Determinação do módulo de elasticidade de Young por meio de um smartphone
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100466 |
Resumo: | No presente trabalho, apresenta-se uma proposta de atividade didática para estudantes de graduação dos cursos de Física e de Engenharia, visando a determinação do módulo de elasticidade do aço e do alumínio, empregando-se hastes constituídas por estes metais e um smartphone para se obterem os valores das frequências ressonantes dos harmônicos que se nelas estabelecem. A fundamentação teórica considerou a oscilação destas hastes submetidas a flexões simples, com extremos livres. Resolveu-se a equação da dinâmica do movimento para se obter as localizações dos nós, as frequências dos harmônicos, e a relação com o módulo de Young. Os ensaios práticos empregam técnicas de medida bastante simples, equipamentos altamente disponíveis e de muito baixo custo. Os resultados demonstraram a viabilidade da proposta que, além de explorar o ensino por meio de representações múltiplas, possui um forte apelo lúdico e sensorial, inclusive para estudantes com deficiência auditiva. Também há um viés de aplicabilidade para o ensino médio. |
id |
SBF-1_ce515dab0adc7d0db1f6f6fa840b3c99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172021000100466 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Determinação do módulo de elasticidade de Young por meio de um smartphoneEnsino de Físicafrequência naturalressonânciamódulo de elasticidadehastessmartphoneNo presente trabalho, apresenta-se uma proposta de atividade didática para estudantes de graduação dos cursos de Física e de Engenharia, visando a determinação do módulo de elasticidade do aço e do alumínio, empregando-se hastes constituídas por estes metais e um smartphone para se obterem os valores das frequências ressonantes dos harmônicos que se nelas estabelecem. A fundamentação teórica considerou a oscilação destas hastes submetidas a flexões simples, com extremos livres. Resolveu-se a equação da dinâmica do movimento para se obter as localizações dos nós, as frequências dos harmônicos, e a relação com o módulo de Young. Os ensaios práticos empregam técnicas de medida bastante simples, equipamentos altamente disponíveis e de muito baixo custo. Os resultados demonstraram a viabilidade da proposta que, além de explorar o ensino por meio de representações múltiplas, possui um forte apelo lúdico e sensorial, inclusive para estudantes com deficiência auditiva. Também há um viés de aplicabilidade para o ensino médio.Sociedade Brasileira de Física2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100466Revista Brasileira de Ensino de Física v.43 2021reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2021-0194info:eu-repo/semantics/openAccessRossini,Marcos Robertode Camargo Filho,Paulo SérgioYamaguti,Kleber EitiAlves,Marcio JoséAmorin,Luís Henrique Cardozopor2021-08-03T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172021000100466Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2021-08-03T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Determinação do módulo de elasticidade de Young por meio de um smartphone |
title |
Determinação do módulo de elasticidade de Young por meio de um smartphone |
spellingShingle |
Determinação do módulo de elasticidade de Young por meio de um smartphone Rossini,Marcos Roberto Ensino de Física frequência natural ressonância módulo de elasticidade hastes smartphone |
title_short |
Determinação do módulo de elasticidade de Young por meio de um smartphone |
title_full |
Determinação do módulo de elasticidade de Young por meio de um smartphone |
title_fullStr |
Determinação do módulo de elasticidade de Young por meio de um smartphone |
title_full_unstemmed |
Determinação do módulo de elasticidade de Young por meio de um smartphone |
title_sort |
Determinação do módulo de elasticidade de Young por meio de um smartphone |
author |
Rossini,Marcos Roberto |
author_facet |
Rossini,Marcos Roberto de Camargo Filho,Paulo Sérgio Yamaguti,Kleber Eiti Alves,Marcio José Amorin,Luís Henrique Cardozo |
author_role |
author |
author2 |
de Camargo Filho,Paulo Sérgio Yamaguti,Kleber Eiti Alves,Marcio José Amorin,Luís Henrique Cardozo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossini,Marcos Roberto de Camargo Filho,Paulo Sérgio Yamaguti,Kleber Eiti Alves,Marcio José Amorin,Luís Henrique Cardozo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física frequência natural ressonância módulo de elasticidade hastes smartphone |
topic |
Ensino de Física frequência natural ressonância módulo de elasticidade hastes smartphone |
description |
No presente trabalho, apresenta-se uma proposta de atividade didática para estudantes de graduação dos cursos de Física e de Engenharia, visando a determinação do módulo de elasticidade do aço e do alumínio, empregando-se hastes constituídas por estes metais e um smartphone para se obterem os valores das frequências ressonantes dos harmônicos que se nelas estabelecem. A fundamentação teórica considerou a oscilação destas hastes submetidas a flexões simples, com extremos livres. Resolveu-se a equação da dinâmica do movimento para se obter as localizações dos nós, as frequências dos harmônicos, e a relação com o módulo de Young. Os ensaios práticos empregam técnicas de medida bastante simples, equipamentos altamente disponíveis e de muito baixo custo. Os resultados demonstraram a viabilidade da proposta que, além de explorar o ensino por meio de representações múltiplas, possui um forte apelo lúdico e sensorial, inclusive para estudantes com deficiência auditiva. Também há um viés de aplicabilidade para o ensino médio. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100466 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1806-9126-rbef-2021-0194 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.43 2021 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122425507577856 |