Elaboração de um jogo didático de biofísica como ferramenta de aprendizado e motivação para acadêmicos do curso de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado,Mariana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alves,Isabelle Santos, Maia,Eva Rita Ribeiro Medeiro, Magalhães,Alessandra Alves da Silva, Cordeiro,Isabelle Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100723
Resumo: Devido à pandemia da COVID-19, as Instituições de Ensino Superior (IES) necessitaram elaborar estratégias para manter as atividades de ensino e garantir que os alunos permaneçam com acesso à educação durante o isolamento social. Nesse contexto, a incorporação de metodologias ativas e o uso de recursos como jogos educativos se tornam ferramentas importantes para permitir aos discentes maior socialização, desenvolvimento da criatividade e a iniciativa para a resolução de problemas. O presente trabalho teve por objetivo elaborar um jogo didático baseado no Jogo Perfil, com o propósito de auxiliar na fixação de conceitos importantes na disciplina de Biofísica. A proposta do jogo foi estimular a motivação dos alunos, auxiliar na fixação de conceitos relacionados ao tema de estudo e promover uma maior socialização dos estudantes. No total, 39 alunos participantes foram questionados ao final do jogo sobre a sua percepção e aprendizado, e relataram que a estratégia contribuiu para sua motivação e melhor desempenho na disciplina. Estratégias como a elaboração de jogos didáticos e metodologias ativas são importantes para que assuntos mais complexos, como o ensino da Biofísica, se tornem mais prazerosos e tragam maior participação efetiva dos estudantes no processo de aprendizagem.
id SBF-1_78dd0f9d4b8fd3392be73cc2bf65b21c
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172021000100723
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Elaboração de um jogo didático de biofísica como ferramenta de aprendizado e motivação para acadêmicos do curso de medicinaBiofísicajogo didáticomotivaçãoe-learningDevido à pandemia da COVID-19, as Instituições de Ensino Superior (IES) necessitaram elaborar estratégias para manter as atividades de ensino e garantir que os alunos permaneçam com acesso à educação durante o isolamento social. Nesse contexto, a incorporação de metodologias ativas e o uso de recursos como jogos educativos se tornam ferramentas importantes para permitir aos discentes maior socialização, desenvolvimento da criatividade e a iniciativa para a resolução de problemas. O presente trabalho teve por objetivo elaborar um jogo didático baseado no Jogo Perfil, com o propósito de auxiliar na fixação de conceitos importantes na disciplina de Biofísica. A proposta do jogo foi estimular a motivação dos alunos, auxiliar na fixação de conceitos relacionados ao tema de estudo e promover uma maior socialização dos estudantes. No total, 39 alunos participantes foram questionados ao final do jogo sobre a sua percepção e aprendizado, e relataram que a estratégia contribuiu para sua motivação e melhor desempenho na disciplina. Estratégias como a elaboração de jogos didáticos e metodologias ativas são importantes para que assuntos mais complexos, como o ensino da Biofísica, se tornem mais prazerosos e tragam maior participação efetiva dos estudantes no processo de aprendizagem.Sociedade Brasileira de Física2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100723Revista Brasileira de Ensino de Física v.43 2021reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2021-0101info:eu-repo/semantics/openAccessMachado,MarianaAlves,Isabelle SantosMaia,Eva Rita Ribeiro MedeiroMagalhães,Alessandra Alves da SilvaCordeiro,Isabelle Bezerrapor2021-08-04T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172021000100723Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2021-08-04T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração de um jogo didático de biofísica como ferramenta de aprendizado e motivação para acadêmicos do curso de medicina
title Elaboração de um jogo didático de biofísica como ferramenta de aprendizado e motivação para acadêmicos do curso de medicina
spellingShingle Elaboração de um jogo didático de biofísica como ferramenta de aprendizado e motivação para acadêmicos do curso de medicina
Machado,Mariana
Biofísica
jogo didático
motivação
e-learning
title_short Elaboração de um jogo didático de biofísica como ferramenta de aprendizado e motivação para acadêmicos do curso de medicina
title_full Elaboração de um jogo didático de biofísica como ferramenta de aprendizado e motivação para acadêmicos do curso de medicina
title_fullStr Elaboração de um jogo didático de biofísica como ferramenta de aprendizado e motivação para acadêmicos do curso de medicina
title_full_unstemmed Elaboração de um jogo didático de biofísica como ferramenta de aprendizado e motivação para acadêmicos do curso de medicina
title_sort Elaboração de um jogo didático de biofísica como ferramenta de aprendizado e motivação para acadêmicos do curso de medicina
author Machado,Mariana
author_facet Machado,Mariana
Alves,Isabelle Santos
Maia,Eva Rita Ribeiro Medeiro
Magalhães,Alessandra Alves da Silva
Cordeiro,Isabelle Bezerra
author_role author
author2 Alves,Isabelle Santos
Maia,Eva Rita Ribeiro Medeiro
Magalhães,Alessandra Alves da Silva
Cordeiro,Isabelle Bezerra
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado,Mariana
Alves,Isabelle Santos
Maia,Eva Rita Ribeiro Medeiro
Magalhães,Alessandra Alves da Silva
Cordeiro,Isabelle Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Biofísica
jogo didático
motivação
e-learning
topic Biofísica
jogo didático
motivação
e-learning
description Devido à pandemia da COVID-19, as Instituições de Ensino Superior (IES) necessitaram elaborar estratégias para manter as atividades de ensino e garantir que os alunos permaneçam com acesso à educação durante o isolamento social. Nesse contexto, a incorporação de metodologias ativas e o uso de recursos como jogos educativos se tornam ferramentas importantes para permitir aos discentes maior socialização, desenvolvimento da criatividade e a iniciativa para a resolução de problemas. O presente trabalho teve por objetivo elaborar um jogo didático baseado no Jogo Perfil, com o propósito de auxiliar na fixação de conceitos importantes na disciplina de Biofísica. A proposta do jogo foi estimular a motivação dos alunos, auxiliar na fixação de conceitos relacionados ao tema de estudo e promover uma maior socialização dos estudantes. No total, 39 alunos participantes foram questionados ao final do jogo sobre a sua percepção e aprendizado, e relataram que a estratégia contribuiu para sua motivação e melhor desempenho na disciplina. Estratégias como a elaboração de jogos didáticos e metodologias ativas são importantes para que assuntos mais complexos, como o ensino da Biofísica, se tornem mais prazerosos e tragam maior participação efetiva dos estudantes no processo de aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100723
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2021-0101
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.43 2021
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122425599852544