A PROBLEMÁTICA DO ENSINO DE RADIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Matheus Carlos da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lemes, Priscila Freitas, Vilela, Douglas Carlos, Germano, José Silvério Edmundo, Martin, Inácio Malmonge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1490
Resumo: A propagação de energia de um ponto a outro é chamada de Radiação, conceito físico empregado em muitas situações do nosso dia-a-dia. Sabe-se que apesar desse ser um importante tópico da física, é um dos menos explorados pelos professores ao longo do Ensino Médio, seja pela falta de tempo ou pela formação deficiente dos professores. Com a finalidade de entender como está sendo tratado o assunto Radiação, o objetivo deste trabalho é quantificar o nível de conhecimento dos alunos de ensino médio no tema radiação. Para isso, realizou-se um estudo de caso na escola Anglo-TAUBATÉ, com 224 alunos do terceiro ano e cursinho pré-vestibular, através da aplicação de um questionário e de aulas supervisadas. Os resultados apontam os pontos de melhor conhecimento dos alunos e também os mais deficientes dessa relação ensino-aprendizagem. A fim de melhorar o ensino deste tópico, está sendo desenvolvido um simulador, que poderá auxiliar o ensino.
id UNIVAP-1_bc5929f295415fd82466cb866c0ea159
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1490
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling A PROBLEMÁTICA DO ENSINO DE RADIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASORadiaçãoEnsino MédioSimuladorRadiação - Ensino de FísicaA propagação de energia de um ponto a outro é chamada de Radiação, conceito físico empregado em muitas situações do nosso dia-a-dia. Sabe-se que apesar desse ser um importante tópico da física, é um dos menos explorados pelos professores ao longo do Ensino Médio, seja pela falta de tempo ou pela formação deficiente dos professores. Com a finalidade de entender como está sendo tratado o assunto Radiação, o objetivo deste trabalho é quantificar o nível de conhecimento dos alunos de ensino médio no tema radiação. Para isso, realizou-se um estudo de caso na escola Anglo-TAUBATÉ, com 224 alunos do terceiro ano e cursinho pré-vestibular, através da aplicação de um questionário e de aulas supervisadas. Os resultados apontam os pontos de melhor conhecimento dos alunos e também os mais deficientes dessa relação ensino-aprendizagem. A fim de melhorar o ensino deste tópico, está sendo desenvolvido um simulador, que poderá auxiliar o ensino.IBICT2016-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/149010.18066/revistaunivap.v22i40.1490Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 142Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 1422237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1490/495https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1490/181910.18066/revistaunivap.v22i40.1490.s384Copyright (c) 2016 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Matheus Carlos daLemes, Priscila FreitasVilela, Douglas CarlosGermano, José Silvério EdmundoMartin, Inácio Malmonge2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1490Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv A PROBLEMÁTICA DO ENSINO DE RADIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
title A PROBLEMÁTICA DO ENSINO DE RADIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle A PROBLEMÁTICA DO ENSINO DE RADIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
Silva, Matheus Carlos da
Radiação
Ensino Médio
Simulador
Radiação - Ensino de Física
title_short A PROBLEMÁTICA DO ENSINO DE RADIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
title_full A PROBLEMÁTICA DO ENSINO DE RADIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr A PROBLEMÁTICA DO ENSINO DE RADIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed A PROBLEMÁTICA DO ENSINO DE RADIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
title_sort A PROBLEMÁTICA DO ENSINO DE RADIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
author Silva, Matheus Carlos da
author_facet Silva, Matheus Carlos da
Lemes, Priscila Freitas
Vilela, Douglas Carlos
Germano, José Silvério Edmundo
Martin, Inácio Malmonge
author_role author
author2 Lemes, Priscila Freitas
Vilela, Douglas Carlos
Germano, José Silvério Edmundo
Martin, Inácio Malmonge
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Matheus Carlos da
Lemes, Priscila Freitas
Vilela, Douglas Carlos
Germano, José Silvério Edmundo
Martin, Inácio Malmonge
dc.subject.por.fl_str_mv Radiação
Ensino Médio
Simulador
Radiação - Ensino de Física
topic Radiação
Ensino Médio
Simulador
Radiação - Ensino de Física
description A propagação de energia de um ponto a outro é chamada de Radiação, conceito físico empregado em muitas situações do nosso dia-a-dia. Sabe-se que apesar desse ser um importante tópico da física, é um dos menos explorados pelos professores ao longo do Ensino Médio, seja pela falta de tempo ou pela formação deficiente dos professores. Com a finalidade de entender como está sendo tratado o assunto Radiação, o objetivo deste trabalho é quantificar o nível de conhecimento dos alunos de ensino médio no tema radiação. Para isso, realizou-se um estudo de caso na escola Anglo-TAUBATÉ, com 224 alunos do terceiro ano e cursinho pré-vestibular, através da aplicação de um questionário e de aulas supervisadas. Os resultados apontam os pontos de melhor conhecimento dos alunos e também os mais deficientes dessa relação ensino-aprendizagem. A fim de melhorar o ensino deste tópico, está sendo desenvolvido um simulador, que poderá auxiliar o ensino.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1490
10.18066/revistaunivap.v22i40.1490
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1490
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.1490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1490/495
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1490/1819
10.18066/revistaunivap.v22i40.1490.s384
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 142
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 142
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042289864867840