A compreensão da Física aplicada ao trânsito na perspectiva de egressos do ensino médio, alunos de cursos de primeira habilitação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000300504 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou investigar se egressos do Ensino Médio estabelecem relações entre conteúdos de Física estudados na escola com fenômenos Físicos observados no cotidiano do trânsito, evidenciando se a proposta de ensino orientada pelos documentos oficiais do Ministério da Educação, que sugere um ensino para a vida, está surtindo resultados positivos posteriores a sua formação na escola. Os investigados foram 202 egressos do Ensino Médio, estudantes de autoescolas de Passo Fundo/RS, que responderam a um questionário de múltipla escolha com 10 questões, analisadas com técnicas estatísticas. Como resultado, pode-se constatar que os estudantes não relacionam a Física e o trânsito de forma satisfatória; a qualidade do Ensino Médio e as experiências vivenciadas podem ter sido relevantes para influenciar o bom desempenho de uma parcela menor dos participantes; fatores relacionados com a escola, modelo de ensino, estrutura, assim como professores, relações com os alunos, didática, relações afetivas e metodologia de ensino foram pontos destacados através das análises, sugerindo correlação com a retenção do conhecimento. |
id |
SBF-1_0594ebf60e3d42d816e61d3d05bcd880 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172017000300504 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A compreensão da Física aplicada ao trânsito na perspectiva de egressos do ensino médio, alunos de cursos de primeira habilitaçãoEnsino de FísicaContextualizaçãoEducação para o TrânsitoEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou investigar se egressos do Ensino Médio estabelecem relações entre conteúdos de Física estudados na escola com fenômenos Físicos observados no cotidiano do trânsito, evidenciando se a proposta de ensino orientada pelos documentos oficiais do Ministério da Educação, que sugere um ensino para a vida, está surtindo resultados positivos posteriores a sua formação na escola. Os investigados foram 202 egressos do Ensino Médio, estudantes de autoescolas de Passo Fundo/RS, que responderam a um questionário de múltipla escolha com 10 questões, analisadas com técnicas estatísticas. Como resultado, pode-se constatar que os estudantes não relacionam a Física e o trânsito de forma satisfatória; a qualidade do Ensino Médio e as experiências vivenciadas podem ter sido relevantes para influenciar o bom desempenho de uma parcela menor dos participantes; fatores relacionados com a escola, modelo de ensino, estrutura, assim como professores, relações com os alunos, didática, relações afetivas e metodologia de ensino foram pontos destacados através das análises, sugerindo correlação com a retenção do conhecimento.Sociedade Brasileira de Física2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000300504Revista Brasileira de Ensino de Física v.39 n.3 2017reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2016-0276info:eu-repo/semantics/openAccessVizzotto,Patrick AlvesMackedanz,Luiz Fernandopor2017-09-29T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172017000300504Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2017-09-29T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A compreensão da Física aplicada ao trânsito na perspectiva de egressos do ensino médio, alunos de cursos de primeira habilitação |
title |
A compreensão da Física aplicada ao trânsito na perspectiva de egressos do ensino médio, alunos de cursos de primeira habilitação |
spellingShingle |
A compreensão da Física aplicada ao trânsito na perspectiva de egressos do ensino médio, alunos de cursos de primeira habilitação Vizzotto,Patrick Alves Ensino de Física Contextualização Educação para o Trânsito |
title_short |
A compreensão da Física aplicada ao trânsito na perspectiva de egressos do ensino médio, alunos de cursos de primeira habilitação |
title_full |
A compreensão da Física aplicada ao trânsito na perspectiva de egressos do ensino médio, alunos de cursos de primeira habilitação |
title_fullStr |
A compreensão da Física aplicada ao trânsito na perspectiva de egressos do ensino médio, alunos de cursos de primeira habilitação |
title_full_unstemmed |
A compreensão da Física aplicada ao trânsito na perspectiva de egressos do ensino médio, alunos de cursos de primeira habilitação |
title_sort |
A compreensão da Física aplicada ao trânsito na perspectiva de egressos do ensino médio, alunos de cursos de primeira habilitação |
author |
Vizzotto,Patrick Alves |
author_facet |
Vizzotto,Patrick Alves Mackedanz,Luiz Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Mackedanz,Luiz Fernando |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vizzotto,Patrick Alves Mackedanz,Luiz Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Contextualização Educação para o Trânsito |
topic |
Ensino de Física Contextualização Educação para o Trânsito |
description |
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou investigar se egressos do Ensino Médio estabelecem relações entre conteúdos de Física estudados na escola com fenômenos Físicos observados no cotidiano do trânsito, evidenciando se a proposta de ensino orientada pelos documentos oficiais do Ministério da Educação, que sugere um ensino para a vida, está surtindo resultados positivos posteriores a sua formação na escola. Os investigados foram 202 egressos do Ensino Médio, estudantes de autoescolas de Passo Fundo/RS, que responderam a um questionário de múltipla escolha com 10 questões, analisadas com técnicas estatísticas. Como resultado, pode-se constatar que os estudantes não relacionam a Física e o trânsito de forma satisfatória; a qualidade do Ensino Médio e as experiências vivenciadas podem ter sido relevantes para influenciar o bom desempenho de uma parcela menor dos participantes; fatores relacionados com a escola, modelo de ensino, estrutura, assim como professores, relações com os alunos, didática, relações afetivas e metodologia de ensino foram pontos destacados através das análises, sugerindo correlação com a retenção do conhecimento. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000300504 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000300504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1806-9126-rbef-2016-0276 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.39 n.3 2017 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122423254188032 |