Just-in-Time Teaching para o Ensino de Física e Ciências: uma Revisão Sistemática da Literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100612 |
Resumo: | Apresenta-se neste trabalho uma Revisão Sistemática da Literatura acerca da metodologia ativa de ensino Just-in-Time Teaching empregada dentro das subáreas Ensino de Física e Educação em Ciências. Após seleção de 123 periódicos nacionais e internacionais, a busca inicial resultou em 41 artigos – filtrados posteriormente e reduzidos a 34. Estes trabalhos subdividem-se em: Trabalho Teórico (n = 8), Apresentação de Propostas (n = 1) e Proposta com Aplicação (n = 25). É predominante o desenvolvimento de estudos no Ensino Superior (n = 24), em comparação com os níveis Básico (n = 7) e Técnico (n = 3). As pesquisas permitem perceber que a metodologia Just-in-Time Teaching contribui de forma positiva para a aprendizagem dos estudantes, o planejamento do professor e a dinâmica de sala de aula. |
id |
SBF-1_3338f4a370b22287ec4f5c00e14dfb82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172022000100612 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Just-in-Time Teaching para o Ensino de Física e Ciências: uma Revisão Sistemática da LiteraturaMetodologias AtivasEnsino de FísicaJust-in-Time TeachingApresenta-se neste trabalho uma Revisão Sistemática da Literatura acerca da metodologia ativa de ensino Just-in-Time Teaching empregada dentro das subáreas Ensino de Física e Educação em Ciências. Após seleção de 123 periódicos nacionais e internacionais, a busca inicial resultou em 41 artigos – filtrados posteriormente e reduzidos a 34. Estes trabalhos subdividem-se em: Trabalho Teórico (n = 8), Apresentação de Propostas (n = 1) e Proposta com Aplicação (n = 25). É predominante o desenvolvimento de estudos no Ensino Superior (n = 24), em comparação com os níveis Básico (n = 7) e Técnico (n = 3). As pesquisas permitem perceber que a metodologia Just-in-Time Teaching contribui de forma positiva para a aprendizagem dos estudantes, o planejamento do professor e a dinâmica de sala de aula.Sociedade Brasileira de Física2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100612Revista Brasileira de Ensino de Física v.44 2022reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2022-0075info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,Bruna SchonsSouza,Leonardo Alencastro Vanin Dutra deLapa,Isadora HornPires,Fernando Shinoske Tagawa de LemosPastorio,Dioni Paulopor2022-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172022000100612Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2022-06-22T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Just-in-Time Teaching para o Ensino de Física e Ciências: uma Revisão Sistemática da Literatura |
title |
Just-in-Time Teaching para o Ensino de Física e Ciências: uma Revisão Sistemática da Literatura |
spellingShingle |
Just-in-Time Teaching para o Ensino de Física e Ciências: uma Revisão Sistemática da Literatura Ribeiro,Bruna Schons Metodologias Ativas Ensino de Física Just-in-Time Teaching |
title_short |
Just-in-Time Teaching para o Ensino de Física e Ciências: uma Revisão Sistemática da Literatura |
title_full |
Just-in-Time Teaching para o Ensino de Física e Ciências: uma Revisão Sistemática da Literatura |
title_fullStr |
Just-in-Time Teaching para o Ensino de Física e Ciências: uma Revisão Sistemática da Literatura |
title_full_unstemmed |
Just-in-Time Teaching para o Ensino de Física e Ciências: uma Revisão Sistemática da Literatura |
title_sort |
Just-in-Time Teaching para o Ensino de Física e Ciências: uma Revisão Sistemática da Literatura |
author |
Ribeiro,Bruna Schons |
author_facet |
Ribeiro,Bruna Schons Souza,Leonardo Alencastro Vanin Dutra de Lapa,Isadora Horn Pires,Fernando Shinoske Tagawa de Lemos Pastorio,Dioni Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Souza,Leonardo Alencastro Vanin Dutra de Lapa,Isadora Horn Pires,Fernando Shinoske Tagawa de Lemos Pastorio,Dioni Paulo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro,Bruna Schons Souza,Leonardo Alencastro Vanin Dutra de Lapa,Isadora Horn Pires,Fernando Shinoske Tagawa de Lemos Pastorio,Dioni Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias Ativas Ensino de Física Just-in-Time Teaching |
topic |
Metodologias Ativas Ensino de Física Just-in-Time Teaching |
description |
Apresenta-se neste trabalho uma Revisão Sistemática da Literatura acerca da metodologia ativa de ensino Just-in-Time Teaching empregada dentro das subáreas Ensino de Física e Educação em Ciências. Após seleção de 123 periódicos nacionais e internacionais, a busca inicial resultou em 41 artigos – filtrados posteriormente e reduzidos a 34. Estes trabalhos subdividem-se em: Trabalho Teórico (n = 8), Apresentação de Propostas (n = 1) e Proposta com Aplicação (n = 25). É predominante o desenvolvimento de estudos no Ensino Superior (n = 24), em comparação com os níveis Básico (n = 7) e Técnico (n = 3). As pesquisas permitem perceber que a metodologia Just-in-Time Teaching contribui de forma positiva para a aprendizagem dos estudantes, o planejamento do professor e a dinâmica de sala de aula. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100612 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1806-9126-rbef-2022-0075 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.44 2022 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122426026622976 |