cearense.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032006000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032006000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-20032006000300010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural v.44 n.3 2006
reponame:Revista de Economia e Sociologia Rural
instname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron:SBESR
instname_str Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron_str SBESR
institution SBESR
reponame_str Revista de Economia e Sociologia Rural
collection Revista de Economia e Sociologia Rural
repository.name.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
repository.mail.fl_str_mv sober@sober.org.br||resr@revistasober.org
_version_ 1752122555690385408