Determinação da velocidade das ondas extensionais em hastes metálicas delgadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossini,Marcos Roberto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Camargo Filho,Paulo Sérgio de, Yamaguti,Kleber Eiti, Alves,Marcio José, Amorin,Luís Henrique Cardozo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100611
Resumo: Desde o final do século XIX, e posteriormente impulsionado pelo desenvolvimento aeroespacial, a modelagem das vibrações em estruturas metálicas tem demandado grande empenho por parte dos pesquisadores. Acrescentese a isto a importância de se prever os abalos sísmicos e de se minimizar os danos que geram, e se tem mais um significativo propósito pelo estudo das ondas em estruturas. No curso de Física Clássica, aborda-se a ondulatória na perspectiva do oscilador harmônico, das ondas em cordas e em tubos sonoros, analisando-se as ondas longitudinais e transversais. Entretanto, ondas de superfície e ondas extensionais raramente são citadas, de forma que o presente trabalho pretende contribuir na pavimentação desta pequena lacuna, propondo uma atividade prática para calcular o módulo da velocidade das ondas extensionais em hastes de aço e alumínio, empregando as frequências dos harmônicos das ondas estacionárias extensionais. O desenvolvimento teórico é plenamente compreensível ao estudante que possua conhecimento básico de Física e de Cálculo Diferencial e Integral. O aparato experimental é de baixo custo e plenamente disponível. Determinam-se as frequências ressonantes com um telefone celular onde se instalou aplicativo Spectroid, gratuito. Obtiveram-se para as velocidades extensionais vext−Al = (5, 05±0, 02).103m/s e vext-aço = (5, 21±0, 08).103m/s, implicando que os respectivos desvios relativos em relação à literatura foram 1% e 0,6%, muito bons para um laboratório didático. A atividade ainda favorece o aprofundamento dos conceitos relacionados às oscilações e ainda traz fortes elementos lúdicos, como o emprego do telefone celular e o timbre agradável das hastes ressonantes, de forma que sua aplicação é plenamente factível e recomendável.
id SBF-1_5781717fa57be0a12f4996b27aac196f
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172022000100611
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Determinação da velocidade das ondas extensionais em hastes metálicas delgadasEnsino de Físicafrequência naturalressonânciavelocidade extensionalhastessmartphoneDesde o final do século XIX, e posteriormente impulsionado pelo desenvolvimento aeroespacial, a modelagem das vibrações em estruturas metálicas tem demandado grande empenho por parte dos pesquisadores. Acrescentese a isto a importância de se prever os abalos sísmicos e de se minimizar os danos que geram, e se tem mais um significativo propósito pelo estudo das ondas em estruturas. No curso de Física Clássica, aborda-se a ondulatória na perspectiva do oscilador harmônico, das ondas em cordas e em tubos sonoros, analisando-se as ondas longitudinais e transversais. Entretanto, ondas de superfície e ondas extensionais raramente são citadas, de forma que o presente trabalho pretende contribuir na pavimentação desta pequena lacuna, propondo uma atividade prática para calcular o módulo da velocidade das ondas extensionais em hastes de aço e alumínio, empregando as frequências dos harmônicos das ondas estacionárias extensionais. O desenvolvimento teórico é plenamente compreensível ao estudante que possua conhecimento básico de Física e de Cálculo Diferencial e Integral. O aparato experimental é de baixo custo e plenamente disponível. Determinam-se as frequências ressonantes com um telefone celular onde se instalou aplicativo Spectroid, gratuito. Obtiveram-se para as velocidades extensionais vext−Al = (5, 05±0, 02).103m/s e vext-aço = (5, 21±0, 08).103m/s, implicando que os respectivos desvios relativos em relação à literatura foram 1% e 0,6%, muito bons para um laboratório didático. A atividade ainda favorece o aprofundamento dos conceitos relacionados às oscilações e ainda traz fortes elementos lúdicos, como o emprego do telefone celular e o timbre agradável das hastes ressonantes, de forma que sua aplicação é plenamente factível e recomendável.Sociedade Brasileira de Física2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100611Revista Brasileira de Ensino de Física v.44 2022reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2022-0076info:eu-repo/semantics/openAccessRossini,Marcos RobertoCamargo Filho,Paulo Sérgio deYamaguti,Kleber EitiAlves,Marcio JoséAmorin,Luís Henrique Cardozopor2022-05-27T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172022000100611Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2022-05-27T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinação da velocidade das ondas extensionais em hastes metálicas delgadas
title Determinação da velocidade das ondas extensionais em hastes metálicas delgadas
spellingShingle Determinação da velocidade das ondas extensionais em hastes metálicas delgadas
Rossini,Marcos Roberto
Ensino de Física
frequência natural
ressonância
velocidade extensional
hastes
smartphone
title_short Determinação da velocidade das ondas extensionais em hastes metálicas delgadas
title_full Determinação da velocidade das ondas extensionais em hastes metálicas delgadas
title_fullStr Determinação da velocidade das ondas extensionais em hastes metálicas delgadas
title_full_unstemmed Determinação da velocidade das ondas extensionais em hastes metálicas delgadas
title_sort Determinação da velocidade das ondas extensionais em hastes metálicas delgadas
author Rossini,Marcos Roberto
author_facet Rossini,Marcos Roberto
Camargo Filho,Paulo Sérgio de
Yamaguti,Kleber Eiti
Alves,Marcio José
Amorin,Luís Henrique Cardozo
author_role author
author2 Camargo Filho,Paulo Sérgio de
Yamaguti,Kleber Eiti
Alves,Marcio José
Amorin,Luís Henrique Cardozo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossini,Marcos Roberto
Camargo Filho,Paulo Sérgio de
Yamaguti,Kleber Eiti
Alves,Marcio José
Amorin,Luís Henrique Cardozo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
frequência natural
ressonância
velocidade extensional
hastes
smartphone
topic Ensino de Física
frequência natural
ressonância
velocidade extensional
hastes
smartphone
description Desde o final do século XIX, e posteriormente impulsionado pelo desenvolvimento aeroespacial, a modelagem das vibrações em estruturas metálicas tem demandado grande empenho por parte dos pesquisadores. Acrescentese a isto a importância de se prever os abalos sísmicos e de se minimizar os danos que geram, e se tem mais um significativo propósito pelo estudo das ondas em estruturas. No curso de Física Clássica, aborda-se a ondulatória na perspectiva do oscilador harmônico, das ondas em cordas e em tubos sonoros, analisando-se as ondas longitudinais e transversais. Entretanto, ondas de superfície e ondas extensionais raramente são citadas, de forma que o presente trabalho pretende contribuir na pavimentação desta pequena lacuna, propondo uma atividade prática para calcular o módulo da velocidade das ondas extensionais em hastes de aço e alumínio, empregando as frequências dos harmônicos das ondas estacionárias extensionais. O desenvolvimento teórico é plenamente compreensível ao estudante que possua conhecimento básico de Física e de Cálculo Diferencial e Integral. O aparato experimental é de baixo custo e plenamente disponível. Determinam-se as frequências ressonantes com um telefone celular onde se instalou aplicativo Spectroid, gratuito. Obtiveram-se para as velocidades extensionais vext−Al = (5, 05±0, 02).103m/s e vext-aço = (5, 21±0, 08).103m/s, implicando que os respectivos desvios relativos em relação à literatura foram 1% e 0,6%, muito bons para um laboratório didático. A atividade ainda favorece o aprofundamento dos conceitos relacionados às oscilações e ainda traz fortes elementos lúdicos, como o emprego do telefone celular e o timbre agradável das hastes ressonantes, de forma que sua aplicação é plenamente factível e recomendável.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100611
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2022-0076
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.44 2022
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122426024525824