Laboratórios didáticos: possibilidades nas escola de ensino médio e fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141622 |
Resumo: | Apresentamos neste trabalho parte de um estudo exploratório, desenvolvido nos anos 2011 e 2012, sobre a utilização de laboratórios didáticos em escolas de Ensino Médio e Fundamental do município de Rio Claro – SP, sendo três delas de ensino médio e outra do segundo ciclo do ensino fundamental. Inicialmente, diagnosticamos a situação dos laboratórios e identificamos a sua utilização para o Ensino de Física, a partir de observações diretas e pelo contato com professores. Procuramos analisar o papel do Laboratório Didático como estratégias no desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos relacionadas a aprendizagem de Física, bem com aspectos acerca do uso de laboratórios didáticos e de salas de aulas como espaço para a experimentação. Com base na realização de atividades didáticas experimentais em tais escolas, destacamos algumas estratégias que pareceram viáveis no contexto escolar analisado. |
id |
UNSP_96a80e04251d30060f824cfea468032d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141622 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Laboratórios didáticos: possibilidades nas escola de ensino médio e fundamentalLaboratório didáticoEducação básicaEstratégias didáticas experimentaisEnsino de físicaExperimentosMateriais de baixo custoApresentamos neste trabalho parte de um estudo exploratório, desenvolvido nos anos 2011 e 2012, sobre a utilização de laboratórios didáticos em escolas de Ensino Médio e Fundamental do município de Rio Claro – SP, sendo três delas de ensino médio e outra do segundo ciclo do ensino fundamental. Inicialmente, diagnosticamos a situação dos laboratórios e identificamos a sua utilização para o Ensino de Física, a partir de observações diretas e pelo contato com professores. Procuramos analisar o papel do Laboratório Didático como estratégias no desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos relacionadas a aprendizagem de Física, bem com aspectos acerca do uso de laboratórios didáticos e de salas de aulas como espaço para a experimentação. Com base na realização de atividades didáticas experimentais em tais escolas, destacamos algumas estratégias que pareceram viáveis no contexto escolar analisado.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, André Luis da [UNESP]Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]Benetti, Bernadete [UNESP]2016-07-19T12:59:46Z2016-07-19T12:59:46Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3155-3166application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3155-31662357-7819http://hdl.handle.net/11449/141622ISSN2357-7819-2014-3155-3166.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-09T06:02:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141622Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:24:12.847754Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Laboratórios didáticos: possibilidades nas escola de ensino médio e fundamental |
title |
Laboratórios didáticos: possibilidades nas escola de ensino médio e fundamental |
spellingShingle |
Laboratórios didáticos: possibilidades nas escola de ensino médio e fundamental Silva, André Luis da [UNESP] Laboratório didático Educação básica Estratégias didáticas experimentais Ensino de física Experimentos Materiais de baixo custo |
title_short |
Laboratórios didáticos: possibilidades nas escola de ensino médio e fundamental |
title_full |
Laboratórios didáticos: possibilidades nas escola de ensino médio e fundamental |
title_fullStr |
Laboratórios didáticos: possibilidades nas escola de ensino médio e fundamental |
title_full_unstemmed |
Laboratórios didáticos: possibilidades nas escola de ensino médio e fundamental |
title_sort |
Laboratórios didáticos: possibilidades nas escola de ensino médio e fundamental |
author |
Silva, André Luis da [UNESP] |
author_facet |
Silva, André Luis da [UNESP] Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP] Benetti, Bernadete [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP] Benetti, Bernadete [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, André Luis da [UNESP] Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP] Benetti, Bernadete [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Laboratório didático Educação básica Estratégias didáticas experimentais Ensino de física Experimentos Materiais de baixo custo |
topic |
Laboratório didático Educação básica Estratégias didáticas experimentais Ensino de física Experimentos Materiais de baixo custo |
description |
Apresentamos neste trabalho parte de um estudo exploratório, desenvolvido nos anos 2011 e 2012, sobre a utilização de laboratórios didáticos em escolas de Ensino Médio e Fundamental do município de Rio Claro – SP, sendo três delas de ensino médio e outra do segundo ciclo do ensino fundamental. Inicialmente, diagnosticamos a situação dos laboratórios e identificamos a sua utilização para o Ensino de Física, a partir de observações diretas e pelo contato com professores. Procuramos analisar o papel do Laboratório Didático como estratégias no desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos relacionadas a aprendizagem de Física, bem com aspectos acerca do uso de laboratórios didáticos e de salas de aulas como espaço para a experimentação. Com base na realização de atividades didáticas experimentais em tais escolas, destacamos algumas estratégias que pareceram viáveis no contexto escolar analisado. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:46Z 2016-07-19T12:59:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3155-3166 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141622 ISSN2357-7819-2014-3155-3166.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141622 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3155-3166 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-3155-3166.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
3155-3166 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128355344580608 |