O ENSINO DE HISTÓRIA E O LUGAR DO LIVRO DIDÁTICO NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO SABER ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5317 |
Resumo: | Este artigo teve como foco de abordagem o lugar do Livro Didático (LD) de História na transposição didática do saber escolar. Destarte, a proposta aqui é de ampliar essa discussão, analisando a utilização do LD como instrumento de transposição didática do conhecimento sistematizado. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual de Mossoró (RN), nas turmas do 2º ao 5° ano do Ensino Fundamental, por isso pode inserir-se no campo das pesquisas qualitativas, como um estudo de caso. Para a produção de dados foi utilizada a observação in loco, um questionário com perguntas abertas e fechadas e a análise documental. Os pressupostos teóricos que embasaram a análise foram os estudos de Bittencourt (2004) e Chevallard (1991). O desenvolvimento da investigação permitiu compreender que o LD é, de fato, utilizado no processo de transposição didática. Entretanto, verificou-se que a professora da turma em observação possui grandes dificuldades com relação à compreensão dos saberes específicos da História. Igualmente foi constatado que na transposição didática ocorre uma simplificação do conhecimento, o que, por vezes, ocasiona a superficialidade e até mesmo a distorção dos conceitos abordados. |
id |
IFRN-3_b956a9e7c2f2cae58519c67119509d3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/5317 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE HISTÓRIA E O LUGAR DO LIVRO DIDÁTICO NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO SABER ESCOLARLivro DidáticoTransposição DidáticaEnsino de História.Este artigo teve como foco de abordagem o lugar do Livro Didático (LD) de História na transposição didática do saber escolar. Destarte, a proposta aqui é de ampliar essa discussão, analisando a utilização do LD como instrumento de transposição didática do conhecimento sistematizado. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual de Mossoró (RN), nas turmas do 2º ao 5° ano do Ensino Fundamental, por isso pode inserir-se no campo das pesquisas qualitativas, como um estudo de caso. Para a produção de dados foi utilizada a observação in loco, um questionário com perguntas abertas e fechadas e a análise documental. Os pressupostos teóricos que embasaram a análise foram os estudos de Bittencourt (2004) e Chevallard (1991). O desenvolvimento da investigação permitiu compreender que o LD é, de fato, utilizado no processo de transposição didática. Entretanto, verificou-se que a professora da turma em observação possui grandes dificuldades com relação à compreensão dos saberes específicos da História. Igualmente foi constatado que na transposição didática ocorre uma simplificação do conhecimento, o que, por vezes, ocasiona a superficialidade e até mesmo a distorção dos conceitos abordados.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/531710.15628/holos.2017.5317HOLOS; v. 3 (2017); 150-1631807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5317/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Aleksandra Nogueira de OliveiraAguiar, Ana Lúcia OliveiraFernandes, Stenio de Brito2022-05-01T20:18:32Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5317Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:18:32Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE HISTÓRIA E O LUGAR DO LIVRO DIDÁTICO NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO SABER ESCOLAR |
title |
O ENSINO DE HISTÓRIA E O LUGAR DO LIVRO DIDÁTICO NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO SABER ESCOLAR |
spellingShingle |
O ENSINO DE HISTÓRIA E O LUGAR DO LIVRO DIDÁTICO NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO SABER ESCOLAR Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira Livro Didático Transposição Didática Ensino de História. |
title_short |
O ENSINO DE HISTÓRIA E O LUGAR DO LIVRO DIDÁTICO NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO SABER ESCOLAR |
title_full |
O ENSINO DE HISTÓRIA E O LUGAR DO LIVRO DIDÁTICO NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO SABER ESCOLAR |
title_fullStr |
O ENSINO DE HISTÓRIA E O LUGAR DO LIVRO DIDÁTICO NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO SABER ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE HISTÓRIA E O LUGAR DO LIVRO DIDÁTICO NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO SABER ESCOLAR |
title_sort |
O ENSINO DE HISTÓRIA E O LUGAR DO LIVRO DIDÁTICO NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO SABER ESCOLAR |
author |
Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira |
author_facet |
Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira Aguiar, Ana Lúcia Oliveira Fernandes, Stenio de Brito |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar, Ana Lúcia Oliveira Fernandes, Stenio de Brito |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira Aguiar, Ana Lúcia Oliveira Fernandes, Stenio de Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro Didático Transposição Didática Ensino de História. |
topic |
Livro Didático Transposição Didática Ensino de História. |
description |
Este artigo teve como foco de abordagem o lugar do Livro Didático (LD) de História na transposição didática do saber escolar. Destarte, a proposta aqui é de ampliar essa discussão, analisando a utilização do LD como instrumento de transposição didática do conhecimento sistematizado. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual de Mossoró (RN), nas turmas do 2º ao 5° ano do Ensino Fundamental, por isso pode inserir-se no campo das pesquisas qualitativas, como um estudo de caso. Para a produção de dados foi utilizada a observação in loco, um questionário com perguntas abertas e fechadas e a análise documental. Os pressupostos teóricos que embasaram a análise foram os estudos de Bittencourt (2004) e Chevallard (1991). O desenvolvimento da investigação permitiu compreender que o LD é, de fato, utilizado no processo de transposição didática. Entretanto, verificou-se que a professora da turma em observação possui grandes dificuldades com relação à compreensão dos saberes específicos da História. Igualmente foi constatado que na transposição didática ocorre uma simplificação do conhecimento, o que, por vezes, ocasiona a superficialidade e até mesmo a distorção dos conceitos abordados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5317 10.15628/holos.2017.5317 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5317 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2017.5317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5317/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 3 (2017); 150-163 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951623193526272 |