Avaliação de conceções alternativas no ensino de Astronomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Ana Rita Penedo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/10738
Resumo: Relatório profissional para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Física e Química
id RCAP_1302274eb0ab228e132c9980f76c563e
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/10738
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação de conceções alternativas no ensino de AstronomiaConceções alternativasAstronomiaEnsino da astronomiaRelatório profissional para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Física e QuímicaNos anos 60 e 70 do século passado, o ensino das ciências a um nível básico restringia-se a uma manipulação de objetos mas, atualmente, dá-se mais importância ao “pensar” do que ao “fazer”. Torna-se essencial que as crianças construam o seu conhecimento de diversas maneiras: através da experiência direta, sempre que possível, mas também através do uso de livros ou de outras fontes de informação, de computadores e também do debate entre elas. Na primeira parte, relatório da atividade profissional, expus os acontecimentos mais importantes que fizeram parte desta minha ingressão pelo ensino. Todo este caminho foi orientado por sucessivas reflexões de todos os acontecimentos, proporcionando-me um conjunto de experiências que fizeram com que evoluísse enquanto profissional. Na segunda parte, foi desenvolvido um estudo no âmbito do diagnóstico de conceções alternativas dos alunos em astronomia básica, de forma a permitir uma intervenção pedagógica específica no seu processo de construção de conhecimentos, sendo crucial realizar uma ligação entre as ideias padrão identificadas na literatura e a ação na sala de aula de modo a promover aprendizagens significativas. A construção de uma ferramenta de diagnóstico foi feita com base nas conceções alternativas já identificadas na literatura por diversos investigadores quanto a conceitos na área da astronomia, e resultou num teste sobre conceitos básicos de astronomia que foi aplicado a grupos de alunos do 7.º e 10.º de escolaridades e a professores, de várias escolas. A análise dos resultados obtidos através da aplicação do teste assume um carácter comparativo e aborda aspetos quanto à existência de conceções alternativas nos diferentes grupos de alunos, quanto à consistência dos resultados nas diferentes escolas, quanto à prevalência das conceções alternativas ao longo do percurso escolar e quanto aos resultados observados noutros estudos.Faculdade de Ciências e TecnologiaTeodoro, VítorRUNGuerra, Ana Rita Penedo2013-11-19T11:08:35Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/10738TID:201764652porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:44:38Zoai:run.unl.pt:10362/10738Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:41.626892Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de conceções alternativas no ensino de Astronomia
title Avaliação de conceções alternativas no ensino de Astronomia
spellingShingle Avaliação de conceções alternativas no ensino de Astronomia
Guerra, Ana Rita Penedo
Conceções alternativas
Astronomia
Ensino da astronomia
title_short Avaliação de conceções alternativas no ensino de Astronomia
title_full Avaliação de conceções alternativas no ensino de Astronomia
title_fullStr Avaliação de conceções alternativas no ensino de Astronomia
title_full_unstemmed Avaliação de conceções alternativas no ensino de Astronomia
title_sort Avaliação de conceções alternativas no ensino de Astronomia
author Guerra, Ana Rita Penedo
author_facet Guerra, Ana Rita Penedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teodoro, Vítor
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Ana Rita Penedo
dc.subject.por.fl_str_mv Conceções alternativas
Astronomia
Ensino da astronomia
topic Conceções alternativas
Astronomia
Ensino da astronomia
description Relatório profissional para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Física e Química
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-11-19T11:08:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/10738
TID:201764652
url http://hdl.handle.net/10362/10738
identifier_str_mv TID:201764652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137839803269120