Superações conceituais de estudantes do ensino médio em medição a partir de questionamentos de uma situação experimental problemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laburú,Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva,Osmar Henrique Moura da, Sales,Dirceu Reis de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172010000100012
Resumo: No ensino médio, professores de matérias científicas comumente abandonam atividades experimentais quantitativas e um dos principais motivos para isso acontecer se deve a pouca compreensão de como enfrentar com os estudantes o tratamento de dados experimentais. Nesse nível escolar, investigações em ensino de ciências voltadas às atividades experimentais que envolvem mensurações indicam que os estudantes vêm para a sala de aula com um conjunto de idéias problemáticas sobre medição, que se encontram reunidas na literatura com a denominação de paradigma Pontual. Tais idéias se encontram diametralmente opostas às científicas. Diante disso e considerando que as atividades experimentais permeiam muitos dos conhecimentos científicos, torna-se necessário o aprofundamento de estudos sobre o processo educacional relacionado à medição. Além de diferenciar-se de outras investigações quanto à amostra e metodologia empregada, esta pesquisa procura compreender até que ponto os alunos do primeiro ano do ensino médio conseguem construir uma aproximação com o conceito científico de medição, denominado de paradigma de Conjunto, quando estão envolvidas apenas questões provocativas e experimentos preparados para induzir essa construção.
id SBF-1_1953c60d6fdb2ee0323bc98247d05700
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172010000100012
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Superações conceituais de estudantes do ensino médio em medição a partir de questionamentos de uma situação experimental problemáticamediçãofísicaensino médioNo ensino médio, professores de matérias científicas comumente abandonam atividades experimentais quantitativas e um dos principais motivos para isso acontecer se deve a pouca compreensão de como enfrentar com os estudantes o tratamento de dados experimentais. Nesse nível escolar, investigações em ensino de ciências voltadas às atividades experimentais que envolvem mensurações indicam que os estudantes vêm para a sala de aula com um conjunto de idéias problemáticas sobre medição, que se encontram reunidas na literatura com a denominação de paradigma Pontual. Tais idéias se encontram diametralmente opostas às científicas. Diante disso e considerando que as atividades experimentais permeiam muitos dos conhecimentos científicos, torna-se necessário o aprofundamento de estudos sobre o processo educacional relacionado à medição. Além de diferenciar-se de outras investigações quanto à amostra e metodologia empregada, esta pesquisa procura compreender até que ponto os alunos do primeiro ano do ensino médio conseguem construir uma aproximação com o conceito científico de medição, denominado de paradigma de Conjunto, quando estão envolvidas apenas questões provocativas e experimentos preparados para induzir essa construção.Sociedade Brasileira de Física2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172010000100012Revista Brasileira de Ensino de Física v.32 n.1 2010reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172010000100012info:eu-repo/semantics/openAccessLaburú,Carlos EduardoSilva,Osmar Henrique Moura daSales,Dirceu Reis depor2010-07-01T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172010000100012Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2010-07-01T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Superações conceituais de estudantes do ensino médio em medição a partir de questionamentos de uma situação experimental problemática
title Superações conceituais de estudantes do ensino médio em medição a partir de questionamentos de uma situação experimental problemática
spellingShingle Superações conceituais de estudantes do ensino médio em medição a partir de questionamentos de uma situação experimental problemática
Laburú,Carlos Eduardo
medição
física
ensino médio
title_short Superações conceituais de estudantes do ensino médio em medição a partir de questionamentos de uma situação experimental problemática
title_full Superações conceituais de estudantes do ensino médio em medição a partir de questionamentos de uma situação experimental problemática
title_fullStr Superações conceituais de estudantes do ensino médio em medição a partir de questionamentos de uma situação experimental problemática
title_full_unstemmed Superações conceituais de estudantes do ensino médio em medição a partir de questionamentos de uma situação experimental problemática
title_sort Superações conceituais de estudantes do ensino médio em medição a partir de questionamentos de uma situação experimental problemática
author Laburú,Carlos Eduardo
author_facet Laburú,Carlos Eduardo
Silva,Osmar Henrique Moura da
Sales,Dirceu Reis de
author_role author
author2 Silva,Osmar Henrique Moura da
Sales,Dirceu Reis de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laburú,Carlos Eduardo
Silva,Osmar Henrique Moura da
Sales,Dirceu Reis de
dc.subject.por.fl_str_mv medição
física
ensino médio
topic medição
física
ensino médio
description No ensino médio, professores de matérias científicas comumente abandonam atividades experimentais quantitativas e um dos principais motivos para isso acontecer se deve a pouca compreensão de como enfrentar com os estudantes o tratamento de dados experimentais. Nesse nível escolar, investigações em ensino de ciências voltadas às atividades experimentais que envolvem mensurações indicam que os estudantes vêm para a sala de aula com um conjunto de idéias problemáticas sobre medição, que se encontram reunidas na literatura com a denominação de paradigma Pontual. Tais idéias se encontram diametralmente opostas às científicas. Diante disso e considerando que as atividades experimentais permeiam muitos dos conhecimentos científicos, torna-se necessário o aprofundamento de estudos sobre o processo educacional relacionado à medição. Além de diferenciar-se de outras investigações quanto à amostra e metodologia empregada, esta pesquisa procura compreender até que ponto os alunos do primeiro ano do ensino médio conseguem construir uma aproximação com o conceito científico de medição, denominado de paradigma de Conjunto, quando estão envolvidas apenas questões provocativas e experimentos preparados para induzir essa construção.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172010000100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172010000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-11172010000100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.32 n.1 2010
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122420730265600