Ensino de física em tempos de pandemia: Instrução remota e desempenho acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar,Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moura,Marcos, Barroso,Marta F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100603
Resumo: Investigamos o efeito do ensino remoto adotado durante a pandemia de Covid-19 no desempenho acadêmico de estudantes em duas disciplinas de Física, uma de graduação e outra de pós-graduação. Esse desempenho foi avaliado por meio de um teste conceitual sobre Termodinâmica, tema abordado em ambas as disciplinas. O teste foi aplicado em turmas presenciais antes da pandemia e remotas durante a pandemia. A comparação dos resultados não revelou diferença estatisticamente significativa entre os escores dos estudantes nos dois períodos. As precauções tomadas para garantir a validade dessa análise são apresentadas e o alcance das conclusões é discutido.
id SBF-1_10ca5e730ee1e6878171f3820cecfccd
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172022000100603
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de física em tempos de pandemia: Instrução remota e desempenho acadêmicoensino remotoensino superiorensino de físicadesempenho acadêmicoCovid-19Investigamos o efeito do ensino remoto adotado durante a pandemia de Covid-19 no desempenho acadêmico de estudantes em duas disciplinas de Física, uma de graduação e outra de pós-graduação. Esse desempenho foi avaliado por meio de um teste conceitual sobre Termodinâmica, tema abordado em ambas as disciplinas. O teste foi aplicado em turmas presenciais antes da pandemia e remotas durante a pandemia. A comparação dos resultados não revelou diferença estatisticamente significativa entre os escores dos estudantes nos dois períodos. As precauções tomadas para garantir a validade dessa análise são apresentadas e o alcance das conclusões é discutido.Sociedade Brasileira de Física2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100603Revista Brasileira de Ensino de Física v.44 2022reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2021-0329info:eu-repo/semantics/openAccessAguiar,Carlos EduardoMoura,MarcosBarroso,Marta F.por2022-01-10T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172022000100603Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2022-01-10T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de física em tempos de pandemia: Instrução remota e desempenho acadêmico
title Ensino de física em tempos de pandemia: Instrução remota e desempenho acadêmico
spellingShingle Ensino de física em tempos de pandemia: Instrução remota e desempenho acadêmico
Aguiar,Carlos Eduardo
ensino remoto
ensino superior
ensino de física
desempenho acadêmico
Covid-19
title_short Ensino de física em tempos de pandemia: Instrução remota e desempenho acadêmico
title_full Ensino de física em tempos de pandemia: Instrução remota e desempenho acadêmico
title_fullStr Ensino de física em tempos de pandemia: Instrução remota e desempenho acadêmico
title_full_unstemmed Ensino de física em tempos de pandemia: Instrução remota e desempenho acadêmico
title_sort Ensino de física em tempos de pandemia: Instrução remota e desempenho acadêmico
author Aguiar,Carlos Eduardo
author_facet Aguiar,Carlos Eduardo
Moura,Marcos
Barroso,Marta F.
author_role author
author2 Moura,Marcos
Barroso,Marta F.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar,Carlos Eduardo
Moura,Marcos
Barroso,Marta F.
dc.subject.por.fl_str_mv ensino remoto
ensino superior
ensino de física
desempenho acadêmico
Covid-19
topic ensino remoto
ensino superior
ensino de física
desempenho acadêmico
Covid-19
description Investigamos o efeito do ensino remoto adotado durante a pandemia de Covid-19 no desempenho acadêmico de estudantes em duas disciplinas de Física, uma de graduação e outra de pós-graduação. Esse desempenho foi avaliado por meio de um teste conceitual sobre Termodinâmica, tema abordado em ambas as disciplinas. O teste foi aplicado em turmas presenciais antes da pandemia e remotas durante a pandemia. A comparação dos resultados não revelou diferença estatisticamente significativa entre os escores dos estudantes nos dois períodos. As precauções tomadas para garantir a validade dessa análise são apresentadas e o alcance das conclusões é discutido.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100603
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2021-0329
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.44 2022
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122426011942912