Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio: auto aprendizagem guiada por aplicativo web

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandez,João Vitor Martins
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lixandrão Filho,Arnaldo Luis, Guedes,Sandro, Monteleone,Pedro Duran, Prearo,Ivan, Cordeiro,Gustavo, Hernandes,Andrei Arruda, Hadler Neto,Julio Cesar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100736
Resumo: O novo ensino médio permite ao estudante, num currículo de vários tópicos, que escolha a área de ciência e tecnologia, onde estão presentes habilidades sobre radiações/radioatividade. Trata-se de um tema que envolve diversas aplicações para a sociedade, como para a área médica, onde é possível diagnosticar e tratar doenças, bem como aplicações industriais e a produção de energia elétrica livre da emissão de gases estufa. No entanto, a forma como a radiação ionizante tem sido tratada pela mídia tende a afastar o jovem estudante do ensino médio dessa área da ciência. Devido à importância do tema, este trabalho traz uma proposta alternativa para o novo ensino médio, onde o ensino vai se dar de uma forma crítica, relativamente aprofundada e não tendenciosa. O material pode ser acessado online através do link https://sites.google.com/unicamp.br/radschool/.
id SBF-1_7bea4001dbb068e31127807227b587f6
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172021000100736
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio: auto aprendizagem guiada por aplicativo webAplicativo web de ensinonovo ensino médiofísica das radiaçõesO novo ensino médio permite ao estudante, num currículo de vários tópicos, que escolha a área de ciência e tecnologia, onde estão presentes habilidades sobre radiações/radioatividade. Trata-se de um tema que envolve diversas aplicações para a sociedade, como para a área médica, onde é possível diagnosticar e tratar doenças, bem como aplicações industriais e a produção de energia elétrica livre da emissão de gases estufa. No entanto, a forma como a radiação ionizante tem sido tratada pela mídia tende a afastar o jovem estudante do ensino médio dessa área da ciência. Devido à importância do tema, este trabalho traz uma proposta alternativa para o novo ensino médio, onde o ensino vai se dar de uma forma crítica, relativamente aprofundada e não tendenciosa. O material pode ser acessado online através do link https://sites.google.com/unicamp.br/radschool/.Sociedade Brasileira de Física2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100736Revista Brasileira de Ensino de Física v.43 2021reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2021-0295info:eu-repo/semantics/openAccessFernandez,João Vitor MartinsLixandrão Filho,Arnaldo LuisGuedes,SandroMonteleone,Pedro DuranPrearo,IvanCordeiro,GustavoHernandes,Andrei ArrudaHadler Neto,Julio Cesarpor2021-10-25T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172021000100736Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2021-10-25T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio: auto aprendizagem guiada por aplicativo web
title Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio: auto aprendizagem guiada por aplicativo web
spellingShingle Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio: auto aprendizagem guiada por aplicativo web
Fernandez,João Vitor Martins
Aplicativo web de ensino
novo ensino médio
física das radiações
title_short Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio: auto aprendizagem guiada por aplicativo web
title_full Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio: auto aprendizagem guiada por aplicativo web
title_fullStr Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio: auto aprendizagem guiada por aplicativo web
title_full_unstemmed Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio: auto aprendizagem guiada por aplicativo web
title_sort Uma nova estratégia para o ensino de física nuclear e radioatividade para o novo ensino médio: auto aprendizagem guiada por aplicativo web
author Fernandez,João Vitor Martins
author_facet Fernandez,João Vitor Martins
Lixandrão Filho,Arnaldo Luis
Guedes,Sandro
Monteleone,Pedro Duran
Prearo,Ivan
Cordeiro,Gustavo
Hernandes,Andrei Arruda
Hadler Neto,Julio Cesar
author_role author
author2 Lixandrão Filho,Arnaldo Luis
Guedes,Sandro
Monteleone,Pedro Duran
Prearo,Ivan
Cordeiro,Gustavo
Hernandes,Andrei Arruda
Hadler Neto,Julio Cesar
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandez,João Vitor Martins
Lixandrão Filho,Arnaldo Luis
Guedes,Sandro
Monteleone,Pedro Duran
Prearo,Ivan
Cordeiro,Gustavo
Hernandes,Andrei Arruda
Hadler Neto,Julio Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Aplicativo web de ensino
novo ensino médio
física das radiações
topic Aplicativo web de ensino
novo ensino médio
física das radiações
description O novo ensino médio permite ao estudante, num currículo de vários tópicos, que escolha a área de ciência e tecnologia, onde estão presentes habilidades sobre radiações/radioatividade. Trata-se de um tema que envolve diversas aplicações para a sociedade, como para a área médica, onde é possível diagnosticar e tratar doenças, bem como aplicações industriais e a produção de energia elétrica livre da emissão de gases estufa. No entanto, a forma como a radiação ionizante tem sido tratada pela mídia tende a afastar o jovem estudante do ensino médio dessa área da ciência. Devido à importância do tema, este trabalho traz uma proposta alternativa para o novo ensino médio, onde o ensino vai se dar de uma forma crítica, relativamente aprofundada e não tendenciosa. O material pode ser acessado online através do link https://sites.google.com/unicamp.br/radschool/.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100736
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2021-0295
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.43 2021
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122425620824064