Proposta didático experimental para o ensino inclusivo de ondas no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira,Márcio Velloso da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Barthem,Ricardo Borges, Santos,Antonio Carlos dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000100606
Resumo: Resumo Os modelos disponíveis para o ensino de ondas, principalmente no ensino médio, não levam em consideração o estágio de desenvolvimento real em que se encontra a grande maioria dos estudantes [1]. Aliado a isso, a dificuldade em se apresentar frequências, sejam de natureza eletromagnética ou mecânica (sonora), diferentes das faixas que somos capazes de interpretar através dos nossos sentidos, tende a constituir um enorme obstáculo epistemológico. Numa tentativa de lançar alguma luz sobre esse problema, desenvolvemos dois experimentos que apresentam relações entre frequências invisíveis e inaudíveis, mas que, através do processamento com a plataforma Arduino, podem ser convertidas em frequências que sensibilizem nossos sentidos. Desta forma pretende-se descortinar esse mundo invisível, trazendo para a sala de aula experimentos que podem ser utilizados, inclusive, por estudantes com deficiência visual ou auditiva.
id SBF-1_307b2cd77662c5e973a2352305abe02e
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172019000100606
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Proposta didático experimental para o ensino inclusivo de ondas no ensino médioSomLuzArduinoCego-surdoResumo Os modelos disponíveis para o ensino de ondas, principalmente no ensino médio, não levam em consideração o estágio de desenvolvimento real em que se encontra a grande maioria dos estudantes [1]. Aliado a isso, a dificuldade em se apresentar frequências, sejam de natureza eletromagnética ou mecânica (sonora), diferentes das faixas que somos capazes de interpretar através dos nossos sentidos, tende a constituir um enorme obstáculo epistemológico. Numa tentativa de lançar alguma luz sobre esse problema, desenvolvemos dois experimentos que apresentam relações entre frequências invisíveis e inaudíveis, mas que, através do processamento com a plataforma Arduino, podem ser convertidas em frequências que sensibilizem nossos sentidos. Desta forma pretende-se descortinar esse mundo invisível, trazendo para a sala de aula experimentos que podem ser utilizados, inclusive, por estudantes com deficiência visual ou auditiva.Sociedade Brasileira de Física2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000100606Revista Brasileira de Ensino de Física v.41 n.1 2019reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2018-0084info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira,Márcio Velloso daBarthem,Ricardo BorgesSantos,Antonio Carlos dospor2022-02-08T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172019000100606Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2022-02-08T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta didático experimental para o ensino inclusivo de ondas no ensino médio
title Proposta didático experimental para o ensino inclusivo de ondas no ensino médio
spellingShingle Proposta didático experimental para o ensino inclusivo de ondas no ensino médio
Silveira,Márcio Velloso da
Som
Luz
Arduino
Cego-surdo
title_short Proposta didático experimental para o ensino inclusivo de ondas no ensino médio
title_full Proposta didático experimental para o ensino inclusivo de ondas no ensino médio
title_fullStr Proposta didático experimental para o ensino inclusivo de ondas no ensino médio
title_full_unstemmed Proposta didático experimental para o ensino inclusivo de ondas no ensino médio
title_sort Proposta didático experimental para o ensino inclusivo de ondas no ensino médio
author Silveira,Márcio Velloso da
author_facet Silveira,Márcio Velloso da
Barthem,Ricardo Borges
Santos,Antonio Carlos dos
author_role author
author2 Barthem,Ricardo Borges
Santos,Antonio Carlos dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira,Márcio Velloso da
Barthem,Ricardo Borges
Santos,Antonio Carlos dos
dc.subject.por.fl_str_mv Som
Luz
Arduino
Cego-surdo
topic Som
Luz
Arduino
Cego-surdo
description Resumo Os modelos disponíveis para o ensino de ondas, principalmente no ensino médio, não levam em consideração o estágio de desenvolvimento real em que se encontra a grande maioria dos estudantes [1]. Aliado a isso, a dificuldade em se apresentar frequências, sejam de natureza eletromagnética ou mecânica (sonora), diferentes das faixas que somos capazes de interpretar através dos nossos sentidos, tende a constituir um enorme obstáculo epistemológico. Numa tentativa de lançar alguma luz sobre esse problema, desenvolvemos dois experimentos que apresentam relações entre frequências invisíveis e inaudíveis, mas que, através do processamento com a plataforma Arduino, podem ser convertidas em frequências que sensibilizem nossos sentidos. Desta forma pretende-se descortinar esse mundo invisível, trazendo para a sala de aula experimentos que podem ser utilizados, inclusive, por estudantes com deficiência visual ou auditiva.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000100606
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000100606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2018-0084
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.41 n.1 2019
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122423976656896