Ensino de física em tempos de pandemia: Instrução remota e desempenho acadêmico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100603 |
Resumo: | Investigamos o efeito do ensino remoto adotado durante a pandemia de Covid-19 no desempenho acadêmico de estudantes em duas disciplinas de Física, uma de graduação e outra de pós-graduação. Esse desempenho foi avaliado por meio de um teste conceitual sobre Termodinâmica, tema abordado em ambas as disciplinas. O teste foi aplicado em turmas presenciais antes da pandemia e remotas durante a pandemia. A comparação dos resultados não revelou diferença estatisticamente significativa entre os escores dos estudantes nos dois períodos. As precauções tomadas para garantir a validade dessa análise são apresentadas e o alcance das conclusões é discutido. |
id |
SBF-1_10ca5e730ee1e6878171f3820cecfccd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172022000100603 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de física em tempos de pandemia: Instrução remota e desempenho acadêmicoensino remotoensino superiorensino de físicadesempenho acadêmicoCovid-19Investigamos o efeito do ensino remoto adotado durante a pandemia de Covid-19 no desempenho acadêmico de estudantes em duas disciplinas de Física, uma de graduação e outra de pós-graduação. Esse desempenho foi avaliado por meio de um teste conceitual sobre Termodinâmica, tema abordado em ambas as disciplinas. O teste foi aplicado em turmas presenciais antes da pandemia e remotas durante a pandemia. A comparação dos resultados não revelou diferença estatisticamente significativa entre os escores dos estudantes nos dois períodos. As precauções tomadas para garantir a validade dessa análise são apresentadas e o alcance das conclusões é discutido.Sociedade Brasileira de Física2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100603Revista Brasileira de Ensino de Física v.44 2022reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2021-0329info:eu-repo/semantics/openAccessAguiar,Carlos EduardoMoura,MarcosBarroso,Marta F.por2022-01-10T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172022000100603Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2022-01-10T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de física em tempos de pandemia: Instrução remota e desempenho acadêmico |
title |
Ensino de física em tempos de pandemia: Instrução remota e desempenho acadêmico |
spellingShingle |
Ensino de física em tempos de pandemia: Instrução remota e desempenho acadêmico Aguiar,Carlos Eduardo ensino remoto ensino superior ensino de física desempenho acadêmico Covid-19 |
title_short |
Ensino de física em tempos de pandemia: Instrução remota e desempenho acadêmico |
title_full |
Ensino de física em tempos de pandemia: Instrução remota e desempenho acadêmico |
title_fullStr |
Ensino de física em tempos de pandemia: Instrução remota e desempenho acadêmico |
title_full_unstemmed |
Ensino de física em tempos de pandemia: Instrução remota e desempenho acadêmico |
title_sort |
Ensino de física em tempos de pandemia: Instrução remota e desempenho acadêmico |
author |
Aguiar,Carlos Eduardo |
author_facet |
Aguiar,Carlos Eduardo Moura,Marcos Barroso,Marta F. |
author_role |
author |
author2 |
Moura,Marcos Barroso,Marta F. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar,Carlos Eduardo Moura,Marcos Barroso,Marta F. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino remoto ensino superior ensino de física desempenho acadêmico Covid-19 |
topic |
ensino remoto ensino superior ensino de física desempenho acadêmico Covid-19 |
description |
Investigamos o efeito do ensino remoto adotado durante a pandemia de Covid-19 no desempenho acadêmico de estudantes em duas disciplinas de Física, uma de graduação e outra de pós-graduação. Esse desempenho foi avaliado por meio de um teste conceitual sobre Termodinâmica, tema abordado em ambas as disciplinas. O teste foi aplicado em turmas presenciais antes da pandemia e remotas durante a pandemia. A comparação dos resultados não revelou diferença estatisticamente significativa entre os escores dos estudantes nos dois períodos. As precauções tomadas para garantir a validade dessa análise são apresentadas e o alcance das conclusões é discutido. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100603 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1806-9126-rbef-2021-0329 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.44 2022 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122426011942912 |