A importância do emprego de um jogo de cartas para a revisão da nomenclatura de ácidos e bases

Bibliographic Details
Main Author: Benedetti Filho, Edemar
Publication Date: 2020
Other Authors: Cavagis, Alexandre Donizeti Matins, Cesar, Rebeca de Mello, Benedetti, Luzia Pires dos Santos
Format: Article
Language: por
Source: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Download full: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/10906
Summary: As atividades lúdicas têm sido objeto de estudo em diversos artigos na literatura relacionada ao Ensino de Química. O presente trabalho está inserido nesse contexto, com a elaboração e aplicação de um material pedagógico lúdico, visando a rever conceitos de Química Inorgânica, mais precisamente envolvendo aplicações, nomenclatura e conceitos referentes a ácidos e bases de Arrhenius. Para isso, foi criado um jogo de cartas, denominado “trinca química”, formado por um conjunto de 52 cartas, para ser aplicado em sala de aula, em uma atividade lúdica para alunos do Ensino Médio de uma escola Estadual. A aceitação dessa metodologia alternativa pelos alunos foi bastante significativa, tendo sido constatada a importância e contribuição do jogo para o estímulo à aprendizagem, bem como para revisão e consolidação de conceitos abordados em sala de aula. O jogo também permitiu identificar possíveis problemas na aprendizagem dos alunos e indicar alternativas para superá-los. Além disso, a proposta foi bem aceita pela professora de Química, que relatou ter havido uma melhora significativa na relação com os alunos após a aplicação da atividade lúdica em sala de aula.
id UTFPR-7_0f4628c5ce86d70ca6321e339022d0a5
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10906
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A importância do emprego de um jogo de cartas para a revisão da nomenclatura de ácidos e basesThe importance of employment a card game for the revision to nomenclature of acids and basesEnsino-Aprendizagem / Métodos e Técnicas de EnsinoAtividades lúdicas; Ensino de química; JogosLudic activities; Chemical education; GamesAs atividades lúdicas têm sido objeto de estudo em diversos artigos na literatura relacionada ao Ensino de Química. O presente trabalho está inserido nesse contexto, com a elaboração e aplicação de um material pedagógico lúdico, visando a rever conceitos de Química Inorgânica, mais precisamente envolvendo aplicações, nomenclatura e conceitos referentes a ácidos e bases de Arrhenius. Para isso, foi criado um jogo de cartas, denominado “trinca química”, formado por um conjunto de 52 cartas, para ser aplicado em sala de aula, em uma atividade lúdica para alunos do Ensino Médio de uma escola Estadual. A aceitação dessa metodologia alternativa pelos alunos foi bastante significativa, tendo sido constatada a importância e contribuição do jogo para o estímulo à aprendizagem, bem como para revisão e consolidação de conceitos abordados em sala de aula. O jogo também permitiu identificar possíveis problemas na aprendizagem dos alunos e indicar alternativas para superá-los. Além disso, a proposta foi bem aceita pela professora de Química, que relatou ter havido uma melhora significativa na relação com os alunos após a aplicação da atividade lúdica em sala de aula.Ludic activities have been the object of study in a number of works in literature related to the Teaching of Chemistry. The present work has been inserted in that context, by the elaboration and application of a playful pedagogical material, aiming to review concepts of Inorganic Chemistry, more precisely involving applications, nomenclature and concepts related to Arrhenius acids and bases. To this end, a game of cards called "Chemical Crack" was elaborated with a deck of 52 cards and applied to a High School classroom from a public State School. The results were quite satisfactory and the acceptance of the methodology by the students was very significant, having been verified the importance and contribution of the game to the stimulus to learning, reviewing and consolidating concepts explored in the classroom. Furthermore, the game allowed to evaluate possible learning difficulties, as well as ways to overcome them. The proposal was also very well received by the teacher of Chemistry, who also reported an enhancement in the relationship with the students after the application of this methodology in classroom.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Benedetti Filho, EdemarCavagis, Alexandre Donizeti MatinsCesar, Rebeca de MelloBenedetti, Luzia Pires dos Santos2020-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1090610.3895/rbect.v13n3.10906Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 3 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/10906/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1617https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1618https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1619https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1620https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1621https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1622https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1623https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1624https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1625https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1626https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1627https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1628https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1629Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:41:05Zoai:periodicos.utfpr:article/10906Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:41:05Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do emprego de um jogo de cartas para a revisão da nomenclatura de ácidos e bases
The importance of employment a card game for the revision to nomenclature of acids and bases
title A importância do emprego de um jogo de cartas para a revisão da nomenclatura de ácidos e bases
spellingShingle A importância do emprego de um jogo de cartas para a revisão da nomenclatura de ácidos e bases
Benedetti Filho, Edemar
Ensino-Aprendizagem / Métodos e Técnicas de Ensino
Atividades lúdicas; Ensino de química; Jogos
Ludic activities; Chemical education; Games
title_short A importância do emprego de um jogo de cartas para a revisão da nomenclatura de ácidos e bases
title_full A importância do emprego de um jogo de cartas para a revisão da nomenclatura de ácidos e bases
title_fullStr A importância do emprego de um jogo de cartas para a revisão da nomenclatura de ácidos e bases
title_full_unstemmed A importância do emprego de um jogo de cartas para a revisão da nomenclatura de ácidos e bases
title_sort A importância do emprego de um jogo de cartas para a revisão da nomenclatura de ácidos e bases
author Benedetti Filho, Edemar
author_facet Benedetti Filho, Edemar
Cavagis, Alexandre Donizeti Matins
Cesar, Rebeca de Mello
Benedetti, Luzia Pires dos Santos
author_role author
author2 Cavagis, Alexandre Donizeti Matins
Cesar, Rebeca de Mello
Benedetti, Luzia Pires dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Benedetti Filho, Edemar
Cavagis, Alexandre Donizeti Matins
Cesar, Rebeca de Mello
Benedetti, Luzia Pires dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-Aprendizagem / Métodos e Técnicas de Ensino
Atividades lúdicas; Ensino de química; Jogos
Ludic activities; Chemical education; Games
topic Ensino-Aprendizagem / Métodos e Técnicas de Ensino
Atividades lúdicas; Ensino de química; Jogos
Ludic activities; Chemical education; Games
description As atividades lúdicas têm sido objeto de estudo em diversos artigos na literatura relacionada ao Ensino de Química. O presente trabalho está inserido nesse contexto, com a elaboração e aplicação de um material pedagógico lúdico, visando a rever conceitos de Química Inorgânica, mais precisamente envolvendo aplicações, nomenclatura e conceitos referentes a ácidos e bases de Arrhenius. Para isso, foi criado um jogo de cartas, denominado “trinca química”, formado por um conjunto de 52 cartas, para ser aplicado em sala de aula, em uma atividade lúdica para alunos do Ensino Médio de uma escola Estadual. A aceitação dessa metodologia alternativa pelos alunos foi bastante significativa, tendo sido constatada a importância e contribuição do jogo para o estímulo à aprendizagem, bem como para revisão e consolidação de conceitos abordados em sala de aula. O jogo também permitiu identificar possíveis problemas na aprendizagem dos alunos e indicar alternativas para superá-los. Além disso, a proposta foi bem aceita pela professora de Química, que relatou ter havido uma melhora significativa na relação com os alunos após a aplicação da atividade lúdica em sala de aula.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/10906
10.3895/rbect.v13n3.10906
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/10906
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v13n3.10906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/10906/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1617
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1618
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1619
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1620
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1621
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1622
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1623
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1624
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1625
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1626
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1627
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1628
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/10906/1629
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 3 (2020)
1982-873X
10.3895/rbect.v13n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870592212992