O arroz no varejo e os fatores que influenciam o dispêndio das famílias consumidoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Economia e Sociologia Rural |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032008000400006 |
Resumo: | Apesar da idéia consagrada de que arroz é uma commodity e, portanto, pouco passível de diferenciação, há um grande número de produtos, com variação de tipo, classe, padrão, embalagem, marca etc. Observa-se significativa variabilidade nos preços, tanto entre diferentes marcas, fabricantes, lojas, como também para um mesmo produto, em um curto intervalo de tempo. Diante dessas constatações, questiona-se qual o efeito da estratégia de compra de arroz por parte dos consumidores sobre seus dispêndios. Este trabalho utiliza modelos matemáticos para simular o processo de decisão de compra dos consumidores com diferentes perfis de preferência, diante dos produtos nas gôndolas dos supermercados em uma cidade no estado do Rio Grande do Sul e outra em São Paulo. |
id |
SBESR-1_e2a9bab653ba2eead30e7e8f20744991 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-20032008000400006 |
network_acronym_str |
SBESR-1 |
network_name_str |
Revista de Economia e Sociologia Rural |
repository_id_str |
|
spelling |
O arroz no varejo e os fatores que influenciam o dispêndio das famílias consumidorasArrozmarcavarejopreferênciaconsumidorApesar da idéia consagrada de que arroz é uma commodity e, portanto, pouco passível de diferenciação, há um grande número de produtos, com variação de tipo, classe, padrão, embalagem, marca etc. Observa-se significativa variabilidade nos preços, tanto entre diferentes marcas, fabricantes, lojas, como também para um mesmo produto, em um curto intervalo de tempo. Diante dessas constatações, questiona-se qual o efeito da estratégia de compra de arroz por parte dos consumidores sobre seus dispêndios. Este trabalho utiliza modelos matemáticos para simular o processo de decisão de compra dos consumidores com diferentes perfis de preferência, diante dos produtos nas gôndolas dos supermercados em uma cidade no estado do Rio Grande do Sul e outra em São Paulo.Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032008000400006Revista de Economia e Sociologia Rural v.46 n.4 2008reponame:Revista de Economia e Sociologia Ruralinstname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)instacron:SBESR10.1590/S0103-20032008000400006info:eu-repo/semantics/openAccessGameiro,Augusto HauberGameiro,Mariana Bombo Perozzipor2009-04-01T00:00:00Zoai:scielo:S0103-20032008000400006Revistahttps://www.revistasober.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsober@sober.org.br||resr@revistasober.org1806-94790103-2003opendoar:2009-04-01T00:00Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O arroz no varejo e os fatores que influenciam o dispêndio das famílias consumidoras |
title |
O arroz no varejo e os fatores que influenciam o dispêndio das famílias consumidoras |
spellingShingle |
O arroz no varejo e os fatores que influenciam o dispêndio das famílias consumidoras Gameiro,Augusto Hauber Arroz marca varejo preferência consumidor |
title_short |
O arroz no varejo e os fatores que influenciam o dispêndio das famílias consumidoras |
title_full |
O arroz no varejo e os fatores que influenciam o dispêndio das famílias consumidoras |
title_fullStr |
O arroz no varejo e os fatores que influenciam o dispêndio das famílias consumidoras |
title_full_unstemmed |
O arroz no varejo e os fatores que influenciam o dispêndio das famílias consumidoras |
title_sort |
O arroz no varejo e os fatores que influenciam o dispêndio das famílias consumidoras |
author |
Gameiro,Augusto Hauber |
author_facet |
Gameiro,Augusto Hauber Gameiro,Mariana Bombo Perozzi |
author_role |
author |
author2 |
Gameiro,Mariana Bombo Perozzi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gameiro,Augusto Hauber Gameiro,Mariana Bombo Perozzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arroz marca varejo preferência consumidor |
topic |
Arroz marca varejo preferência consumidor |
description |
Apesar da idéia consagrada de que arroz é uma commodity e, portanto, pouco passível de diferenciação, há um grande número de produtos, com variação de tipo, classe, padrão, embalagem, marca etc. Observa-se significativa variabilidade nos preços, tanto entre diferentes marcas, fabricantes, lojas, como também para um mesmo produto, em um curto intervalo de tempo. Diante dessas constatações, questiona-se qual o efeito da estratégia de compra de arroz por parte dos consumidores sobre seus dispêndios. Este trabalho utiliza modelos matemáticos para simular o processo de decisão de compra dos consumidores com diferentes perfis de preferência, diante dos produtos nas gôndolas dos supermercados em uma cidade no estado do Rio Grande do Sul e outra em São Paulo. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032008000400006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032008000400006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-20032008000400006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Economia e Sociologia Rural v.46 n.4 2008 reponame:Revista de Economia e Sociologia Rural instname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR) instacron:SBESR |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR) |
instacron_str |
SBESR |
institution |
SBESR |
reponame_str |
Revista de Economia e Sociologia Rural |
collection |
Revista de Economia e Sociologia Rural |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR) |
repository.mail.fl_str_mv |
sober@sober.org.br||resr@revistasober.org |
_version_ |
1752122556104572928 |