A utilização do software Maxima no ensino por investigação da evolução estelar utilizando simulação gráfica da fusão nuclear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabino,Ana Claudia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Campos,Alysson Marcelo de, Morais,Donizete Torres de, Kaled,João Paulo, Gozzi,Maria Estela, Viscovini,Ronaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000300601
Resumo: Resumo Tem sido tema comum, nas propostas curriculares, o estudo e experiências de observação do céu e dos principais fenômenos relacionados, a fim de possibilitar a compreensão de características da Terra, do Sol, da Lua e de outros corpos celestes. Recentemente, a proposta de BNCC (Base Nacional Curricular Comum) destaca a necessidade do ensino de astrofísica para estudantes do Ensino Médio. Dentro desta proposta se encaixa a discussão de nascimento, vida e morte das estrelas, assunto atualmente pouco contemplado nos encaminhamentos metodológicos das práticas educativas em curso. Pensando em contribuir com a modelização e aproximação do fenômeno a ser visualizado pelos estudantes apresentamos animações e simulações que podem se tornar importantes ferramentas para o ensino desse conteúdo. Produziu-se então uma animação GIF (Graphics Interchange Format), por meio do software livre Maxima, que retrata o fenômeno da fusão nuclear entre prótons, a força coulombiana repulsiva de aproximação e a interação de força forte, a partir de certa distância de aproximação. Por meio da interação dialógica entre o saber científico, a observação dos fenômenos cotidianos, e o uso de imagens animadas GIF, propõe-se situações que promovam a apropriação de novos conhecimentos.
id SBF-1_10ea06abed626279bbbc0f1a63f3e347
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172019000300601
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling A utilização do software Maxima no ensino por investigação da evolução estelar utilizando simulação gráfica da fusão nuclearAnimações GIFSoftware MaximaAstrofísicaResumo Tem sido tema comum, nas propostas curriculares, o estudo e experiências de observação do céu e dos principais fenômenos relacionados, a fim de possibilitar a compreensão de características da Terra, do Sol, da Lua e de outros corpos celestes. Recentemente, a proposta de BNCC (Base Nacional Curricular Comum) destaca a necessidade do ensino de astrofísica para estudantes do Ensino Médio. Dentro desta proposta se encaixa a discussão de nascimento, vida e morte das estrelas, assunto atualmente pouco contemplado nos encaminhamentos metodológicos das práticas educativas em curso. Pensando em contribuir com a modelização e aproximação do fenômeno a ser visualizado pelos estudantes apresentamos animações e simulações que podem se tornar importantes ferramentas para o ensino desse conteúdo. Produziu-se então uma animação GIF (Graphics Interchange Format), por meio do software livre Maxima, que retrata o fenômeno da fusão nuclear entre prótons, a força coulombiana repulsiva de aproximação e a interação de força forte, a partir de certa distância de aproximação. Por meio da interação dialógica entre o saber científico, a observação dos fenômenos cotidianos, e o uso de imagens animadas GIF, propõe-se situações que promovam a apropriação de novos conhecimentos.Sociedade Brasileira de Física2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000300601Revista Brasileira de Ensino de Física v.41 n.3 2019reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2018-0118info:eu-repo/semantics/openAccessSabino,Ana ClaudiaCampos,Alysson Marcelo deMorais,Donizete Torres deKaled,João PauloGozzi,Maria EstelaViscovini,Ronaldopor2019-02-06T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172019000300601Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2019-02-06T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do software Maxima no ensino por investigação da evolução estelar utilizando simulação gráfica da fusão nuclear
title A utilização do software Maxima no ensino por investigação da evolução estelar utilizando simulação gráfica da fusão nuclear
spellingShingle A utilização do software Maxima no ensino por investigação da evolução estelar utilizando simulação gráfica da fusão nuclear
Sabino,Ana Claudia
Animações GIF
Software Maxima
Astrofísica
title_short A utilização do software Maxima no ensino por investigação da evolução estelar utilizando simulação gráfica da fusão nuclear
title_full A utilização do software Maxima no ensino por investigação da evolução estelar utilizando simulação gráfica da fusão nuclear
title_fullStr A utilização do software Maxima no ensino por investigação da evolução estelar utilizando simulação gráfica da fusão nuclear
title_full_unstemmed A utilização do software Maxima no ensino por investigação da evolução estelar utilizando simulação gráfica da fusão nuclear
title_sort A utilização do software Maxima no ensino por investigação da evolução estelar utilizando simulação gráfica da fusão nuclear
author Sabino,Ana Claudia
author_facet Sabino,Ana Claudia
Campos,Alysson Marcelo de
Morais,Donizete Torres de
Kaled,João Paulo
Gozzi,Maria Estela
Viscovini,Ronaldo
author_role author
author2 Campos,Alysson Marcelo de
Morais,Donizete Torres de
Kaled,João Paulo
Gozzi,Maria Estela
Viscovini,Ronaldo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sabino,Ana Claudia
Campos,Alysson Marcelo de
Morais,Donizete Torres de
Kaled,João Paulo
Gozzi,Maria Estela
Viscovini,Ronaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Animações GIF
Software Maxima
Astrofísica
topic Animações GIF
Software Maxima
Astrofísica
description Resumo Tem sido tema comum, nas propostas curriculares, o estudo e experiências de observação do céu e dos principais fenômenos relacionados, a fim de possibilitar a compreensão de características da Terra, do Sol, da Lua e de outros corpos celestes. Recentemente, a proposta de BNCC (Base Nacional Curricular Comum) destaca a necessidade do ensino de astrofísica para estudantes do Ensino Médio. Dentro desta proposta se encaixa a discussão de nascimento, vida e morte das estrelas, assunto atualmente pouco contemplado nos encaminhamentos metodológicos das práticas educativas em curso. Pensando em contribuir com a modelização e aproximação do fenômeno a ser visualizado pelos estudantes apresentamos animações e simulações que podem se tornar importantes ferramentas para o ensino desse conteúdo. Produziu-se então uma animação GIF (Graphics Interchange Format), por meio do software livre Maxima, que retrata o fenômeno da fusão nuclear entre prótons, a força coulombiana repulsiva de aproximação e a interação de força forte, a partir de certa distância de aproximação. Por meio da interação dialógica entre o saber científico, a observação dos fenômenos cotidianos, e o uso de imagens animadas GIF, propõe-se situações que promovam a apropriação de novos conhecimentos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000300601
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000300601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2018-0118
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.41 n.3 2019
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122424060542976