A extensão rural na perspectiva de agricultores assentados do Pontal do Paranapanema - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taveira,Luís Renato Silva
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Oliveira,Julieta Teresa Aier de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia e Sociologia Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032008000100001
Resumo: A política de assentamentos rurais do governo do estado de São Paulo, conduzida pela Fundação Itesp, possui um serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER) próprio, pensado para atender às demandas específicas de seu público. Este artigo procura verificar se o serviço de extensão rural da Fundação Itesp corresponde às expectativas dos agricultores assentados e se características socioeconômicas interferem nesta apreciação individual. A pesquisa foi realizada nos assentamentos rurais Santa Rosa e Rancho Grande, situados no Pontal do Paranapanema - SP. Primeiramente foram realizadas entrevistas qualitativas com assentados selecionados por amostra intencional para obtenção dos parâmetros de avaliação do serviço de ATER. A partir deste material elaborou-se um questionário com questões objetivas e diretas que foi aplicado a uma amostra aleatória maior, da qual se obteve as apreciações individuais. A análise estatística de correspondências múltiplas, seguida da classificação hierárquica ascendente, indicou a existência de sete grupos homogêneos de agricultores assentados, evidenciando a influência das características socioeconômicas nas apreciações feitas. Observou-se a existência de grupos satisfeitos e insatisfeitos com os serviços de ATER, o que demanda flexibilização das abordagens da Fundação aos distintos públicos existentes nos assentamentos.
id SBESR-1_e1265bef64f8fd7c5c407cde93f83c2d
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-20032008000100001
network_acronym_str SBESR-1
network_name_str Revista de Economia e Sociologia Rural
repository_id_str
spelling A extensão rural na perspectiva de agricultores assentados do Pontal do Paranapanema - SPassentado ruralanálise de correspondências múltiplasescala LikertA política de assentamentos rurais do governo do estado de São Paulo, conduzida pela Fundação Itesp, possui um serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER) próprio, pensado para atender às demandas específicas de seu público. Este artigo procura verificar se o serviço de extensão rural da Fundação Itesp corresponde às expectativas dos agricultores assentados e se características socioeconômicas interferem nesta apreciação individual. A pesquisa foi realizada nos assentamentos rurais Santa Rosa e Rancho Grande, situados no Pontal do Paranapanema - SP. Primeiramente foram realizadas entrevistas qualitativas com assentados selecionados por amostra intencional para obtenção dos parâmetros de avaliação do serviço de ATER. A partir deste material elaborou-se um questionário com questões objetivas e diretas que foi aplicado a uma amostra aleatória maior, da qual se obteve as apreciações individuais. A análise estatística de correspondências múltiplas, seguida da classificação hierárquica ascendente, indicou a existência de sete grupos homogêneos de agricultores assentados, evidenciando a influência das características socioeconômicas nas apreciações feitas. Observou-se a existência de grupos satisfeitos e insatisfeitos com os serviços de ATER, o que demanda flexibilização das abordagens da Fundação aos distintos públicos existentes nos assentamentos.Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural2008-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032008000100001Revista de Economia e Sociologia Rural v.46 n.1 2008reponame:Revista de Economia e Sociologia Ruralinstname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)instacron:SBESR10.1590/S0103-20032008000100001info:eu-repo/semantics/openAccessTaveira,Luís Renato SilvaOliveira,Julieta Teresa Aier depor2008-06-10T00:00:00Zoai:scielo:S0103-20032008000100001Revistahttps://www.revistasober.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsober@sober.org.br||resr@revistasober.org1806-94790103-2003opendoar:2008-06-10T00:00Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)false
dc.title.none.fl_str_mv A extensão rural na perspectiva de agricultores assentados do Pontal do Paranapanema - SP
title A extensão rural na perspectiva de agricultores assentados do Pontal do Paranapanema - SP
spellingShingle A extensão rural na perspectiva de agricultores assentados do Pontal do Paranapanema - SP
Taveira,Luís Renato Silva
assentado rural
análise de correspondências múltiplas
escala Likert
title_short A extensão rural na perspectiva de agricultores assentados do Pontal do Paranapanema - SP
title_full A extensão rural na perspectiva de agricultores assentados do Pontal do Paranapanema - SP
title_fullStr A extensão rural na perspectiva de agricultores assentados do Pontal do Paranapanema - SP
title_full_unstemmed A extensão rural na perspectiva de agricultores assentados do Pontal do Paranapanema - SP
title_sort A extensão rural na perspectiva de agricultores assentados do Pontal do Paranapanema - SP
author Taveira,Luís Renato Silva
author_facet Taveira,Luís Renato Silva
Oliveira,Julieta Teresa Aier de
author_role author
author2 Oliveira,Julieta Teresa Aier de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Taveira,Luís Renato Silva
Oliveira,Julieta Teresa Aier de
dc.subject.por.fl_str_mv assentado rural
análise de correspondências múltiplas
escala Likert
topic assentado rural
análise de correspondências múltiplas
escala Likert
description A política de assentamentos rurais do governo do estado de São Paulo, conduzida pela Fundação Itesp, possui um serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER) próprio, pensado para atender às demandas específicas de seu público. Este artigo procura verificar se o serviço de extensão rural da Fundação Itesp corresponde às expectativas dos agricultores assentados e se características socioeconômicas interferem nesta apreciação individual. A pesquisa foi realizada nos assentamentos rurais Santa Rosa e Rancho Grande, situados no Pontal do Paranapanema - SP. Primeiramente foram realizadas entrevistas qualitativas com assentados selecionados por amostra intencional para obtenção dos parâmetros de avaliação do serviço de ATER. A partir deste material elaborou-se um questionário com questões objetivas e diretas que foi aplicado a uma amostra aleatória maior, da qual se obteve as apreciações individuais. A análise estatística de correspondências múltiplas, seguida da classificação hierárquica ascendente, indicou a existência de sete grupos homogêneos de agricultores assentados, evidenciando a influência das características socioeconômicas nas apreciações feitas. Observou-se a existência de grupos satisfeitos e insatisfeitos com os serviços de ATER, o que demanda flexibilização das abordagens da Fundação aos distintos públicos existentes nos assentamentos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032008000100001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032008000100001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-20032008000100001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural v.46 n.1 2008
reponame:Revista de Economia e Sociologia Rural
instname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron:SBESR
instname_str Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron_str SBESR
institution SBESR
reponame_str Revista de Economia e Sociologia Rural
collection Revista de Economia e Sociologia Rural
repository.name.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
repository.mail.fl_str_mv sober@sober.org.br||resr@revistasober.org
_version_ 1752122555800485888