Proposta de laboratório de física de baixo custo para escolas da rede pública de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,José Carlos Xavier
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Leal,Carlos Eduardo dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000100501
Resumo: Apresentamos neste trabalho uma proposta de construção de um laboratório de Física utilizando materiais recicláveis e de baixo custo que proporcione aos professores e alunos da rede pública de ensino médio a oportunidade de ter contato com experimentos de Física, sem que sejam necessários grandes investimentos financeiros na aquisição de equipamentos e de materiais de laboratório. Com o uso de materiais de baixo custo são propostos diversos experimentos referentes aos fenômenos físicos nas áreas da mecânica, óptica, eletricidade, magnetismo, hidrostática, termologia e física moderna que permitem de forma direta e intuitiva a verificação dos conteúdos apresentados nas aulas teóricas, assim como, o desenvolvimento de habilidades experimentais por parte dos estudantes. Além disso, espera-se que a introdução de experimentos demonstrativos também contribua como elemento fomentador da construção de um pensamento científico e o desenvolvimento da intuição física no ambiente escolar.
id SBF-1_3b75ee04286b06b611956d26e8f70edb
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172017000100501
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Proposta de laboratório de física de baixo custo para escolas da rede pública de ensino médioLaboratório de Física de Baixo CustoExperimentos de Física no Ensino MédioLaboratório com Materiais Recicláveis e de Baixo CustoApresentamos neste trabalho uma proposta de construção de um laboratório de Física utilizando materiais recicláveis e de baixo custo que proporcione aos professores e alunos da rede pública de ensino médio a oportunidade de ter contato com experimentos de Física, sem que sejam necessários grandes investimentos financeiros na aquisição de equipamentos e de materiais de laboratório. Com o uso de materiais de baixo custo são propostos diversos experimentos referentes aos fenômenos físicos nas áreas da mecânica, óptica, eletricidade, magnetismo, hidrostática, termologia e física moderna que permitem de forma direta e intuitiva a verificação dos conteúdos apresentados nas aulas teóricas, assim como, o desenvolvimento de habilidades experimentais por parte dos estudantes. Além disso, espera-se que a introdução de experimentos demonstrativos também contribua como elemento fomentador da construção de um pensamento científico e o desenvolvimento da intuição física no ambiente escolar.Sociedade Brasileira de Física2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000100501Revista Brasileira de Ensino de Física v.39 n.1 2017reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2016-0167info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,José Carlos XavierLeal,Carlos Eduardo dos Santospor2017-09-29T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172017000100501Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2017-09-29T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de laboratório de física de baixo custo para escolas da rede pública de ensino médio
title Proposta de laboratório de física de baixo custo para escolas da rede pública de ensino médio
spellingShingle Proposta de laboratório de física de baixo custo para escolas da rede pública de ensino médio
Silva,José Carlos Xavier
Laboratório de Física de Baixo Custo
Experimentos de Física no Ensino Médio
Laboratório com Materiais Recicláveis e de Baixo Custo
title_short Proposta de laboratório de física de baixo custo para escolas da rede pública de ensino médio
title_full Proposta de laboratório de física de baixo custo para escolas da rede pública de ensino médio
title_fullStr Proposta de laboratório de física de baixo custo para escolas da rede pública de ensino médio
title_full_unstemmed Proposta de laboratório de física de baixo custo para escolas da rede pública de ensino médio
title_sort Proposta de laboratório de física de baixo custo para escolas da rede pública de ensino médio
author Silva,José Carlos Xavier
author_facet Silva,José Carlos Xavier
Leal,Carlos Eduardo dos Santos
author_role author
author2 Leal,Carlos Eduardo dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,José Carlos Xavier
Leal,Carlos Eduardo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Laboratório de Física de Baixo Custo
Experimentos de Física no Ensino Médio
Laboratório com Materiais Recicláveis e de Baixo Custo
topic Laboratório de Física de Baixo Custo
Experimentos de Física no Ensino Médio
Laboratório com Materiais Recicláveis e de Baixo Custo
description Apresentamos neste trabalho uma proposta de construção de um laboratório de Física utilizando materiais recicláveis e de baixo custo que proporcione aos professores e alunos da rede pública de ensino médio a oportunidade de ter contato com experimentos de Física, sem que sejam necessários grandes investimentos financeiros na aquisição de equipamentos e de materiais de laboratório. Com o uso de materiais de baixo custo são propostos diversos experimentos referentes aos fenômenos físicos nas áreas da mecânica, óptica, eletricidade, magnetismo, hidrostática, termologia e física moderna que permitem de forma direta e intuitiva a verificação dos conteúdos apresentados nas aulas teóricas, assim como, o desenvolvimento de habilidades experimentais por parte dos estudantes. Além disso, espera-se que a introdução de experimentos demonstrativos também contribua como elemento fomentador da construção de um pensamento científico e o desenvolvimento da intuição física no ambiente escolar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000100501
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000100501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2016-0167
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.39 n.1 2017
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122423187079168