Física moderna no Ensino Médio: com a palavra os autores dos livros didáticos do PNLEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dominguini,Lucas
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000200013
Resumo: A discussão sobre a inserção da física moderna no Ensino Médio vem se acentuando nos últimos anos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) evidenciam a necessidade desse conhecimento para os alunos da educação básica. Desta forma, o presente trabalho realiza uma análise dos livros didáticos de física disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNLEM). O objetivo da pesquisa é localizar a opinião dos autores dessas obras sobre a inserção da física moderna no Ensino Médio. Para tal, analisa-se a presença deste conteúdo no livro, bem como as informações advindas do manual do professor e do catálogo do PNLEM.
id SBF-1_69db62bf9f46505bd49b66472ba5351a
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172012000200013
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Física moderna no Ensino Médio: com a palavra os autores dos livros didáticos do PNLEMfísica modernaEnsino Médiolivro didáticoPNLEMA discussão sobre a inserção da física moderna no Ensino Médio vem se acentuando nos últimos anos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) evidenciam a necessidade desse conhecimento para os alunos da educação básica. Desta forma, o presente trabalho realiza uma análise dos livros didáticos de física disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNLEM). O objetivo da pesquisa é localizar a opinião dos autores dessas obras sobre a inserção da física moderna no Ensino Médio. Para tal, analisa-se a presença deste conteúdo no livro, bem como as informações advindas do manual do professor e do catálogo do PNLEM.Sociedade Brasileira de Física2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000200013Revista Brasileira de Ensino de Física v.34 n.2 2012reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172012000200013info:eu-repo/semantics/openAccessDominguini,Lucaspor2012-10-25T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172012000200013Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2012-10-25T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Física moderna no Ensino Médio: com a palavra os autores dos livros didáticos do PNLEM
title Física moderna no Ensino Médio: com a palavra os autores dos livros didáticos do PNLEM
spellingShingle Física moderna no Ensino Médio: com a palavra os autores dos livros didáticos do PNLEM
Dominguini,Lucas
física moderna
Ensino Médio
livro didático
PNLEM
title_short Física moderna no Ensino Médio: com a palavra os autores dos livros didáticos do PNLEM
title_full Física moderna no Ensino Médio: com a palavra os autores dos livros didáticos do PNLEM
title_fullStr Física moderna no Ensino Médio: com a palavra os autores dos livros didáticos do PNLEM
title_full_unstemmed Física moderna no Ensino Médio: com a palavra os autores dos livros didáticos do PNLEM
title_sort Física moderna no Ensino Médio: com a palavra os autores dos livros didáticos do PNLEM
author Dominguini,Lucas
author_facet Dominguini,Lucas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dominguini,Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv física moderna
Ensino Médio
livro didático
PNLEM
topic física moderna
Ensino Médio
livro didático
PNLEM
description A discussão sobre a inserção da física moderna no Ensino Médio vem se acentuando nos últimos anos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) evidenciam a necessidade desse conhecimento para os alunos da educação básica. Desta forma, o presente trabalho realiza uma análise dos livros didáticos de física disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNLEM). O objetivo da pesquisa é localizar a opinião dos autores dessas obras sobre a inserção da física moderna no Ensino Médio. Para tal, analisa-se a presença deste conteúdo no livro, bem como as informações advindas do manual do professor e do catálogo do PNLEM.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000200013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-11172012000200013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.34 n.2 2012
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122421454831616