Consequências das descontextualizações em um livro didático: uma análise do tema radioatividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172013000300027 |
Resumo: | Na década de 1980, Chevallard investigou as transformações sofridas pelo conhecimento científico para se tornar ensinável, chamando esse processo de Transposição Didática. Em livros textos de ciências, em geral, esse processo envolve a apresentação de conteúdos organizados de forma lógica, sem preocupações com as origens histórico-filosóficas do contexto de geração desses conhecimentos. Essa didática descontextualizadora, além de propagar equívocos sobre a natureza da ciência e do trabalho científico, é falha também quando, inadvertidamente, faz uso de conceitos estranhos ao quadro conceitual de origem em que são abordados determinados assuntos, utilizando a história da ciência como mero conteúdo introdutório. Nesse trabalho analisa-se a transposição didática da radioatividade em um livro usado em disciplinas de estrutura da matéria e afins, na formação de professores e futuros cientistas. |
id |
SBF-1_89bffbe5694016bd2bc6d22bbf1c69ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172013000300027 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Consequências das descontextualizações em um livro didático: uma análise do tema radioatividadetransposição didáticahistória da ciênciaradioatividadelivro didáticoNa década de 1980, Chevallard investigou as transformações sofridas pelo conhecimento científico para se tornar ensinável, chamando esse processo de Transposição Didática. Em livros textos de ciências, em geral, esse processo envolve a apresentação de conteúdos organizados de forma lógica, sem preocupações com as origens histórico-filosóficas do contexto de geração desses conhecimentos. Essa didática descontextualizadora, além de propagar equívocos sobre a natureza da ciência e do trabalho científico, é falha também quando, inadvertidamente, faz uso de conceitos estranhos ao quadro conceitual de origem em que são abordados determinados assuntos, utilizando a história da ciência como mero conteúdo introdutório. Nesse trabalho analisa-se a transposição didática da radioatividade em um livro usado em disciplinas de estrutura da matéria e afins, na formação de professores e futuros cientistas.Sociedade Brasileira de Física2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172013000300027Revista Brasileira de Ensino de Física v.35 n.3 2013reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172013000300027info:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro,Marinês DominguesPeduzzi,Luiz O. Q.por2013-10-31T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172013000300027Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2013-10-31T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consequências das descontextualizações em um livro didático: uma análise do tema radioatividade |
title |
Consequências das descontextualizações em um livro didático: uma análise do tema radioatividade |
spellingShingle |
Consequências das descontextualizações em um livro didático: uma análise do tema radioatividade Cordeiro,Marinês Domingues transposição didática história da ciência radioatividade livro didático |
title_short |
Consequências das descontextualizações em um livro didático: uma análise do tema radioatividade |
title_full |
Consequências das descontextualizações em um livro didático: uma análise do tema radioatividade |
title_fullStr |
Consequências das descontextualizações em um livro didático: uma análise do tema radioatividade |
title_full_unstemmed |
Consequências das descontextualizações em um livro didático: uma análise do tema radioatividade |
title_sort |
Consequências das descontextualizações em um livro didático: uma análise do tema radioatividade |
author |
Cordeiro,Marinês Domingues |
author_facet |
Cordeiro,Marinês Domingues Peduzzi,Luiz O. Q. |
author_role |
author |
author2 |
Peduzzi,Luiz O. Q. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro,Marinês Domingues Peduzzi,Luiz O. Q. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
transposição didática história da ciência radioatividade livro didático |
topic |
transposição didática história da ciência radioatividade livro didático |
description |
Na década de 1980, Chevallard investigou as transformações sofridas pelo conhecimento científico para se tornar ensinável, chamando esse processo de Transposição Didática. Em livros textos de ciências, em geral, esse processo envolve a apresentação de conteúdos organizados de forma lógica, sem preocupações com as origens histórico-filosóficas do contexto de geração desses conhecimentos. Essa didática descontextualizadora, além de propagar equívocos sobre a natureza da ciência e do trabalho científico, é falha também quando, inadvertidamente, faz uso de conceitos estranhos ao quadro conceitual de origem em que são abordados determinados assuntos, utilizando a história da ciência como mero conteúdo introdutório. Nesse trabalho analisa-se a transposição didática da radioatividade em um livro usado em disciplinas de estrutura da matéria e afins, na formação de professores e futuros cientistas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172013000300027 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172013000300027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1806-11172013000300027 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.35 n.3 2013 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122421860630528 |