A importância do emprego de um jogo de cartas para a revisão da nomenclatura de ácidos e bases
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2020 |
Other Authors: | , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Download full: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/10906 |
Summary: | As atividades lúdicas têm sido objeto de estudo em diversos artigos na literatura relacionada ao Ensino de Química. O presente trabalho está inserido nesse contexto, com a elaboração e aplicação de um material pedagógico lúdico, visando a rever conceitos de Química Inorgânica, mais precisamente envolvendo aplicações, nomenclatura e conceitos referentes a ácidos e bases de Arrhenius. Para isso, foi criado um jogo de cartas, denominado “trinca química”, formado por um conjunto de 52 cartas, para ser aplicado em sala de aula, em uma atividade lúdica para alunos do Ensino Médio de uma escola Estadual. A aceitação dessa metodologia alternativa pelos alunos foi bastante significativa, tendo sido constatada a importância e contribuição do jogo para o estímulo à aprendizagem, bem como para revisão e consolidação de conceitos abordados em sala de aula. O jogo também permitiu identificar possíveis problemas na aprendizagem dos alunos e indicar alternativas para superá-los. Além disso, a proposta foi bem aceita pela professora de Química, que relatou ter havido uma melhora significativa na relação com os alunos após a aplicação da atividade lúdica em sala de aula. |
id |
UTFPR-7_0f4628c5ce86d70ca6321e339022d0a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/10906 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância do emprego de um jogo de cartas para a revisão da nomenclatura de ácidos e basesThe importance of employment a card game for the revision to nomenclature of acids and basesEnsino-Aprendizagem / Métodos e Técnicas de EnsinoAtividades lúdicas; Ensino de química; JogosLudic activities; Chemical education; GamesAs atividades lúdicas têm sido objeto de estudo em diversos artigos na literatura relacionada ao Ensino de Química. O presente trabalho está inserido nesse contexto, com a elaboração e aplicação de um material pedagógico lúdico, visando a rever conceitos de Química Inorgânica, mais precisamente envolvendo aplicações, nomenclatura e conceitos referentes a ácidos e bases de Arrhenius. Para isso, foi criado um jogo de cartas, denominado “trinca química”, formado por um conjunto de 52 cartas, para ser aplicado em sala de aula, em uma atividade lúdica para alunos do Ensino Médio de uma escola Estadual. A aceitação dessa metodologia alternativa pelos alunos foi bastante significativa, tendo sido constatada a importância e contribuição do jogo para o estímulo à aprendizagem, bem como para revisão e consolidação de conceitos abordados em sala de aula. O jogo também permitiu identificar possíveis problemas na aprendizagem dos alunos e indicar alternativas para superá-los. Além disso, a proposta foi bem aceita pela professora de Química, que relatou ter havido uma melhora significativa na relação com os alunos após a aplicação da atividade lúdica em sala de aula.Ludic activities have been the object of study in a number of works in literature related to the Teaching of Chemistry. The present work has been inserted in that context, by the elaboration and application of a playful pedagogical material, aiming to review concepts of Inorganic Chemistry, more precisely involving applications, nomenclature and concepts related to Arrhenius acids and bases. To this end, a game of cards called "Chemical Crack" was elaborated with a deck of 52 cards and applied to a High School classroom from a public State School. The results were quite satisfactory and the acceptance of the methodology by the students was very significant, having been verified the importance and contribution of the game to the stimulus to learning, reviewing and consolidating concepts explored in the classroom. Furthermore, the game allowed to evaluate possible learning difficulties, as well as ways to overcome them. The proposal was also very well received by the teacher of Chemistry, who also reported an enhancement in the relationship with the students after the application of this methodology in classroom.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Benedetti Filho, EdemarCavagis, Alexandre Donizeti MatinsCesar, Rebeca de MelloBenedetti, Luzia Pires dos Santos2020-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1090610.3895/rbect.v13n3.10906Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 3 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/10906/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1617https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1618https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1619https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1620https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1621https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1622https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1623https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1624https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1625https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1626https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1627https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1628https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1629Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:41:05Zoai:periodicos.utfpr:article/10906Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:41:05Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do emprego de um jogo de cartas para a revisão da nomenclatura de ácidos e bases The importance of employment a card game for the revision to nomenclature of acids and bases |
title |
A importância do emprego de um jogo de cartas para a revisão da nomenclatura de ácidos e bases |
spellingShingle |
A importância do emprego de um jogo de cartas para a revisão da nomenclatura de ácidos e bases Benedetti Filho, Edemar Ensino-Aprendizagem / Métodos e Técnicas de Ensino Atividades lúdicas; Ensino de química; Jogos Ludic activities; Chemical education; Games |
title_short |
A importância do emprego de um jogo de cartas para a revisão da nomenclatura de ácidos e bases |
title_full |
A importância do emprego de um jogo de cartas para a revisão da nomenclatura de ácidos e bases |
title_fullStr |
A importância do emprego de um jogo de cartas para a revisão da nomenclatura de ácidos e bases |
title_full_unstemmed |
A importância do emprego de um jogo de cartas para a revisão da nomenclatura de ácidos e bases |
title_sort |
A importância do emprego de um jogo de cartas para a revisão da nomenclatura de ácidos e bases |
author |
Benedetti Filho, Edemar |
author_facet |
Benedetti Filho, Edemar Cavagis, Alexandre Donizeti Matins Cesar, Rebeca de Mello Benedetti, Luzia Pires dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Cavagis, Alexandre Donizeti Matins Cesar, Rebeca de Mello Benedetti, Luzia Pires dos Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benedetti Filho, Edemar Cavagis, Alexandre Donizeti Matins Cesar, Rebeca de Mello Benedetti, Luzia Pires dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-Aprendizagem / Métodos e Técnicas de Ensino Atividades lúdicas; Ensino de química; Jogos Ludic activities; Chemical education; Games |
topic |
Ensino-Aprendizagem / Métodos e Técnicas de Ensino Atividades lúdicas; Ensino de química; Jogos Ludic activities; Chemical education; Games |
description |
As atividades lúdicas têm sido objeto de estudo em diversos artigos na literatura relacionada ao Ensino de Química. O presente trabalho está inserido nesse contexto, com a elaboração e aplicação de um material pedagógico lúdico, visando a rever conceitos de Química Inorgânica, mais precisamente envolvendo aplicações, nomenclatura e conceitos referentes a ácidos e bases de Arrhenius. Para isso, foi criado um jogo de cartas, denominado “trinca química”, formado por um conjunto de 52 cartas, para ser aplicado em sala de aula, em uma atividade lúdica para alunos do Ensino Médio de uma escola Estadual. A aceitação dessa metodologia alternativa pelos alunos foi bastante significativa, tendo sido constatada a importância e contribuição do jogo para o estímulo à aprendizagem, bem como para revisão e consolidação de conceitos abordados em sala de aula. O jogo também permitiu identificar possíveis problemas na aprendizagem dos alunos e indicar alternativas para superá-los. Além disso, a proposta foi bem aceita pela professora de Química, que relatou ter havido uma melhora significativa na relação com os alunos após a aplicação da atividade lúdica em sala de aula. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/10906 10.3895/rbect.v13n3.10906 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/10906 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v13n3.10906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/10906/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1617 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1618 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1619 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1620 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1621 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1622 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1623 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1624 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1625 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1626 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1627 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1628 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1629 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 3 (2020) 1982-873X 10.3895/rbect.v13n3 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870592212992 |