VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA FÍSICA DO TRÂNSITO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vizzotto, Patrick Alves
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mackedanz, Luiz Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21333
Resumo: Apresentamos o procedimento de validação de um instrumento para verificação de aspectos da Alfabetização Científica para egressos do Ensino Médio.  O questionário dividiu-se em questões sobre conceitos da física aplicada em situações do trânsito e sobre características do perfil das aulas de Física assistidas pelos egressos durante o Ensino Médio. Contando inicialmente com 64 itens, os mesmos foram avaliados quanto ao seu conteúdo por professores da área e posteriormente, através de testes estatísticos, estimou-se os quantitativos de validação e confiabilidade. Ao final, 19 itens foram removidos e obteve-se um instrumento considerado válido e fidedigno com 25 itens sobre física no trânsito e 20 itens sobre o perfil do Ensino de Física, com fins de utilização para avaliação da alfabetização científica.
id UFMG-5_1c81cf3c560a1db2073783e4750c8a60
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21333
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA FÍSICA DO TRÂNSITOFísica aplicada ao trânsitoEnsino de FísicaRetenção do conhecimentoApresentamos o procedimento de validação de um instrumento para verificação de aspectos da Alfabetização Científica para egressos do Ensino Médio.  O questionário dividiu-se em questões sobre conceitos da física aplicada em situações do trânsito e sobre características do perfil das aulas de Física assistidas pelos egressos durante o Ensino Médio. Contando inicialmente com 64 itens, os mesmos foram avaliados quanto ao seu conteúdo por professores da área e posteriormente, através de testes estatísticos, estimou-se os quantitativos de validação e confiabilidade. Ao final, 19 itens foram removidos e obteve-se um instrumento considerado válido e fidedigno com 25 itens sobre física no trânsito e 20 itens sobre o perfil do Ensino de Física, com fins de utilização para avaliação da alfabetização científica.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenttext/htmlhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21333Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21333/17302https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21333/17303Copyright (c) 2018 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVizzotto, Patrick AlvesMackedanz, Luiz Fernando2023-05-30T13:27:40Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21333Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T13:27:40Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA FÍSICA DO TRÂNSITO
title VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA FÍSICA DO TRÂNSITO
spellingShingle VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA FÍSICA DO TRÂNSITO
Vizzotto, Patrick Alves
Física aplicada ao trânsito
Ensino de Física
Retenção do conhecimento
title_short VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA FÍSICA DO TRÂNSITO
title_full VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA FÍSICA DO TRÂNSITO
title_fullStr VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA FÍSICA DO TRÂNSITO
title_full_unstemmed VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA FÍSICA DO TRÂNSITO
title_sort VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA FÍSICA DO TRÂNSITO
author Vizzotto, Patrick Alves
author_facet Vizzotto, Patrick Alves
Mackedanz, Luiz Fernando
author_role author
author2 Mackedanz, Luiz Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vizzotto, Patrick Alves
Mackedanz, Luiz Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Física aplicada ao trânsito
Ensino de Física
Retenção do conhecimento
topic Física aplicada ao trânsito
Ensino de Física
Retenção do conhecimento
description Apresentamos o procedimento de validação de um instrumento para verificação de aspectos da Alfabetização Científica para egressos do Ensino Médio.  O questionário dividiu-se em questões sobre conceitos da física aplicada em situações do trânsito e sobre características do perfil das aulas de Física assistidas pelos egressos durante o Ensino Médio. Contando inicialmente com 64 itens, os mesmos foram avaliados quanto ao seu conteúdo por professores da área e posteriormente, através de testes estatísticos, estimou-se os quantitativos de validação e confiabilidade. Ao final, 19 itens foram removidos e obteve-se um instrumento considerado válido e fidedigno com 25 itens sobre física no trânsito e 20 itens sobre o perfil do Ensino de Física, com fins de utilização para avaliação da alfabetização científica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21333
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21333/17302
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21333/17303
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711122443468800