Aplicação da astronomia ao ensino de física com ênfase em astrobiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neitzel, Clifford Luciano Vinícius
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/12437
Resumo: Neste trabalho, criticamos a forma como alguns temas básicos da Física são expostos e são estudados ao longo do Ensino Médio. O assunto escolhido por nós foi a “Aplicação da Astronomia ao Ensino de Física com ênfase em Astrobiologia”. Este projeto tem como objetivo introduzir e estimular os alunos do 2º ano do Ensino Médio ao campo da Astronomia, utilizando-se de conhecimentos pré-adquiridos de Física da primeira série do Ensino Médio, e com ênfase em um tema bastante atual e em forte desenvolvimento, a Astrobiologia. O desenvolvimento do projeto proporcionou então o aprendizado de novos conceitos e áreas de Física, ainda não formalmente estudados. O projeto aborda desde um histórico da Astronomia, passando por um panorama geral da Astronomia contemporânea, até a sua relação com outras disciplinas, como Física, Química e Biologia, usando como eixo a Astrobiologia. Nestes contextos foram introduzidos conceitos básicos de diferentes áreas da Física, incluindo aquelas que são abordadas no decorrer dos dois últimos anos do Ensino Médio. Este projeto resultou na produção de um CD, onde está contido todo o material aplicado nas aulas com o formato “PowerPoint”. O CD inclui também explicações detalhadas para o professor sobre cada aula, sendo que estas notas de aula estão no formato de texto mais usual, “Microsoft Word”. Dessa forma, professores terão em mãos um roteiro de fácil acesso para que possam se orientar em suas aulas. Obtivemos resultados bastante significativos após a aplicação deste projeto. Tais resultados são demonstrados nas tabelas e gráficos apresentados no decorrer desta dissertação, e foram considerados satisfatórios por nós, demonstrando com clareza que a necessidade de atualizarmos e inovarmos o conhecimento em Física torna-se um fato notório. Com este trabalho, esperamos poder contribuir estimulando a criatividade e a curiosidade dos alunos para um tema merecedor de toda a nossa atenção.
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spelling Neitzel, Clifford Luciano ViníciusSantiago, Basilio Xavier2008-04-09T04:12:10Z2006http://hdl.handle.net/10183/12437000625362Neste trabalho, criticamos a forma como alguns temas básicos da Física são expostos e são estudados ao longo do Ensino Médio. O assunto escolhido por nós foi a “Aplicação da Astronomia ao Ensino de Física com ênfase em Astrobiologia”. Este projeto tem como objetivo introduzir e estimular os alunos do 2º ano do Ensino Médio ao campo da Astronomia, utilizando-se de conhecimentos pré-adquiridos de Física da primeira série do Ensino Médio, e com ênfase em um tema bastante atual e em forte desenvolvimento, a Astrobiologia. O desenvolvimento do projeto proporcionou então o aprendizado de novos conceitos e áreas de Física, ainda não formalmente estudados. O projeto aborda desde um histórico da Astronomia, passando por um panorama geral da Astronomia contemporânea, até a sua relação com outras disciplinas, como Física, Química e Biologia, usando como eixo a Astrobiologia. Nestes contextos foram introduzidos conceitos básicos de diferentes áreas da Física, incluindo aquelas que são abordadas no decorrer dos dois últimos anos do Ensino Médio. Este projeto resultou na produção de um CD, onde está contido todo o material aplicado nas aulas com o formato “PowerPoint”. O CD inclui também explicações detalhadas para o professor sobre cada aula, sendo que estas notas de aula estão no formato de texto mais usual, “Microsoft Word”. Dessa forma, professores terão em mãos um roteiro de fácil acesso para que possam se orientar em suas aulas. Obtivemos resultados bastante significativos após a aplicação deste projeto. Tais resultados são demonstrados nas tabelas e gráficos apresentados no decorrer desta dissertação, e foram considerados satisfatórios por nós, demonstrando com clareza que a necessidade de atualizarmos e inovarmos o conhecimento em Física torna-se um fato notório. Com este trabalho, esperamos poder contribuir estimulando a criatividade e a curiosidade dos alunos para um tema merecedor de toda a nossa atenção.In this work, we criticize the way some basic themes of Physics are presented and studied during High School. The subject chosen was “Use of Astronomy in the Physics Teaching with emphasis in Astrobiology”. This project´s goal is to introduce and stimulate junior High School students to the Astronomy field, making use pre-acquired knowledge from the previous series, and with emphasis in a current theme undergoing rapid growth: Astrobiology. The project development was meant to lead to learning of new concepts and areas of Physics, not studied previously. The project has started with the History of Astronomy, passed through a broad view of contemporary Astronomy, stressing its relation with other disciplines, such as Physical and Chemical sciences and Biology and always using Astrobiology as a defining axis. In these contexts basic concepts of different areas of Physics are introduced, including those that are taught during the two last years of High School. This project has led to the production of a CD, which contains the multimedia material applied in the classroom, in “PowerPoint” format. The CD includes full explanations about each class to interested teachers; these lecture notes are in the more usual “Microsoft Word” format. Thus, teachers will have in hands an easy access script to guide themselves through their lectures. The results we obtained with the application of this project are significant. They are shown as tables and graphs throughout the text. The very satisfactory outcome of the project clearly shows the need for an updated and innovative way of learning and teaching Physics. We hope this work may have stimulated the curiosity and creativity of students towards learning such an important theme.application/pdfporEnsino de astronomia : Ensino médioAstrobiologiaAstrobiologyPhysics teachingAstronomyAplicação da astronomia ao ensino de física com ênfase em astrobiologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em FísicaPorto Alegre, BR-RS2006mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000625362.pdf000625362.pdfTexto completoapplication/pdf5430259http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12437/1/000625362.pdffad5afee3e60c6ad40b3f63ebc2afe77MD51TEXT000625362.pdf.txt000625362.pdf.txtExtracted Texttext/plain138497http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12437/2/000625362.pdf.txtee15e5f29c090417e6fcdc1689c26745MD52THUMBNAIL000625362.pdf.jpg000625362.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1135http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12437/3/000625362.pdf.jpgc2d2eefd9c38171add40825af5274520MD5310183/124372022-10-29 05:00:54.426954oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12437Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-10-29T08:00:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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