Utilização de plataformas interativas e novas tecnologias no ensino de física das radiações para cursos da área de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal,Teresa Cristina dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira,Alaercio Aparecido de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000400501
Resumo: Resumo O presente artigo apresenta a dificuldade que discentes das áreas de saúde encontram na compreensão de conceitos de Física das Radiações e sua aplicabilidade. A utilização de ferramentas e métodos inovadores e tecnológicos associados aos conceitos teóricos favorece o ensino-aprendizagem. A pesquisa descreve resultados que retratam mudanças que são percebidas nos estudantes durante e após a utilização das ferramentas e demonstram a posição do estudante como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. A partir de um movimento de transformação das estruturas disciplinares, evidencia-se a correlação entre a busca de maior participação ativa e crítica dos estudantes quando se tem um dinamismo nas aulas. Conclui-se que as vantagens em termos de aproveitamento, desempenho académico e satisfação dos estudantes envolvidos quando comparado com os métodos tradicionais de ensino, foi de aproximadamente 93% de aceitação, o que expressa um aumento significativo no desempenho dos alunos e a boa aceitação de tais metodologias. Verifica-se também a satisfação do professor, que passa a estimular mais seus alunos, a exercer diversas atividades mentais dos discentes em novas proposta, oportunizando que estes assimilarem e construíam novos conhecimentos, desenvolvendo o raciocínio crítico.
id SBF-1_e08c83fe340e163982f2058e59b14ae8
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172019000400501
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Utilização de plataformas interativas e novas tecnologias no ensino de física das radiações para cursos da área de saúdeFísica das radiações aprendizagem significativenovas tecnologiasResumo O presente artigo apresenta a dificuldade que discentes das áreas de saúde encontram na compreensão de conceitos de Física das Radiações e sua aplicabilidade. A utilização de ferramentas e métodos inovadores e tecnológicos associados aos conceitos teóricos favorece o ensino-aprendizagem. A pesquisa descreve resultados que retratam mudanças que são percebidas nos estudantes durante e após a utilização das ferramentas e demonstram a posição do estudante como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. A partir de um movimento de transformação das estruturas disciplinares, evidencia-se a correlação entre a busca de maior participação ativa e crítica dos estudantes quando se tem um dinamismo nas aulas. Conclui-se que as vantagens em termos de aproveitamento, desempenho académico e satisfação dos estudantes envolvidos quando comparado com os métodos tradicionais de ensino, foi de aproximadamente 93% de aceitação, o que expressa um aumento significativo no desempenho dos alunos e a boa aceitação de tais metodologias. Verifica-se também a satisfação do professor, que passa a estimular mais seus alunos, a exercer diversas atividades mentais dos discentes em novas proposta, oportunizando que estes assimilarem e construíam novos conhecimentos, desenvolvendo o raciocínio crítico.Sociedade Brasileira de Física2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000400501Revista Brasileira de Ensino de Física v.41 n.4 2019reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2018-0354info:eu-repo/semantics/openAccessLeal,Teresa Cristina dos SantosOliveira,Alaercio Aparecido depor2019-04-22T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172019000400501Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2019-04-22T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de plataformas interativas e novas tecnologias no ensino de física das radiações para cursos da área de saúde
title Utilização de plataformas interativas e novas tecnologias no ensino de física das radiações para cursos da área de saúde
spellingShingle Utilização de plataformas interativas e novas tecnologias no ensino de física das radiações para cursos da área de saúde
Leal,Teresa Cristina dos Santos
Física das radiações aprendizagem significative
novas tecnologias
title_short Utilização de plataformas interativas e novas tecnologias no ensino de física das radiações para cursos da área de saúde
title_full Utilização de plataformas interativas e novas tecnologias no ensino de física das radiações para cursos da área de saúde
title_fullStr Utilização de plataformas interativas e novas tecnologias no ensino de física das radiações para cursos da área de saúde
title_full_unstemmed Utilização de plataformas interativas e novas tecnologias no ensino de física das radiações para cursos da área de saúde
title_sort Utilização de plataformas interativas e novas tecnologias no ensino de física das radiações para cursos da área de saúde
author Leal,Teresa Cristina dos Santos
author_facet Leal,Teresa Cristina dos Santos
Oliveira,Alaercio Aparecido de
author_role author
author2 Oliveira,Alaercio Aparecido de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal,Teresa Cristina dos Santos
Oliveira,Alaercio Aparecido de
dc.subject.por.fl_str_mv Física das radiações aprendizagem significative
novas tecnologias
topic Física das radiações aprendizagem significative
novas tecnologias
description Resumo O presente artigo apresenta a dificuldade que discentes das áreas de saúde encontram na compreensão de conceitos de Física das Radiações e sua aplicabilidade. A utilização de ferramentas e métodos inovadores e tecnológicos associados aos conceitos teóricos favorece o ensino-aprendizagem. A pesquisa descreve resultados que retratam mudanças que são percebidas nos estudantes durante e após a utilização das ferramentas e demonstram a posição do estudante como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. A partir de um movimento de transformação das estruturas disciplinares, evidencia-se a correlação entre a busca de maior participação ativa e crítica dos estudantes quando se tem um dinamismo nas aulas. Conclui-se que as vantagens em termos de aproveitamento, desempenho académico e satisfação dos estudantes envolvidos quando comparado com os métodos tradicionais de ensino, foi de aproximadamente 93% de aceitação, o que expressa um aumento significativo no desempenho dos alunos e a boa aceitação de tais metodologias. Verifica-se também a satisfação do professor, que passa a estimular mais seus alunos, a exercer diversas atividades mentais dos discentes em novas proposta, oportunizando que estes assimilarem e construíam novos conhecimentos, desenvolvendo o raciocínio crítico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000400501
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000400501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2018-0354
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.41 n.4 2019
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122424364630016