O ENSINO DE HISTÓRIA E O LUGAR DO LIVRO DIDÁTICO NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO SABER ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Aguiar, Ana Lúcia Oliveira, Fernandes, Stenio de Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5317
Resumo: Este artigo teve como foco de abordagem o lugar do Livro Didático (LD) de História na transposição didática do saber escolar. Destarte, a proposta aqui é de ampliar essa discussão, analisando a utilização do LD como instrumento de transposição didática do conhecimento sistematizado. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual de Mossoró (RN), nas turmas do 2º ao 5° ano do Ensino Fundamental, por isso pode inserir-se no campo das pesquisas qualitativas, como um estudo de caso. Para a produção de dados foi utilizada a observação in loco, um questionário com perguntas abertas e fechadas e a análise documental. Os pressupostos teóricos que embasaram a análise foram os estudos de Bittencourt (2004) e Chevallard (1991). O desenvolvimento da investigação permitiu compreender que o LD é, de fato, utilizado no processo de transposição didática. Entretanto, verificou-se que a professora da turma em observação possui grandes dificuldades com relação à compreensão dos saberes específicos da História. Igualmente foi constatado que na transposição didática ocorre uma simplificação do conhecimento, o que, por vezes, ocasiona a superficialidade e até mesmo a distorção dos conceitos abordados.
id IFRN-3_b956a9e7c2f2cae58519c67119509d3a
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/5317
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling O ENSINO DE HISTÓRIA E O LUGAR DO LIVRO DIDÁTICO NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO SABER ESCOLARLivro DidáticoTransposição DidáticaEnsino de História.Este artigo teve como foco de abordagem o lugar do Livro Didático (LD) de História na transposição didática do saber escolar. Destarte, a proposta aqui é de ampliar essa discussão, analisando a utilização do LD como instrumento de transposição didática do conhecimento sistematizado. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual de Mossoró (RN), nas turmas do 2º ao 5° ano do Ensino Fundamental, por isso pode inserir-se no campo das pesquisas qualitativas, como um estudo de caso. Para a produção de dados foi utilizada a observação in loco, um questionário com perguntas abertas e fechadas e a análise documental. Os pressupostos teóricos que embasaram a análise foram os estudos de Bittencourt (2004) e Chevallard (1991). O desenvolvimento da investigação permitiu compreender que o LD é, de fato, utilizado no processo de transposição didática. Entretanto, verificou-se que a professora da turma em observação possui grandes dificuldades com relação à compreensão dos saberes específicos da História. Igualmente foi constatado que na transposição didática ocorre uma simplificação do conhecimento, o que, por vezes, ocasiona a superficialidade e até mesmo a distorção dos conceitos abordados.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/531710.15628/holos.2017.5317HOLOS; v. 3 (2017); 150-1631807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5317/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Aleksandra Nogueira de OliveiraAguiar, Ana Lúcia OliveiraFernandes, Stenio de Brito2022-05-01T20:18:32Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5317Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:18:32Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE HISTÓRIA E O LUGAR DO LIVRO DIDÁTICO NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO SABER ESCOLAR
title O ENSINO DE HISTÓRIA E O LUGAR DO LIVRO DIDÁTICO NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO SABER ESCOLAR
spellingShingle O ENSINO DE HISTÓRIA E O LUGAR DO LIVRO DIDÁTICO NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO SABER ESCOLAR
Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira
Livro Didático
Transposição Didática
Ensino de História.
title_short O ENSINO DE HISTÓRIA E O LUGAR DO LIVRO DIDÁTICO NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO SABER ESCOLAR
title_full O ENSINO DE HISTÓRIA E O LUGAR DO LIVRO DIDÁTICO NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO SABER ESCOLAR
title_fullStr O ENSINO DE HISTÓRIA E O LUGAR DO LIVRO DIDÁTICO NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO SABER ESCOLAR
title_full_unstemmed O ENSINO DE HISTÓRIA E O LUGAR DO LIVRO DIDÁTICO NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO SABER ESCOLAR
title_sort O ENSINO DE HISTÓRIA E O LUGAR DO LIVRO DIDÁTICO NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO SABER ESCOLAR
author Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira
author_facet Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira
Aguiar, Ana Lúcia Oliveira
Fernandes, Stenio de Brito
author_role author
author2 Aguiar, Ana Lúcia Oliveira
Fernandes, Stenio de Brito
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira
Aguiar, Ana Lúcia Oliveira
Fernandes, Stenio de Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Livro Didático
Transposição Didática
Ensino de História.
topic Livro Didático
Transposição Didática
Ensino de História.
description Este artigo teve como foco de abordagem o lugar do Livro Didático (LD) de História na transposição didática do saber escolar. Destarte, a proposta aqui é de ampliar essa discussão, analisando a utilização do LD como instrumento de transposição didática do conhecimento sistematizado. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual de Mossoró (RN), nas turmas do 2º ao 5° ano do Ensino Fundamental, por isso pode inserir-se no campo das pesquisas qualitativas, como um estudo de caso. Para a produção de dados foi utilizada a observação in loco, um questionário com perguntas abertas e fechadas e a análise documental. Os pressupostos teóricos que embasaram a análise foram os estudos de Bittencourt (2004) e Chevallard (1991). O desenvolvimento da investigação permitiu compreender que o LD é, de fato, utilizado no processo de transposição didática. Entretanto, verificou-se que a professora da turma em observação possui grandes dificuldades com relação à compreensão dos saberes específicos da História. Igualmente foi constatado que na transposição didática ocorre uma simplificação do conhecimento, o que, por vezes, ocasiona a superficialidade e até mesmo a distorção dos conceitos abordados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5317
10.15628/holos.2017.5317
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5317
identifier_str_mv 10.15628/holos.2017.5317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5317/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2017); 150-163
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951623193526272