Educação espacial no Ensino Fundamental: uma proposta de trabalho com o princípio da ação e reação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis,Norma Teresinha Oliveira
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Garcia,Nilson Marcos Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000300013
Resumo: Neste trabalho são relatados os resultados de uma pesquisa realizada junto a alunos do Ensino Fundamental, que teve como objetivo motivar e utilizar elementos da exploração espacial para facilitar a compreensão de um assunto científico específico e propiciar conhecimento sobre as atividades astronáuticas. Participaram do experimento doze alunos e dois professores do Ensino Fundamental público e a metodologia utilizada foi a das atividades hands-on, na qual os alunos trabalham ativamente na reconstrução do princípio estudado, no caso, o da ação e reação. Os resultados permitiram inferir que a realização de atividades em Educação Espacial pode se caracterizar como uma experiência rica em significados que contribui para o processo de ensino-aprendizagem e que facilita a compreensão de conceitos das áreas de ciência, tecnologia e afins, de forma interdisciplinar.
id SBF-1_8a7f01999f8d0b4aac036390d828cb8d
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172006000300013
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Educação espacial no Ensino Fundamental: uma proposta de trabalho com o princípio da ação e reaçãoensino de ciênciaseducação espacialastronáuticaNeste trabalho são relatados os resultados de uma pesquisa realizada junto a alunos do Ensino Fundamental, que teve como objetivo motivar e utilizar elementos da exploração espacial para facilitar a compreensão de um assunto científico específico e propiciar conhecimento sobre as atividades astronáuticas. Participaram do experimento doze alunos e dois professores do Ensino Fundamental público e a metodologia utilizada foi a das atividades hands-on, na qual os alunos trabalham ativamente na reconstrução do princípio estudado, no caso, o da ação e reação. Os resultados permitiram inferir que a realização de atividades em Educação Espacial pode se caracterizar como uma experiência rica em significados que contribui para o processo de ensino-aprendizagem e que facilita a compreensão de conceitos das áreas de ciência, tecnologia e afins, de forma interdisciplinar.Sociedade Brasileira de Física2006-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000300013Revista Brasileira de Ensino de Física v.28 n.3 2006reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S0102-47442006000300013info:eu-repo/semantics/openAccessReis,Norma Teresinha OliveiraGarcia,Nilson Marcos Diaspor2006-11-06T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172006000300013Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2006-11-06T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação espacial no Ensino Fundamental: uma proposta de trabalho com o princípio da ação e reação
title Educação espacial no Ensino Fundamental: uma proposta de trabalho com o princípio da ação e reação
spellingShingle Educação espacial no Ensino Fundamental: uma proposta de trabalho com o princípio da ação e reação
Reis,Norma Teresinha Oliveira
ensino de ciências
educação espacial
astronáutica
title_short Educação espacial no Ensino Fundamental: uma proposta de trabalho com o princípio da ação e reação
title_full Educação espacial no Ensino Fundamental: uma proposta de trabalho com o princípio da ação e reação
title_fullStr Educação espacial no Ensino Fundamental: uma proposta de trabalho com o princípio da ação e reação
title_full_unstemmed Educação espacial no Ensino Fundamental: uma proposta de trabalho com o princípio da ação e reação
title_sort Educação espacial no Ensino Fundamental: uma proposta de trabalho com o princípio da ação e reação
author Reis,Norma Teresinha Oliveira
author_facet Reis,Norma Teresinha Oliveira
Garcia,Nilson Marcos Dias
author_role author
author2 Garcia,Nilson Marcos Dias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis,Norma Teresinha Oliveira
Garcia,Nilson Marcos Dias
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de ciências
educação espacial
astronáutica
topic ensino de ciências
educação espacial
astronáutica
description Neste trabalho são relatados os resultados de uma pesquisa realizada junto a alunos do Ensino Fundamental, que teve como objetivo motivar e utilizar elementos da exploração espacial para facilitar a compreensão de um assunto científico específico e propiciar conhecimento sobre as atividades astronáuticas. Participaram do experimento doze alunos e dois professores do Ensino Fundamental público e a metodologia utilizada foi a das atividades hands-on, na qual os alunos trabalham ativamente na reconstrução do princípio estudado, no caso, o da ação e reação. Os resultados permitiram inferir que a realização de atividades em Educação Espacial pode se caracterizar como uma experiência rica em significados que contribui para o processo de ensino-aprendizagem e que facilita a compreensão de conceitos das áreas de ciência, tecnologia e afins, de forma interdisciplinar.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000300013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-47442006000300013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.28 n.3 2006
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122419972145152