O arroz no varejo e os fatores que influenciam o dispêndio das famílias consumidoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gameiro,Augusto Hauber
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Gameiro,Mariana Bombo Perozzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia e Sociologia Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032008000400006
Resumo: Apesar da idéia consagrada de que arroz é uma commodity e, portanto, pouco passível de diferenciação, há um grande número de produtos, com variação de tipo, classe, padrão, embalagem, marca etc. Observa-se significativa variabilidade nos preços, tanto entre diferentes marcas, fabricantes, lojas, como também para um mesmo produto, em um curto intervalo de tempo. Diante dessas constatações, questiona-se qual o efeito da estratégia de compra de arroz por parte dos consumidores sobre seus dispêndios. Este trabalho utiliza modelos matemáticos para simular o processo de decisão de compra dos consumidores com diferentes perfis de preferência, diante dos produtos nas gôndolas dos supermercados em uma cidade no estado do Rio Grande do Sul e outra em São Paulo.
id SBESR-1_e2a9bab653ba2eead30e7e8f20744991
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-20032008000400006
network_acronym_str SBESR-1
network_name_str Revista de Economia e Sociologia Rural
repository_id_str
spelling O arroz no varejo e os fatores que influenciam o dispêndio das famílias consumidorasArrozmarcavarejopreferênciaconsumidorApesar da idéia consagrada de que arroz é uma commodity e, portanto, pouco passível de diferenciação, há um grande número de produtos, com variação de tipo, classe, padrão, embalagem, marca etc. Observa-se significativa variabilidade nos preços, tanto entre diferentes marcas, fabricantes, lojas, como também para um mesmo produto, em um curto intervalo de tempo. Diante dessas constatações, questiona-se qual o efeito da estratégia de compra de arroz por parte dos consumidores sobre seus dispêndios. Este trabalho utiliza modelos matemáticos para simular o processo de decisão de compra dos consumidores com diferentes perfis de preferência, diante dos produtos nas gôndolas dos supermercados em uma cidade no estado do Rio Grande do Sul e outra em São Paulo.Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032008000400006Revista de Economia e Sociologia Rural v.46 n.4 2008reponame:Revista de Economia e Sociologia Ruralinstname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)instacron:SBESR10.1590/S0103-20032008000400006info:eu-repo/semantics/openAccessGameiro,Augusto HauberGameiro,Mariana Bombo Perozzipor2009-04-01T00:00:00Zoai:scielo:S0103-20032008000400006Revistahttps://www.revistasober.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsober@sober.org.br||resr@revistasober.org1806-94790103-2003opendoar:2009-04-01T00:00Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)false
dc.title.none.fl_str_mv O arroz no varejo e os fatores que influenciam o dispêndio das famílias consumidoras
title O arroz no varejo e os fatores que influenciam o dispêndio das famílias consumidoras
spellingShingle O arroz no varejo e os fatores que influenciam o dispêndio das famílias consumidoras
Gameiro,Augusto Hauber
Arroz
marca
varejo
preferência
consumidor
title_short O arroz no varejo e os fatores que influenciam o dispêndio das famílias consumidoras
title_full O arroz no varejo e os fatores que influenciam o dispêndio das famílias consumidoras
title_fullStr O arroz no varejo e os fatores que influenciam o dispêndio das famílias consumidoras
title_full_unstemmed O arroz no varejo e os fatores que influenciam o dispêndio das famílias consumidoras
title_sort O arroz no varejo e os fatores que influenciam o dispêndio das famílias consumidoras
author Gameiro,Augusto Hauber
author_facet Gameiro,Augusto Hauber
Gameiro,Mariana Bombo Perozzi
author_role author
author2 Gameiro,Mariana Bombo Perozzi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gameiro,Augusto Hauber
Gameiro,Mariana Bombo Perozzi
dc.subject.por.fl_str_mv Arroz
marca
varejo
preferência
consumidor
topic Arroz
marca
varejo
preferência
consumidor
description Apesar da idéia consagrada de que arroz é uma commodity e, portanto, pouco passível de diferenciação, há um grande número de produtos, com variação de tipo, classe, padrão, embalagem, marca etc. Observa-se significativa variabilidade nos preços, tanto entre diferentes marcas, fabricantes, lojas, como também para um mesmo produto, em um curto intervalo de tempo. Diante dessas constatações, questiona-se qual o efeito da estratégia de compra de arroz por parte dos consumidores sobre seus dispêndios. Este trabalho utiliza modelos matemáticos para simular o processo de decisão de compra dos consumidores com diferentes perfis de preferência, diante dos produtos nas gôndolas dos supermercados em uma cidade no estado do Rio Grande do Sul e outra em São Paulo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032008000400006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032008000400006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-20032008000400006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural v.46 n.4 2008
reponame:Revista de Economia e Sociologia Rural
instname:Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron:SBESR
instname_str Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
instacron_str SBESR
institution SBESR
reponame_str Revista de Economia e Sociologia Rural
collection Revista de Economia e Sociologia Rural
repository.name.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural - Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SBESR)
repository.mail.fl_str_mv sober@sober.org.br||resr@revistasober.org
_version_ 1752122556104572928