Proposta de laboratório de física de baixo custo para escolas da rede pública de ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000100501 |
Resumo: | Apresentamos neste trabalho uma proposta de construção de um laboratório de Física utilizando materiais recicláveis e de baixo custo que proporcione aos professores e alunos da rede pública de ensino médio a oportunidade de ter contato com experimentos de Física, sem que sejam necessários grandes investimentos financeiros na aquisição de equipamentos e de materiais de laboratório. Com o uso de materiais de baixo custo são propostos diversos experimentos referentes aos fenômenos físicos nas áreas da mecânica, óptica, eletricidade, magnetismo, hidrostática, termologia e física moderna que permitem de forma direta e intuitiva a verificação dos conteúdos apresentados nas aulas teóricas, assim como, o desenvolvimento de habilidades experimentais por parte dos estudantes. Além disso, espera-se que a introdução de experimentos demonstrativos também contribua como elemento fomentador da construção de um pensamento científico e o desenvolvimento da intuição física no ambiente escolar. |
id |
SBF-1_3b75ee04286b06b611956d26e8f70edb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172017000100501 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de laboratório de física de baixo custo para escolas da rede pública de ensino médioLaboratório de Física de Baixo CustoExperimentos de Física no Ensino MédioLaboratório com Materiais Recicláveis e de Baixo CustoApresentamos neste trabalho uma proposta de construção de um laboratório de Física utilizando materiais recicláveis e de baixo custo que proporcione aos professores e alunos da rede pública de ensino médio a oportunidade de ter contato com experimentos de Física, sem que sejam necessários grandes investimentos financeiros na aquisição de equipamentos e de materiais de laboratório. Com o uso de materiais de baixo custo são propostos diversos experimentos referentes aos fenômenos físicos nas áreas da mecânica, óptica, eletricidade, magnetismo, hidrostática, termologia e física moderna que permitem de forma direta e intuitiva a verificação dos conteúdos apresentados nas aulas teóricas, assim como, o desenvolvimento de habilidades experimentais por parte dos estudantes. Além disso, espera-se que a introdução de experimentos demonstrativos também contribua como elemento fomentador da construção de um pensamento científico e o desenvolvimento da intuição física no ambiente escolar.Sociedade Brasileira de Física2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000100501Revista Brasileira de Ensino de Física v.39 n.1 2017reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2016-0167info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,José Carlos XavierLeal,Carlos Eduardo dos Santospor2017-09-29T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172017000100501Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2017-09-29T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de laboratório de física de baixo custo para escolas da rede pública de ensino médio |
title |
Proposta de laboratório de física de baixo custo para escolas da rede pública de ensino médio |
spellingShingle |
Proposta de laboratório de física de baixo custo para escolas da rede pública de ensino médio Silva,José Carlos Xavier Laboratório de Física de Baixo Custo Experimentos de Física no Ensino Médio Laboratório com Materiais Recicláveis e de Baixo Custo |
title_short |
Proposta de laboratório de física de baixo custo para escolas da rede pública de ensino médio |
title_full |
Proposta de laboratório de física de baixo custo para escolas da rede pública de ensino médio |
title_fullStr |
Proposta de laboratório de física de baixo custo para escolas da rede pública de ensino médio |
title_full_unstemmed |
Proposta de laboratório de física de baixo custo para escolas da rede pública de ensino médio |
title_sort |
Proposta de laboratório de física de baixo custo para escolas da rede pública de ensino médio |
author |
Silva,José Carlos Xavier |
author_facet |
Silva,José Carlos Xavier Leal,Carlos Eduardo dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Leal,Carlos Eduardo dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,José Carlos Xavier Leal,Carlos Eduardo dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Laboratório de Física de Baixo Custo Experimentos de Física no Ensino Médio Laboratório com Materiais Recicláveis e de Baixo Custo |
topic |
Laboratório de Física de Baixo Custo Experimentos de Física no Ensino Médio Laboratório com Materiais Recicláveis e de Baixo Custo |
description |
Apresentamos neste trabalho uma proposta de construção de um laboratório de Física utilizando materiais recicláveis e de baixo custo que proporcione aos professores e alunos da rede pública de ensino médio a oportunidade de ter contato com experimentos de Física, sem que sejam necessários grandes investimentos financeiros na aquisição de equipamentos e de materiais de laboratório. Com o uso de materiais de baixo custo são propostos diversos experimentos referentes aos fenômenos físicos nas áreas da mecânica, óptica, eletricidade, magnetismo, hidrostática, termologia e física moderna que permitem de forma direta e intuitiva a verificação dos conteúdos apresentados nas aulas teóricas, assim como, o desenvolvimento de habilidades experimentais por parte dos estudantes. Além disso, espera-se que a introdução de experimentos demonstrativos também contribua como elemento fomentador da construção de um pensamento científico e o desenvolvimento da intuição física no ambiente escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000100501 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000100501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1806-9126-rbef-2016-0167 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.39 n.1 2017 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122423187079168 |