Website: material de apoio para professores de biofísica aplicada a enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172014000300018 |
Resumo: | Esse trabalho relata o processo de elaboração de um website relacionando a física com a biologia com o objetivo de instrumentalizar o professor para o ensino de biofísica aplicada ao curso de enfermagem. O material inclui compilações de textos, exercícios, vídeos, animações, situações problematizadoras e artigos científicos sobre biofísica aplicada à enfermagem. Os temas abordados foram definidos a partir de uma pesquisa realizada junto a enfermeiros, professores e alunos do curso de enfermagem da cidade de Itaúna (MG). No material são discutidos temas relacionados com a hidrostática, hidrodinâmica e leis de escalas na biologia, incluindo sugestões de como abordar os conteúdos, com base na metodologia da aprendizagem baseada em problemas (ABP). Uma avaliação feita por professores de física e biologia indica que o material é adequado, cumprindo seu objetivo de fornecer informações sobre biofísica considerando a prática profissional dos futuros enfermeiros. |
id |
SBF-1_9b156d255cafef6f8f961895d6f564dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172014000300018 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Website: material de apoio para professores de biofísica aplicada a enfermagemensino de biofísicaenfermagemaprendizagem baseada em problemaswebsiteEsse trabalho relata o processo de elaboração de um website relacionando a física com a biologia com o objetivo de instrumentalizar o professor para o ensino de biofísica aplicada ao curso de enfermagem. O material inclui compilações de textos, exercícios, vídeos, animações, situações problematizadoras e artigos científicos sobre biofísica aplicada à enfermagem. Os temas abordados foram definidos a partir de uma pesquisa realizada junto a enfermeiros, professores e alunos do curso de enfermagem da cidade de Itaúna (MG). No material são discutidos temas relacionados com a hidrostática, hidrodinâmica e leis de escalas na biologia, incluindo sugestões de como abordar os conteúdos, com base na metodologia da aprendizagem baseada em problemas (ABP). Uma avaliação feita por professores de física e biologia indica que o material é adequado, cumprindo seu objetivo de fornecer informações sobre biofísica considerando a prática profissional dos futuros enfermeiros.Sociedade Brasileira de Física2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172014000300018Revista Brasileira de Ensino de Física v.36 n.3 2014reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172014000300018info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães,Fábio Sander PradoDickman,Adriana GomesChaves,Andréa Carla Leitepor2014-09-18T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172014000300018Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2014-09-18T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Website: material de apoio para professores de biofísica aplicada a enfermagem |
title |
Website: material de apoio para professores de biofísica aplicada a enfermagem |
spellingShingle |
Website: material de apoio para professores de biofísica aplicada a enfermagem Guimarães,Fábio Sander Prado ensino de biofísica enfermagem aprendizagem baseada em problemas website |
title_short |
Website: material de apoio para professores de biofísica aplicada a enfermagem |
title_full |
Website: material de apoio para professores de biofísica aplicada a enfermagem |
title_fullStr |
Website: material de apoio para professores de biofísica aplicada a enfermagem |
title_full_unstemmed |
Website: material de apoio para professores de biofísica aplicada a enfermagem |
title_sort |
Website: material de apoio para professores de biofísica aplicada a enfermagem |
author |
Guimarães,Fábio Sander Prado |
author_facet |
Guimarães,Fábio Sander Prado Dickman,Adriana Gomes Chaves,Andréa Carla Leite |
author_role |
author |
author2 |
Dickman,Adriana Gomes Chaves,Andréa Carla Leite |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães,Fábio Sander Prado Dickman,Adriana Gomes Chaves,Andréa Carla Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de biofísica enfermagem aprendizagem baseada em problemas website |
topic |
ensino de biofísica enfermagem aprendizagem baseada em problemas website |
description |
Esse trabalho relata o processo de elaboração de um website relacionando a física com a biologia com o objetivo de instrumentalizar o professor para o ensino de biofísica aplicada ao curso de enfermagem. O material inclui compilações de textos, exercícios, vídeos, animações, situações problematizadoras e artigos científicos sobre biofísica aplicada à enfermagem. Os temas abordados foram definidos a partir de uma pesquisa realizada junto a enfermeiros, professores e alunos do curso de enfermagem da cidade de Itaúna (MG). No material são discutidos temas relacionados com a hidrostática, hidrodinâmica e leis de escalas na biologia, incluindo sugestões de como abordar os conteúdos, com base na metodologia da aprendizagem baseada em problemas (ABP). Uma avaliação feita por professores de física e biologia indica que o material é adequado, cumprindo seu objetivo de fornecer informações sobre biofísica considerando a prática profissional dos futuros enfermeiros. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172014000300018 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172014000300018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1806-11172014000300018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.36 n.3 2014 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122422208757760 |