Análise de crateras lunares como ferramenta alternativa para o ensino de física e astronomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite,Ibson José Maciel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza,Cícero Jailton de Morais, Barboza,Allan Christopher Rodrigues, Silva,José Weslley Pereira da, Monteiro,Mário Anonio Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100432
Resumo: Resumo Neste trabalho realizamos medições indiretas dos tamanhos de algumas crateras lunares, bem como, de suas coordenadas selenográficas a partir de fotografias da superfície lunar. Para realizar as análises das imagens e as medições desenvolvemos um software em Visual Basic, que denominamos Îasy. Comparando os resultados obtidos por meio do programa de computador desenvolvido com dados disponibilizados por um observatório astronômico, obtivemos desvios percentuais médios menores que 1%. Diante do potencial didático da ferramenta, capaz de reduzir as abstrações e produzir motivação, assim como, da confiabilidade dos resultados obtidos, constatamos que o software Îasy pode ser usado como ferramenta educacional, além de auxiliar astrônomos amadores no desenvolvimento de pesquisas e medições com boa precisão.
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