Educação espacial no Ensino Fundamental: uma proposta de trabalho com o princípio da ação e reação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000300013 |
Resumo: | Neste trabalho são relatados os resultados de uma pesquisa realizada junto a alunos do Ensino Fundamental, que teve como objetivo motivar e utilizar elementos da exploração espacial para facilitar a compreensão de um assunto científico específico e propiciar conhecimento sobre as atividades astronáuticas. Participaram do experimento doze alunos e dois professores do Ensino Fundamental público e a metodologia utilizada foi a das atividades hands-on, na qual os alunos trabalham ativamente na reconstrução do princípio estudado, no caso, o da ação e reação. Os resultados permitiram inferir que a realização de atividades em Educação Espacial pode se caracterizar como uma experiência rica em significados que contribui para o processo de ensino-aprendizagem e que facilita a compreensão de conceitos das áreas de ciência, tecnologia e afins, de forma interdisciplinar. |
id |
SBF-1_8a7f01999f8d0b4aac036390d828cb8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172006000300013 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação espacial no Ensino Fundamental: uma proposta de trabalho com o princípio da ação e reaçãoensino de ciênciaseducação espacialastronáuticaNeste trabalho são relatados os resultados de uma pesquisa realizada junto a alunos do Ensino Fundamental, que teve como objetivo motivar e utilizar elementos da exploração espacial para facilitar a compreensão de um assunto científico específico e propiciar conhecimento sobre as atividades astronáuticas. Participaram do experimento doze alunos e dois professores do Ensino Fundamental público e a metodologia utilizada foi a das atividades hands-on, na qual os alunos trabalham ativamente na reconstrução do princípio estudado, no caso, o da ação e reação. Os resultados permitiram inferir que a realização de atividades em Educação Espacial pode se caracterizar como uma experiência rica em significados que contribui para o processo de ensino-aprendizagem e que facilita a compreensão de conceitos das áreas de ciência, tecnologia e afins, de forma interdisciplinar.Sociedade Brasileira de Física2006-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000300013Revista Brasileira de Ensino de Física v.28 n.3 2006reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S0102-47442006000300013info:eu-repo/semantics/openAccessReis,Norma Teresinha OliveiraGarcia,Nilson Marcos Diaspor2006-11-06T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172006000300013Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2006-11-06T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação espacial no Ensino Fundamental: uma proposta de trabalho com o princípio da ação e reação |
title |
Educação espacial no Ensino Fundamental: uma proposta de trabalho com o princípio da ação e reação |
spellingShingle |
Educação espacial no Ensino Fundamental: uma proposta de trabalho com o princípio da ação e reação Reis,Norma Teresinha Oliveira ensino de ciências educação espacial astronáutica |
title_short |
Educação espacial no Ensino Fundamental: uma proposta de trabalho com o princípio da ação e reação |
title_full |
Educação espacial no Ensino Fundamental: uma proposta de trabalho com o princípio da ação e reação |
title_fullStr |
Educação espacial no Ensino Fundamental: uma proposta de trabalho com o princípio da ação e reação |
title_full_unstemmed |
Educação espacial no Ensino Fundamental: uma proposta de trabalho com o princípio da ação e reação |
title_sort |
Educação espacial no Ensino Fundamental: uma proposta de trabalho com o princípio da ação e reação |
author |
Reis,Norma Teresinha Oliveira |
author_facet |
Reis,Norma Teresinha Oliveira Garcia,Nilson Marcos Dias |
author_role |
author |
author2 |
Garcia,Nilson Marcos Dias |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis,Norma Teresinha Oliveira Garcia,Nilson Marcos Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de ciências educação espacial astronáutica |
topic |
ensino de ciências educação espacial astronáutica |
description |
Neste trabalho são relatados os resultados de uma pesquisa realizada junto a alunos do Ensino Fundamental, que teve como objetivo motivar e utilizar elementos da exploração espacial para facilitar a compreensão de um assunto científico específico e propiciar conhecimento sobre as atividades astronáuticas. Participaram do experimento doze alunos e dois professores do Ensino Fundamental público e a metodologia utilizada foi a das atividades hands-on, na qual os alunos trabalham ativamente na reconstrução do princípio estudado, no caso, o da ação e reação. Os resultados permitiram inferir que a realização de atividades em Educação Espacial pode se caracterizar como uma experiência rica em significados que contribui para o processo de ensino-aprendizagem e que facilita a compreensão de conceitos das áreas de ciência, tecnologia e afins, de forma interdisciplinar. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000300013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000300013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-47442006000300013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.28 n.3 2006 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122419972145152 |