Origens da vida no contexto cósmico: o primeiro MOOC em astronomia desenvolvido no Brasil
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100509 |
Resumo: | Resumo O MOOC “Origens da vida no contexto cósmico” foi a primeira iniciativa de Astronomia em língua portuguesa neste formato. Seu lançamento ocorreu em junho de 2016, contando inicialmente, com mais de 4.000 alunos, número que foi aumentando gradativamente (e cumulativamente) até a última sessão analisada (agosto, 2019). Nesse artigo será apresentada a metodologia utilizada para a criação do MOOC que, atualmente, já atendeu a mais de 150 mil alunos, além de uma reflexão sobre seu desenvolvimento de forma acompanhada ou independente do apoio de um tutor. Como resultados, identificou-se que a taxa de conclusão do curso esteve em torno de 9%, o que corrobora os dados da literatura, além da predominância de alunos com formação superior e do gênero masculino. O nível de satisfação dos alunos com o curso foi elevado: em uma escala de 0 a 5, a satisfação foi avaliada em 4,8. Além disso, o curso já transcende a barreira do mundo virtual e tem sido empregado como ferramenta de auxílio à aprendizagem em escolas de ensino fundamental e médio. |
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Origens da vida no contexto cósmico: o primeiro MOOC em astronomia desenvolvido no BrasilMOOCdesign instrucionalastronomiaastrobiologiaResumo O MOOC “Origens da vida no contexto cósmico” foi a primeira iniciativa de Astronomia em língua portuguesa neste formato. Seu lançamento ocorreu em junho de 2016, contando inicialmente, com mais de 4.000 alunos, número que foi aumentando gradativamente (e cumulativamente) até a última sessão analisada (agosto, 2019). Nesse artigo será apresentada a metodologia utilizada para a criação do MOOC que, atualmente, já atendeu a mais de 150 mil alunos, além de uma reflexão sobre seu desenvolvimento de forma acompanhada ou independente do apoio de um tutor. Como resultados, identificou-se que a taxa de conclusão do curso esteve em torno de 9%, o que corrobora os dados da literatura, além da predominância de alunos com formação superior e do gênero masculino. O nível de satisfação dos alunos com o curso foi elevado: em uma escala de 0 a 5, a satisfação foi avaliada em 4,8. Além disso, o curso já transcende a barreira do mundo virtual e tem sido empregado como ferramenta de auxílio à aprendizagem em escolas de ensino fundamental e médio.Sociedade Brasileira de Física2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100509Revista Brasileira de Ensino de Física v.42 2020reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2019-0268info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Rodrigo deCypriano,Elysandra Figueredopor2020-01-31T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172020000100509Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2020-01-31T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
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