Consequências das descontextualizações em um livro didático: uma análise do tema radioatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro,Marinês Domingues
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Peduzzi,Luiz O. Q.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172013000300027
Resumo: Na década de 1980, Chevallard investigou as transformações sofridas pelo conhecimento científico para se tornar ensinável, chamando esse processo de Transposição Didática. Em livros textos de ciências, em geral, esse processo envolve a apresentação de conteúdos organizados de forma lógica, sem preocupações com as origens histórico-filosóficas do contexto de geração desses conhecimentos. Essa didática descontextualizadora, além de propagar equívocos sobre a natureza da ciência e do trabalho científico, é falha também quando, inadvertidamente, faz uso de conceitos estranhos ao quadro conceitual de origem em que são abordados determinados assuntos, utilizando a história da ciência como mero conteúdo introdutório. Nesse trabalho analisa-se a transposição didática da radioatividade em um livro usado em disciplinas de estrutura da matéria e afins, na formação de professores e futuros cientistas.
id SBF-1_89bffbe5694016bd2bc6d22bbf1c69ee
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172013000300027
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Consequências das descontextualizações em um livro didático: uma análise do tema radioatividadetransposição didáticahistória da ciênciaradioatividadelivro didáticoNa década de 1980, Chevallard investigou as transformações sofridas pelo conhecimento científico para se tornar ensinável, chamando esse processo de Transposição Didática. Em livros textos de ciências, em geral, esse processo envolve a apresentação de conteúdos organizados de forma lógica, sem preocupações com as origens histórico-filosóficas do contexto de geração desses conhecimentos. Essa didática descontextualizadora, além de propagar equívocos sobre a natureza da ciência e do trabalho científico, é falha também quando, inadvertidamente, faz uso de conceitos estranhos ao quadro conceitual de origem em que são abordados determinados assuntos, utilizando a história da ciência como mero conteúdo introdutório. Nesse trabalho analisa-se a transposição didática da radioatividade em um livro usado em disciplinas de estrutura da matéria e afins, na formação de professores e futuros cientistas.Sociedade Brasileira de Física2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172013000300027Revista Brasileira de Ensino de Física v.35 n.3 2013reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172013000300027info:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro,Marinês DominguesPeduzzi,Luiz O. Q.por2013-10-31T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172013000300027Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2013-10-31T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Consequências das descontextualizações em um livro didático: uma análise do tema radioatividade
title Consequências das descontextualizações em um livro didático: uma análise do tema radioatividade
spellingShingle Consequências das descontextualizações em um livro didático: uma análise do tema radioatividade
Cordeiro,Marinês Domingues
transposição didática
história da ciência
radioatividade
livro didático
title_short Consequências das descontextualizações em um livro didático: uma análise do tema radioatividade
title_full Consequências das descontextualizações em um livro didático: uma análise do tema radioatividade
title_fullStr Consequências das descontextualizações em um livro didático: uma análise do tema radioatividade
title_full_unstemmed Consequências das descontextualizações em um livro didático: uma análise do tema radioatividade
title_sort Consequências das descontextualizações em um livro didático: uma análise do tema radioatividade
author Cordeiro,Marinês Domingues
author_facet Cordeiro,Marinês Domingues
Peduzzi,Luiz O. Q.
author_role author
author2 Peduzzi,Luiz O. Q.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro,Marinês Domingues
Peduzzi,Luiz O. Q.
dc.subject.por.fl_str_mv transposição didática
história da ciência
radioatividade
livro didático
topic transposição didática
história da ciência
radioatividade
livro didático
description Na década de 1980, Chevallard investigou as transformações sofridas pelo conhecimento científico para se tornar ensinável, chamando esse processo de Transposição Didática. Em livros textos de ciências, em geral, esse processo envolve a apresentação de conteúdos organizados de forma lógica, sem preocupações com as origens histórico-filosóficas do contexto de geração desses conhecimentos. Essa didática descontextualizadora, além de propagar equívocos sobre a natureza da ciência e do trabalho científico, é falha também quando, inadvertidamente, faz uso de conceitos estranhos ao quadro conceitual de origem em que são abordados determinados assuntos, utilizando a história da ciência como mero conteúdo introdutório. Nesse trabalho analisa-se a transposição didática da radioatividade em um livro usado em disciplinas de estrutura da matéria e afins, na formação de professores e futuros cientistas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172013000300027
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172013000300027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-11172013000300027
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.35 n.3 2013
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122421860630528