Teorema de Emmy Nöther, 100 anos: Alegoria da Misoginia em Ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Areas,Roberta
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Barbosa,Marcia C., Santana,Ademir E.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000400406
Resumo: Resumo O teorema de Nöther é revisitado com dois objetivos: ressaltar a significado desses resultados para a física contemporânea e ao mesmo tempo apresentar aspectos da biografia de Emmy Nöther, enfatizando a misoginia sofrida na sua atividade científica, a despeito da reconhecida importância, ainda em vida, de seus trabalhos. Sob esta perspectiva, a vida de Emmy Nöther levanta a questão sobre a situação atual da atuação da mulher em ciência. Esse aspecto é abordado através de uma análise da participação de mulheres atuando em ciências com dados do CNPq e da CAPES. Para discutir e apresentar a dimensão apropriada dos resultados principais de Emmy Nöther, contextualizando a importância na física contemporânea, um caminho algébrico é seguido (nos livros textos, os teoremas são apresentados através do formalismo Lagrangiano), mas tanto quanto possível procurando uma abordagem discurso pedagógica.
id SBF-1_4a37d61122198a60e71b2e4b51419787
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172019000400406
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Teorema de Emmy Nöther, 100 anos: Alegoria da Misoginia em CiênciaTeorema de NötherSimetriasMisoginia em ciênciaGêneroResumo O teorema de Nöther é revisitado com dois objetivos: ressaltar a significado desses resultados para a física contemporânea e ao mesmo tempo apresentar aspectos da biografia de Emmy Nöther, enfatizando a misoginia sofrida na sua atividade científica, a despeito da reconhecida importância, ainda em vida, de seus trabalhos. Sob esta perspectiva, a vida de Emmy Nöther levanta a questão sobre a situação atual da atuação da mulher em ciência. Esse aspecto é abordado através de uma análise da participação de mulheres atuando em ciências com dados do CNPq e da CAPES. Para discutir e apresentar a dimensão apropriada dos resultados principais de Emmy Nöther, contextualizando a importância na física contemporânea, um caminho algébrico é seguido (nos livros textos, os teoremas são apresentados através do formalismo Lagrangiano), mas tanto quanto possível procurando uma abordagem discurso pedagógica.Sociedade Brasileira de Física2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000400406Revista Brasileira de Ensino de Física v.41 n.4 2019reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2019-0017info:eu-repo/semantics/openAccessAreas,RobertaBarbosa,Marcia C.Santana,Ademir E.por2019-05-17T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172019000400406Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2019-05-17T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Teorema de Emmy Nöther, 100 anos: Alegoria da Misoginia em Ciência
title Teorema de Emmy Nöther, 100 anos: Alegoria da Misoginia em Ciência
spellingShingle Teorema de Emmy Nöther, 100 anos: Alegoria da Misoginia em Ciência
Areas,Roberta
Teorema de Nöther
Simetrias
Misoginia em ciência
Gênero
title_short Teorema de Emmy Nöther, 100 anos: Alegoria da Misoginia em Ciência
title_full Teorema de Emmy Nöther, 100 anos: Alegoria da Misoginia em Ciência
title_fullStr Teorema de Emmy Nöther, 100 anos: Alegoria da Misoginia em Ciência
title_full_unstemmed Teorema de Emmy Nöther, 100 anos: Alegoria da Misoginia em Ciência
title_sort Teorema de Emmy Nöther, 100 anos: Alegoria da Misoginia em Ciência
author Areas,Roberta
author_facet Areas,Roberta
Barbosa,Marcia C.
Santana,Ademir E.
author_role author
author2 Barbosa,Marcia C.
Santana,Ademir E.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Areas,Roberta
Barbosa,Marcia C.
Santana,Ademir E.
dc.subject.por.fl_str_mv Teorema de Nöther
Simetrias
Misoginia em ciência
Gênero
topic Teorema de Nöther
Simetrias
Misoginia em ciência
Gênero
description Resumo O teorema de Nöther é revisitado com dois objetivos: ressaltar a significado desses resultados para a física contemporânea e ao mesmo tempo apresentar aspectos da biografia de Emmy Nöther, enfatizando a misoginia sofrida na sua atividade científica, a despeito da reconhecida importância, ainda em vida, de seus trabalhos. Sob esta perspectiva, a vida de Emmy Nöther levanta a questão sobre a situação atual da atuação da mulher em ciência. Esse aspecto é abordado através de uma análise da participação de mulheres atuando em ciências com dados do CNPq e da CAPES. Para discutir e apresentar a dimensão apropriada dos resultados principais de Emmy Nöther, contextualizando a importância na física contemporânea, um caminho algébrico é seguido (nos livros textos, os teoremas são apresentados através do formalismo Lagrangiano), mas tanto quanto possível procurando uma abordagem discurso pedagógica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000400406
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000400406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2019-0017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.41 n.4 2019
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122424326881280