Just-in-Time Teaching para o Ensino de Física e Ciências: uma Revisão Sistemática da Literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro,Bruna Schons
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza,Leonardo Alencastro Vanin Dutra de, Lapa,Isadora Horn, Pires,Fernando Shinoske Tagawa de Lemos, Pastorio,Dioni Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100612
Resumo: Apresenta-se neste trabalho uma Revisão Sistemática da Literatura acerca da metodologia ativa de ensino Just-in-Time Teaching empregada dentro das subáreas Ensino de Física e Educação em Ciências. Após seleção de 123 periódicos nacionais e internacionais, a busca inicial resultou em 41 artigos – filtrados posteriormente e reduzidos a 34. Estes trabalhos subdividem-se em: Trabalho Teórico (n = 8), Apresentação de Propostas (n = 1) e Proposta com Aplicação (n = 25). É predominante o desenvolvimento de estudos no Ensino Superior (n = 24), em comparação com os níveis Básico (n = 7) e Técnico (n = 3). As pesquisas permitem perceber que a metodologia Just-in-Time Teaching contribui de forma positiva para a aprendizagem dos estudantes, o planejamento do professor e a dinâmica de sala de aula.
id SBF-1_3338f4a370b22287ec4f5c00e14dfb82
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172022000100612
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Just-in-Time Teaching para o Ensino de Física e Ciências: uma Revisão Sistemática da LiteraturaMetodologias AtivasEnsino de FísicaJust-in-Time TeachingApresenta-se neste trabalho uma Revisão Sistemática da Literatura acerca da metodologia ativa de ensino Just-in-Time Teaching empregada dentro das subáreas Ensino de Física e Educação em Ciências. Após seleção de 123 periódicos nacionais e internacionais, a busca inicial resultou em 41 artigos – filtrados posteriormente e reduzidos a 34. Estes trabalhos subdividem-se em: Trabalho Teórico (n = 8), Apresentação de Propostas (n = 1) e Proposta com Aplicação (n = 25). É predominante o desenvolvimento de estudos no Ensino Superior (n = 24), em comparação com os níveis Básico (n = 7) e Técnico (n = 3). As pesquisas permitem perceber que a metodologia Just-in-Time Teaching contribui de forma positiva para a aprendizagem dos estudantes, o planejamento do professor e a dinâmica de sala de aula.Sociedade Brasileira de Física2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100612Revista Brasileira de Ensino de Física v.44 2022reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2022-0075info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,Bruna SchonsSouza,Leonardo Alencastro Vanin Dutra deLapa,Isadora HornPires,Fernando Shinoske Tagawa de LemosPastorio,Dioni Paulopor2022-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172022000100612Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2022-06-22T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Just-in-Time Teaching para o Ensino de Física e Ciências: uma Revisão Sistemática da Literatura
title Just-in-Time Teaching para o Ensino de Física e Ciências: uma Revisão Sistemática da Literatura
spellingShingle Just-in-Time Teaching para o Ensino de Física e Ciências: uma Revisão Sistemática da Literatura
Ribeiro,Bruna Schons
Metodologias Ativas
Ensino de Física
Just-in-Time Teaching
title_short Just-in-Time Teaching para o Ensino de Física e Ciências: uma Revisão Sistemática da Literatura
title_full Just-in-Time Teaching para o Ensino de Física e Ciências: uma Revisão Sistemática da Literatura
title_fullStr Just-in-Time Teaching para o Ensino de Física e Ciências: uma Revisão Sistemática da Literatura
title_full_unstemmed Just-in-Time Teaching para o Ensino de Física e Ciências: uma Revisão Sistemática da Literatura
title_sort Just-in-Time Teaching para o Ensino de Física e Ciências: uma Revisão Sistemática da Literatura
author Ribeiro,Bruna Schons
author_facet Ribeiro,Bruna Schons
Souza,Leonardo Alencastro Vanin Dutra de
Lapa,Isadora Horn
Pires,Fernando Shinoske Tagawa de Lemos
Pastorio,Dioni Paulo
author_role author
author2 Souza,Leonardo Alencastro Vanin Dutra de
Lapa,Isadora Horn
Pires,Fernando Shinoske Tagawa de Lemos
Pastorio,Dioni Paulo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro,Bruna Schons
Souza,Leonardo Alencastro Vanin Dutra de
Lapa,Isadora Horn
Pires,Fernando Shinoske Tagawa de Lemos
Pastorio,Dioni Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias Ativas
Ensino de Física
Just-in-Time Teaching
topic Metodologias Ativas
Ensino de Física
Just-in-Time Teaching
description Apresenta-se neste trabalho uma Revisão Sistemática da Literatura acerca da metodologia ativa de ensino Just-in-Time Teaching empregada dentro das subáreas Ensino de Física e Educação em Ciências. Após seleção de 123 periódicos nacionais e internacionais, a busca inicial resultou em 41 artigos – filtrados posteriormente e reduzidos a 34. Estes trabalhos subdividem-se em: Trabalho Teórico (n = 8), Apresentação de Propostas (n = 1) e Proposta com Aplicação (n = 25). É predominante o desenvolvimento de estudos no Ensino Superior (n = 24), em comparação com os níveis Básico (n = 7) e Técnico (n = 3). As pesquisas permitem perceber que a metodologia Just-in-Time Teaching contribui de forma positiva para a aprendizagem dos estudantes, o planejamento do professor e a dinâmica de sala de aula.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100612
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2022-0075
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.44 2022
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122426026622976