Aquisição de imagens ultrassônicas como experimento didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valentín,Manuel Blanco
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bom,Clécio R. de, Albuquerque,Márcio P. de, Albuquerque,Marcelo P. de, Faria,Elisângela L., Correia,Maury D.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000200603
Resumo: O estudo das ondas sonoras com suas diversas aplicações é um tema presente na formação do estudante de ensino médio e superior que pode ser utilizado para demonstrar conceitos de física ondulatória de forma bastante didática. Neste trabalho discutimos um experimento visando uma aplicação tecnológica presente em diversas áreas como medicina e engenharia: a geração de Imagens de Ultrassom. Introduzimos o princípio físico que permite a medida de distância mediante transdutores ultrassônicos. Exploramos o método utilizado para captar, filtrar e processar essas medidas. Através do processamento digital das mesmas é possível exibir imagens que, de forma gráfica, permitem visualizar obstáculos na área visual do transdutor. O experimento pode ser utilizado de forma ilustrativa ou para uma análise quantitativa. Devido à baixa complexidade da montagem é possível que o docente oriente a construção do mesmo a fim de desenvolver habilidades em um contexto interdisciplinar.
id SBF-1_1182a3c461b6f4dc1352437527412e67
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172018000200603
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Aquisição de imagens ultrassônicas como experimento didáticoProcessamento digitalImagem Ultrassônicatransdutor HC-SR04O estudo das ondas sonoras com suas diversas aplicações é um tema presente na formação do estudante de ensino médio e superior que pode ser utilizado para demonstrar conceitos de física ondulatória de forma bastante didática. Neste trabalho discutimos um experimento visando uma aplicação tecnológica presente em diversas áreas como medicina e engenharia: a geração de Imagens de Ultrassom. Introduzimos o princípio físico que permite a medida de distância mediante transdutores ultrassônicos. Exploramos o método utilizado para captar, filtrar e processar essas medidas. Através do processamento digital das mesmas é possível exibir imagens que, de forma gráfica, permitem visualizar obstáculos na área visual do transdutor. O experimento pode ser utilizado de forma ilustrativa ou para uma análise quantitativa. Devido à baixa complexidade da montagem é possível que o docente oriente a construção do mesmo a fim de desenvolver habilidades em um contexto interdisciplinar.Sociedade Brasileira de Física2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000200603Revista Brasileira de Ensino de Física v.40 n.2 2018reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2017-0224info:eu-repo/semantics/openAccessValentín,Manuel BlancoBom,Clécio R. deAlbuquerque,Márcio P. deAlbuquerque,Marcelo P. deFaria,Elisângela L.Correia,Maury D.por2017-10-17T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172018000200603Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2017-10-17T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aquisição de imagens ultrassônicas como experimento didático
title Aquisição de imagens ultrassônicas como experimento didático
spellingShingle Aquisição de imagens ultrassônicas como experimento didático
Valentín,Manuel Blanco
Processamento digital
Imagem Ultrassônica
transdutor HC-SR04
title_short Aquisição de imagens ultrassônicas como experimento didático
title_full Aquisição de imagens ultrassônicas como experimento didático
title_fullStr Aquisição de imagens ultrassônicas como experimento didático
title_full_unstemmed Aquisição de imagens ultrassônicas como experimento didático
title_sort Aquisição de imagens ultrassônicas como experimento didático
author Valentín,Manuel Blanco
author_facet Valentín,Manuel Blanco
Bom,Clécio R. de
Albuquerque,Márcio P. de
Albuquerque,Marcelo P. de
Faria,Elisângela L.
Correia,Maury D.
author_role author
author2 Bom,Clécio R. de
Albuquerque,Márcio P. de
Albuquerque,Marcelo P. de
Faria,Elisângela L.
Correia,Maury D.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valentín,Manuel Blanco
Bom,Clécio R. de
Albuquerque,Márcio P. de
Albuquerque,Marcelo P. de
Faria,Elisângela L.
Correia,Maury D.
dc.subject.por.fl_str_mv Processamento digital
Imagem Ultrassônica
transdutor HC-SR04
topic Processamento digital
Imagem Ultrassônica
transdutor HC-SR04
description O estudo das ondas sonoras com suas diversas aplicações é um tema presente na formação do estudante de ensino médio e superior que pode ser utilizado para demonstrar conceitos de física ondulatória de forma bastante didática. Neste trabalho discutimos um experimento visando uma aplicação tecnológica presente em diversas áreas como medicina e engenharia: a geração de Imagens de Ultrassom. Introduzimos o princípio físico que permite a medida de distância mediante transdutores ultrassônicos. Exploramos o método utilizado para captar, filtrar e processar essas medidas. Através do processamento digital das mesmas é possível exibir imagens que, de forma gráfica, permitem visualizar obstáculos na área visual do transdutor. O experimento pode ser utilizado de forma ilustrativa ou para uma análise quantitativa. Devido à baixa complexidade da montagem é possível que o docente oriente a construção do mesmo a fim de desenvolver habilidades em um contexto interdisciplinar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000200603
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000200603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2017-0224
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.40 n.2 2018
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122423602315264