Transições ele fase em um modelo de crescimento interagente semiflexível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rockenbach,Renata
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Zara,Reginaldo A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172014000400008
Resumo: O modelo de crescimento cinético interagente (Interacting Growth Walk -IGW) pertence a uma classe de modelos de crescimento usada para simular processos de polimerização. Ele gera cadeias auto-exclusivas que podem ser usadas no estudo de propriedades de cadeias poliméricas em diferentes temperaturas. Neste trabalho o modelo de crescimento interagente de Narasimhan e cois, foi generalizado para levar em conta efeitos da energia gasta para promover dobras durante a formação da cadeia. Para isso um fator de rigidez χ foi acrescentado à formulação do modelo original, penalizando as mudanças na direção do crescimento. Dependendo do valor da energia de rigidez a cadeia pode ser considerada flexível (para χ = 0) ou rígida (no limite χ → ∞)). Para valores intermediários de χ o modelo de crescimento gera cadeias semiflexíveis. O modelo resultante desta generalização, aqui chamado de modelo de crescimento interagente semiflexível foi investigado através de simulações de Monte Carlo e as propriedades das cadeias obtidas foram analisadas. Observa-se transições de fase conformacionais entre três diferentes arranjos: uma fase estendida, uma compacta isotrópica e uma fase compacta anisotrópica. Estas três fases são encontradas também em modelos tipo SAW semiflexíveis investigados por diferentes métodos.
id SBF-1_a165377d44fa172dc811fb603b6aca4f
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172014000400008
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Transições ele fase em um modelo de crescimento interagente semiflexívelModelos de Crescimento InteragenteTransição ΘCaminhadas auto-exclusivasO modelo de crescimento cinético interagente (Interacting Growth Walk -IGW) pertence a uma classe de modelos de crescimento usada para simular processos de polimerização. Ele gera cadeias auto-exclusivas que podem ser usadas no estudo de propriedades de cadeias poliméricas em diferentes temperaturas. Neste trabalho o modelo de crescimento interagente de Narasimhan e cois, foi generalizado para levar em conta efeitos da energia gasta para promover dobras durante a formação da cadeia. Para isso um fator de rigidez χ foi acrescentado à formulação do modelo original, penalizando as mudanças na direção do crescimento. Dependendo do valor da energia de rigidez a cadeia pode ser considerada flexível (para χ = 0) ou rígida (no limite χ → ∞)). Para valores intermediários de χ o modelo de crescimento gera cadeias semiflexíveis. O modelo resultante desta generalização, aqui chamado de modelo de crescimento interagente semiflexível foi investigado através de simulações de Monte Carlo e as propriedades das cadeias obtidas foram analisadas. Observa-se transições de fase conformacionais entre três diferentes arranjos: uma fase estendida, uma compacta isotrópica e uma fase compacta anisotrópica. Estas três fases são encontradas também em modelos tipo SAW semiflexíveis investigados por diferentes métodos.Sociedade Brasileira de Física2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172014000400008Revista Brasileira de Ensino de Física v.36 n.4 2014reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172014000400008info:eu-repo/semantics/openAccessRockenbach,RenataZara,Reginaldo A.por2014-11-28T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172014000400008Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2014-11-28T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Transições ele fase em um modelo de crescimento interagente semiflexível
title Transições ele fase em um modelo de crescimento interagente semiflexível
spellingShingle Transições ele fase em um modelo de crescimento interagente semiflexível
Rockenbach,Renata
Modelos de Crescimento Interagente
Transição Θ
Caminhadas auto-exclusivas
title_short Transições ele fase em um modelo de crescimento interagente semiflexível
title_full Transições ele fase em um modelo de crescimento interagente semiflexível
title_fullStr Transições ele fase em um modelo de crescimento interagente semiflexível
title_full_unstemmed Transições ele fase em um modelo de crescimento interagente semiflexível
title_sort Transições ele fase em um modelo de crescimento interagente semiflexível
author Rockenbach,Renata
author_facet Rockenbach,Renata
Zara,Reginaldo A.
author_role author
author2 Zara,Reginaldo A.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rockenbach,Renata
Zara,Reginaldo A.
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos de Crescimento Interagente
Transição Θ
Caminhadas auto-exclusivas
topic Modelos de Crescimento Interagente
Transição Θ
Caminhadas auto-exclusivas
description O modelo de crescimento cinético interagente (Interacting Growth Walk -IGW) pertence a uma classe de modelos de crescimento usada para simular processos de polimerização. Ele gera cadeias auto-exclusivas que podem ser usadas no estudo de propriedades de cadeias poliméricas em diferentes temperaturas. Neste trabalho o modelo de crescimento interagente de Narasimhan e cois, foi generalizado para levar em conta efeitos da energia gasta para promover dobras durante a formação da cadeia. Para isso um fator de rigidez χ foi acrescentado à formulação do modelo original, penalizando as mudanças na direção do crescimento. Dependendo do valor da energia de rigidez a cadeia pode ser considerada flexível (para χ = 0) ou rígida (no limite χ → ∞)). Para valores intermediários de χ o modelo de crescimento gera cadeias semiflexíveis. O modelo resultante desta generalização, aqui chamado de modelo de crescimento interagente semiflexível foi investigado através de simulações de Monte Carlo e as propriedades das cadeias obtidas foram analisadas. Observa-se transições de fase conformacionais entre três diferentes arranjos: uma fase estendida, uma compacta isotrópica e uma fase compacta anisotrópica. Estas três fases são encontradas também em modelos tipo SAW semiflexíveis investigados por diferentes métodos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172014000400008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172014000400008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-11172014000400008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.36 n.4 2014
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122422220292096