Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000200015 |
Resumo: | A teoria da aprendizagem significativa busca, em sua essencia, a construção de significadosçõesos e coerentes na estrutura de conhecimento do indivíduo. Assim sendo, este texto foi elaborado com o intuito de transmitir, aos alunos e professores do Ensino Médio, conteúdos atuais que não são usualmente abordados nas disciplinas de física e química, bem como ligar esses conteúdos a exemplos e conceitos possíveis de serem trabalhados no dia-a-dia da sala de aula. Especificamente, este texto propõe a organização, apresentação e discussão da identificação e caracterização de materiais através da espectroscopia no infravermelho, uma técnica de análise moderna, precisa e muito usada numa grande variedade de aplicações que englobam desde as ciencias físicas, químicas e biológicas, passando ainda pela engenharia de materiais e ciencia forense. O texto tambem trabalha conceitos e definições atuais e interessantes, como os de espectro e espectroscopia, de uma maneira mais geral. |
id |
SBF-1_5bf7778b99a5fa33d42ea4db2a4e3322 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172012000200015 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médioespectroscopiaespectroscopia no infravermelhocaracterização de materiaisA teoria da aprendizagem significativa busca, em sua essencia, a construção de significadosçõesos e coerentes na estrutura de conhecimento do indivíduo. Assim sendo, este texto foi elaborado com o intuito de transmitir, aos alunos e professores do Ensino Médio, conteúdos atuais que não são usualmente abordados nas disciplinas de física e química, bem como ligar esses conteúdos a exemplos e conceitos possíveis de serem trabalhados no dia-a-dia da sala de aula. Especificamente, este texto propõe a organização, apresentação e discussão da identificação e caracterização de materiais através da espectroscopia no infravermelho, uma técnica de análise moderna, precisa e muito usada numa grande variedade de aplicações que englobam desde as ciencias físicas, químicas e biológicas, passando ainda pela engenharia de materiais e ciencia forense. O texto tambem trabalha conceitos e definições atuais e interessantes, como os de espectro e espectroscopia, de uma maneira mais geral.Sociedade Brasileira de Física2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000200015Revista Brasileira de Ensino de Física v.34 n.2 2012reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172012000200015info:eu-repo/semantics/openAccessLeite,Diego de OliveiraPrado,Rogério Junqueirapor2012-10-25T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172012000200015Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2012-10-25T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio |
title |
Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio |
spellingShingle |
Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio Leite,Diego de Oliveira espectroscopia espectroscopia no infravermelho caracterização de materiais |
title_short |
Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio |
title_full |
Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio |
title_fullStr |
Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio |
title_sort |
Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio |
author |
Leite,Diego de Oliveira |
author_facet |
Leite,Diego de Oliveira Prado,Rogério Junqueira |
author_role |
author |
author2 |
Prado,Rogério Junqueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite,Diego de Oliveira Prado,Rogério Junqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
espectroscopia espectroscopia no infravermelho caracterização de materiais |
topic |
espectroscopia espectroscopia no infravermelho caracterização de materiais |
description |
A teoria da aprendizagem significativa busca, em sua essencia, a construção de significadosçõesos e coerentes na estrutura de conhecimento do indivíduo. Assim sendo, este texto foi elaborado com o intuito de transmitir, aos alunos e professores do Ensino Médio, conteúdos atuais que não são usualmente abordados nas disciplinas de física e química, bem como ligar esses conteúdos a exemplos e conceitos possíveis de serem trabalhados no dia-a-dia da sala de aula. Especificamente, este texto propõe a organização, apresentação e discussão da identificação e caracterização de materiais através da espectroscopia no infravermelho, uma técnica de análise moderna, precisa e muito usada numa grande variedade de aplicações que englobam desde as ciencias físicas, químicas e biológicas, passando ainda pela engenharia de materiais e ciencia forense. O texto tambem trabalha conceitos e definições atuais e interessantes, como os de espectro e espectroscopia, de uma maneira mais geral. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000200015 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000200015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1806-11172012000200015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.34 n.2 2012 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122421456928768 |