Utilização de plataformas interativas e novas tecnologias no ensino de física das radiações para cursos da área de saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000400501 |
Resumo: | Resumo O presente artigo apresenta a dificuldade que discentes das áreas de saúde encontram na compreensão de conceitos de Física das Radiações e sua aplicabilidade. A utilização de ferramentas e métodos inovadores e tecnológicos associados aos conceitos teóricos favorece o ensino-aprendizagem. A pesquisa descreve resultados que retratam mudanças que são percebidas nos estudantes durante e após a utilização das ferramentas e demonstram a posição do estudante como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. A partir de um movimento de transformação das estruturas disciplinares, evidencia-se a correlação entre a busca de maior participação ativa e crítica dos estudantes quando se tem um dinamismo nas aulas. Conclui-se que as vantagens em termos de aproveitamento, desempenho académico e satisfação dos estudantes envolvidos quando comparado com os métodos tradicionais de ensino, foi de aproximadamente 93% de aceitação, o que expressa um aumento significativo no desempenho dos alunos e a boa aceitação de tais metodologias. Verifica-se também a satisfação do professor, que passa a estimular mais seus alunos, a exercer diversas atividades mentais dos discentes em novas proposta, oportunizando que estes assimilarem e construíam novos conhecimentos, desenvolvendo o raciocínio crítico. |
id |
SBF-1_e08c83fe340e163982f2058e59b14ae8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172019000400501 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização de plataformas interativas e novas tecnologias no ensino de física das radiações para cursos da área de saúdeFísica das radiações aprendizagem significativenovas tecnologiasResumo O presente artigo apresenta a dificuldade que discentes das áreas de saúde encontram na compreensão de conceitos de Física das Radiações e sua aplicabilidade. A utilização de ferramentas e métodos inovadores e tecnológicos associados aos conceitos teóricos favorece o ensino-aprendizagem. A pesquisa descreve resultados que retratam mudanças que são percebidas nos estudantes durante e após a utilização das ferramentas e demonstram a posição do estudante como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. A partir de um movimento de transformação das estruturas disciplinares, evidencia-se a correlação entre a busca de maior participação ativa e crítica dos estudantes quando se tem um dinamismo nas aulas. Conclui-se que as vantagens em termos de aproveitamento, desempenho académico e satisfação dos estudantes envolvidos quando comparado com os métodos tradicionais de ensino, foi de aproximadamente 93% de aceitação, o que expressa um aumento significativo no desempenho dos alunos e a boa aceitação de tais metodologias. Verifica-se também a satisfação do professor, que passa a estimular mais seus alunos, a exercer diversas atividades mentais dos discentes em novas proposta, oportunizando que estes assimilarem e construíam novos conhecimentos, desenvolvendo o raciocínio crítico.Sociedade Brasileira de Física2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000400501Revista Brasileira de Ensino de Física v.41 n.4 2019reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2018-0354info:eu-repo/semantics/openAccessLeal,Teresa Cristina dos SantosOliveira,Alaercio Aparecido depor2019-04-22T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172019000400501Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2019-04-22T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de plataformas interativas e novas tecnologias no ensino de física das radiações para cursos da área de saúde |
title |
Utilização de plataformas interativas e novas tecnologias no ensino de física das radiações para cursos da área de saúde |
spellingShingle |
Utilização de plataformas interativas e novas tecnologias no ensino de física das radiações para cursos da área de saúde Leal,Teresa Cristina dos Santos Física das radiações aprendizagem significative novas tecnologias |
title_short |
Utilização de plataformas interativas e novas tecnologias no ensino de física das radiações para cursos da área de saúde |
title_full |
Utilização de plataformas interativas e novas tecnologias no ensino de física das radiações para cursos da área de saúde |
title_fullStr |
Utilização de plataformas interativas e novas tecnologias no ensino de física das radiações para cursos da área de saúde |
title_full_unstemmed |
Utilização de plataformas interativas e novas tecnologias no ensino de física das radiações para cursos da área de saúde |
title_sort |
Utilização de plataformas interativas e novas tecnologias no ensino de física das radiações para cursos da área de saúde |
author |
Leal,Teresa Cristina dos Santos |
author_facet |
Leal,Teresa Cristina dos Santos Oliveira,Alaercio Aparecido de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Alaercio Aparecido de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal,Teresa Cristina dos Santos Oliveira,Alaercio Aparecido de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física das radiações aprendizagem significative novas tecnologias |
topic |
Física das radiações aprendizagem significative novas tecnologias |
description |
Resumo O presente artigo apresenta a dificuldade que discentes das áreas de saúde encontram na compreensão de conceitos de Física das Radiações e sua aplicabilidade. A utilização de ferramentas e métodos inovadores e tecnológicos associados aos conceitos teóricos favorece o ensino-aprendizagem. A pesquisa descreve resultados que retratam mudanças que são percebidas nos estudantes durante e após a utilização das ferramentas e demonstram a posição do estudante como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. A partir de um movimento de transformação das estruturas disciplinares, evidencia-se a correlação entre a busca de maior participação ativa e crítica dos estudantes quando se tem um dinamismo nas aulas. Conclui-se que as vantagens em termos de aproveitamento, desempenho académico e satisfação dos estudantes envolvidos quando comparado com os métodos tradicionais de ensino, foi de aproximadamente 93% de aceitação, o que expressa um aumento significativo no desempenho dos alunos e a boa aceitação de tais metodologias. Verifica-se também a satisfação do professor, que passa a estimular mais seus alunos, a exercer diversas atividades mentais dos discentes em novas proposta, oportunizando que estes assimilarem e construíam novos conhecimentos, desenvolvendo o raciocínio crítico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000400501 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000400501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1806-9126-rbef-2018-0354 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.41 n.4 2019 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122424364630016 |