Um jogo de tabuleiro utilizando tópicos contextualizados em Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benedetti Filho,Edemar
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva,Adriana de Oliveira Delgado, Favaretto,Danilo Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100624
Resumo: Resumo Este trabalho apresenta a elaboração e aplicação de um jogo de tabuleiro didático, como uma atividade de revisão, envolvendo conceitos de física relacionados ao cotidiano dos alunos. A pesquisa foi aplicada para 51 estudantes do terceiro ano do ensino médio, no final do primeiro semestre. A metodologia destaca a importância de se empregar o lúdico na exploração das habilidades de argumentação e na relação social dos estudantes que, normalmente, não são contempladas em uma aula tradicional. Observou-se um progresso nas relações entre os próprios alunos e também entre alunos-professor, durante a elaboração conjunta das respostas às perguntas contidas nas cartas do jogo. Cabe destacar a importância destas interações nas discussões teóricas dos conteúdos de física e na construção das relações entre esses conceitos e o seu dia-a-dia. Após a aplicação da atividade, o professor descreveu que houve um maior interesse dos estudantes pela disciplina de física, além de uma postura mais crítica, observada pelos diálogos em sala de aula, durante a finalização da disciplina.
id SBF-1_006c25788682fd6ae1fd0c15ba74733e
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172020000100624
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Um jogo de tabuleiro utilizando tópicos contextualizados em FísicaEnsino de Físicaatividade lúdicarelação aluno - professorResumo Este trabalho apresenta a elaboração e aplicação de um jogo de tabuleiro didático, como uma atividade de revisão, envolvendo conceitos de física relacionados ao cotidiano dos alunos. A pesquisa foi aplicada para 51 estudantes do terceiro ano do ensino médio, no final do primeiro semestre. A metodologia destaca a importância de se empregar o lúdico na exploração das habilidades de argumentação e na relação social dos estudantes que, normalmente, não são contempladas em uma aula tradicional. Observou-se um progresso nas relações entre os próprios alunos e também entre alunos-professor, durante a elaboração conjunta das respostas às perguntas contidas nas cartas do jogo. Cabe destacar a importância destas interações nas discussões teóricas dos conteúdos de física e na construção das relações entre esses conceitos e o seu dia-a-dia. Após a aplicação da atividade, o professor descreveu que houve um maior interesse dos estudantes pela disciplina de física, além de uma postura mais crítica, observada pelos diálogos em sala de aula, durante a finalização da disciplina.Sociedade Brasileira de Física2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100624Revista Brasileira de Ensino de Física v.42 2020reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2019-0356info:eu-repo/semantics/openAccessBenedetti Filho,EdemarSilva,Adriana de Oliveira DelgadoFavaretto,Danilo Vieirapor2020-08-06T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172020000100624Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2020-08-06T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Um jogo de tabuleiro utilizando tópicos contextualizados em Física
title Um jogo de tabuleiro utilizando tópicos contextualizados em Física
spellingShingle Um jogo de tabuleiro utilizando tópicos contextualizados em Física
Benedetti Filho,Edemar
Ensino de Física
atividade lúdica
relação aluno - professor
title_short Um jogo de tabuleiro utilizando tópicos contextualizados em Física
title_full Um jogo de tabuleiro utilizando tópicos contextualizados em Física
title_fullStr Um jogo de tabuleiro utilizando tópicos contextualizados em Física
title_full_unstemmed Um jogo de tabuleiro utilizando tópicos contextualizados em Física
title_sort Um jogo de tabuleiro utilizando tópicos contextualizados em Física
author Benedetti Filho,Edemar
author_facet Benedetti Filho,Edemar
Silva,Adriana de Oliveira Delgado
Favaretto,Danilo Vieira
author_role author
author2 Silva,Adriana de Oliveira Delgado
Favaretto,Danilo Vieira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benedetti Filho,Edemar
Silva,Adriana de Oliveira Delgado
Favaretto,Danilo Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
atividade lúdica
relação aluno - professor
topic Ensino de Física
atividade lúdica
relação aluno - professor
description Resumo Este trabalho apresenta a elaboração e aplicação de um jogo de tabuleiro didático, como uma atividade de revisão, envolvendo conceitos de física relacionados ao cotidiano dos alunos. A pesquisa foi aplicada para 51 estudantes do terceiro ano do ensino médio, no final do primeiro semestre. A metodologia destaca a importância de se empregar o lúdico na exploração das habilidades de argumentação e na relação social dos estudantes que, normalmente, não são contempladas em uma aula tradicional. Observou-se um progresso nas relações entre os próprios alunos e também entre alunos-professor, durante a elaboração conjunta das respostas às perguntas contidas nas cartas do jogo. Cabe destacar a importância destas interações nas discussões teóricas dos conteúdos de física e na construção das relações entre esses conceitos e o seu dia-a-dia. Após a aplicação da atividade, o professor descreveu que houve um maior interesse dos estudantes pela disciplina de física, além de uma postura mais crítica, observada pelos diálogos em sala de aula, durante a finalização da disciplina.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100624
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2019-0356
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.42 2020
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122425130090496