Relógio de sol com interação humana: uma poderosa ferramenta educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo,Samara da Silva Morett
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pessanha,Márlon Caetano Ramos, Schramm,Delson Ubiratan da Silva, Souza,Marcelo de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172013000200018
Resumo: Neste trabalho serão apresentados os resultados da utilização do relógio de sol analêmico como um importante método didático, uma ferramenta de auxílio no processo de ensino-aprendizagem de conceitos básicos de física e astronomia. Os relógios foram construídos em escolas públicas do Norte e Noroeste Fluminense, onde várias atividades foram desenvolvidas com as turmas envolvidas na pesquisa. O relógio de sol analêmico, ou relógio com interação humana, é uma forma didática lúdica de difundir conceitos básicos de física desde as séries iniciais do ensino fundamental. Este relógio é constituído de uma marcação em forma de elipse, onde se localizam as horas e outra que indica a posição do gnômon, cuja sombra servirá como o ponteiro do relógio. Neste caso o gnômon é um estudante que participa ativamente do processo de ensino-aprendizagem. O relógio é desenhado no pátio da escola. As atividades realizadas são divididas entre a sala de aula e o pátio. No pátio são realizadas a maior parte das atividades. O aluno tem a oportunidade de observar ao seu redor as mudanças aparentes da posição do Sol. O que dificulta a utilização deste recurso didático é o complexo processo de construção. Para auxiliar na sua construção desenvolvemos um gabarito, ou seja, um modelo do relógio de sol analêmico. O projeto está alcançando resultados satisfatórios, os quais demonstram o quanto o relógio de sol analêmico pode ajudar a aguçar a natureza investigativa do aluno.
id SBF-1_724a590beee01d94955adcf2609745c7
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172013000200018
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Relógio de sol com interação humana: uma poderosa ferramenta educacionalrelógio de sol analêmicorecurso pedagógicoensino de astronomiaNeste trabalho serão apresentados os resultados da utilização do relógio de sol analêmico como um importante método didático, uma ferramenta de auxílio no processo de ensino-aprendizagem de conceitos básicos de física e astronomia. Os relógios foram construídos em escolas públicas do Norte e Noroeste Fluminense, onde várias atividades foram desenvolvidas com as turmas envolvidas na pesquisa. O relógio de sol analêmico, ou relógio com interação humana, é uma forma didática lúdica de difundir conceitos básicos de física desde as séries iniciais do ensino fundamental. Este relógio é constituído de uma marcação em forma de elipse, onde se localizam as horas e outra que indica a posição do gnômon, cuja sombra servirá como o ponteiro do relógio. Neste caso o gnômon é um estudante que participa ativamente do processo de ensino-aprendizagem. O relógio é desenhado no pátio da escola. As atividades realizadas são divididas entre a sala de aula e o pátio. No pátio são realizadas a maior parte das atividades. O aluno tem a oportunidade de observar ao seu redor as mudanças aparentes da posição do Sol. O que dificulta a utilização deste recurso didático é o complexo processo de construção. Para auxiliar na sua construção desenvolvemos um gabarito, ou seja, um modelo do relógio de sol analêmico. O projeto está alcançando resultados satisfatórios, os quais demonstram o quanto o relógio de sol analêmico pode ajudar a aguçar a natureza investigativa do aluno.Sociedade Brasileira de Física2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172013000200018Revista Brasileira de Ensino de Física v.35 n.2 2013reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172013000200018info:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo,Samara da Silva MorettPessanha,Márlon Caetano RamosSchramm,Delson Ubiratan da SilvaSouza,Marcelo de Oliveirapor2013-07-05T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172013000200018Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2013-07-05T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Relógio de sol com interação humana: uma poderosa ferramenta educacional
title Relógio de sol com interação humana: uma poderosa ferramenta educacional
spellingShingle Relógio de sol com interação humana: uma poderosa ferramenta educacional
Azevedo,Samara da Silva Morett
relógio de sol analêmico
recurso pedagógico
ensino de astronomia
title_short Relógio de sol com interação humana: uma poderosa ferramenta educacional
title_full Relógio de sol com interação humana: uma poderosa ferramenta educacional
title_fullStr Relógio de sol com interação humana: uma poderosa ferramenta educacional
title_full_unstemmed Relógio de sol com interação humana: uma poderosa ferramenta educacional
title_sort Relógio de sol com interação humana: uma poderosa ferramenta educacional
author Azevedo,Samara da Silva Morett
author_facet Azevedo,Samara da Silva Morett
Pessanha,Márlon Caetano Ramos
Schramm,Delson Ubiratan da Silva
Souza,Marcelo de Oliveira
author_role author
author2 Pessanha,Márlon Caetano Ramos
Schramm,Delson Ubiratan da Silva
Souza,Marcelo de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo,Samara da Silva Morett
Pessanha,Márlon Caetano Ramos
Schramm,Delson Ubiratan da Silva
Souza,Marcelo de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv relógio de sol analêmico
recurso pedagógico
ensino de astronomia
topic relógio de sol analêmico
recurso pedagógico
ensino de astronomia
description Neste trabalho serão apresentados os resultados da utilização do relógio de sol analêmico como um importante método didático, uma ferramenta de auxílio no processo de ensino-aprendizagem de conceitos básicos de física e astronomia. Os relógios foram construídos em escolas públicas do Norte e Noroeste Fluminense, onde várias atividades foram desenvolvidas com as turmas envolvidas na pesquisa. O relógio de sol analêmico, ou relógio com interação humana, é uma forma didática lúdica de difundir conceitos básicos de física desde as séries iniciais do ensino fundamental. Este relógio é constituído de uma marcação em forma de elipse, onde se localizam as horas e outra que indica a posição do gnômon, cuja sombra servirá como o ponteiro do relógio. Neste caso o gnômon é um estudante que participa ativamente do processo de ensino-aprendizagem. O relógio é desenhado no pátio da escola. As atividades realizadas são divididas entre a sala de aula e o pátio. No pátio são realizadas a maior parte das atividades. O aluno tem a oportunidade de observar ao seu redor as mudanças aparentes da posição do Sol. O que dificulta a utilização deste recurso didático é o complexo processo de construção. Para auxiliar na sua construção desenvolvemos um gabarito, ou seja, um modelo do relógio de sol analêmico. O projeto está alcançando resultados satisfatórios, os quais demonstram o quanto o relógio de sol analêmico pode ajudar a aguçar a natureza investigativa do aluno.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172013000200018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172013000200018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-11172013000200018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.35 n.2 2013
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122421809250304