O GPS: unindo ciência e tecnologia em aulas de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172011000200014 |
Resumo: | Neste artigo, os conceitos físicos envolvendo a tecnologia usada no Sistema de Posicionamento Global (GPS) são analisados do ponto de vista histórico e didático. As conexões existentes entre o funcionamento do GPS e as descobertas recentes da física, como a mecânica quântica e a teoria da relatividade, assim como os erros inerentes ao sistema, são descritos e exemplificados numericamente. Ao final, uma tarefa prática visando o melhor entendimento e familiarização com o sistema é sugerida. A partir da realização da atividade com alunos de graduação em física, algumas observações são feitas com o objetivo de orientar a execução da mesma. |
id |
SBF-1_703166851d9543a0f33072a93e9399ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172011000200014 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O GPS: unindo ciência e tecnologia em aulas de físicatecnologia espacialposicionamentoteoria da relatividademecânica quânticaensino de físicaNeste artigo, os conceitos físicos envolvendo a tecnologia usada no Sistema de Posicionamento Global (GPS) são analisados do ponto de vista histórico e didático. As conexões existentes entre o funcionamento do GPS e as descobertas recentes da física, como a mecânica quântica e a teoria da relatividade, assim como os erros inerentes ao sistema, são descritos e exemplificados numericamente. Ao final, uma tarefa prática visando o melhor entendimento e familiarização com o sistema é sugerida. A partir da realização da atividade com alunos de graduação em física, algumas observações são feitas com o objetivo de orientar a execução da mesma.Sociedade Brasileira de Física2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172011000200014Revista Brasileira de Ensino de Física v.33 n.2 2011reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172011000200014info:eu-repo/semantics/openAccessZanotta,Daniel CapellaCappelletto,ElianeMatsuoka,Marcelo Tomiopor2011-09-02T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172011000200014Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2011-09-02T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O GPS: unindo ciência e tecnologia em aulas de física |
title |
O GPS: unindo ciência e tecnologia em aulas de física |
spellingShingle |
O GPS: unindo ciência e tecnologia em aulas de física Zanotta,Daniel Capella tecnologia espacial posicionamento teoria da relatividade mecânica quântica ensino de física |
title_short |
O GPS: unindo ciência e tecnologia em aulas de física |
title_full |
O GPS: unindo ciência e tecnologia em aulas de física |
title_fullStr |
O GPS: unindo ciência e tecnologia em aulas de física |
title_full_unstemmed |
O GPS: unindo ciência e tecnologia em aulas de física |
title_sort |
O GPS: unindo ciência e tecnologia em aulas de física |
author |
Zanotta,Daniel Capella |
author_facet |
Zanotta,Daniel Capella Cappelletto,Eliane Matsuoka,Marcelo Tomio |
author_role |
author |
author2 |
Cappelletto,Eliane Matsuoka,Marcelo Tomio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanotta,Daniel Capella Cappelletto,Eliane Matsuoka,Marcelo Tomio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
tecnologia espacial posicionamento teoria da relatividade mecânica quântica ensino de física |
topic |
tecnologia espacial posicionamento teoria da relatividade mecânica quântica ensino de física |
description |
Neste artigo, os conceitos físicos envolvendo a tecnologia usada no Sistema de Posicionamento Global (GPS) são analisados do ponto de vista histórico e didático. As conexões existentes entre o funcionamento do GPS e as descobertas recentes da física, como a mecânica quântica e a teoria da relatividade, assim como os erros inerentes ao sistema, são descritos e exemplificados numericamente. Ao final, uma tarefa prática visando o melhor entendimento e familiarização com o sistema é sugerida. A partir da realização da atividade com alunos de graduação em física, algumas observações são feitas com o objetivo de orientar a execução da mesma. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172011000200014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172011000200014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1806-11172011000200014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.33 n.2 2011 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122421125578752 |