Os ciberconsumidores e a ciberpublicidade: marcação interagente e interações reativas como práticas de consumo no facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Thatianne Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: MARQUES, Jane Aparecida, https://orcid.org/0000-0001-6742-8157, https://orcid.org/0000-0003-2382-9041
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14658
Resumo: Neste artigo, apresentamos reflexões acerca de práticas de consumo desenvolvidas por ciberconsumidores a partir da forma como eles interagem com (e a partir) da ciberpublicidade nas redes sociais na internet, especificamente no Facebook. Realizando uma breve abordagem teórica sobre os conceitos de ciberpublicidade e a atuação dos ciberconsumidores, descrevemos o percurso metodológico que nos auxiliou na análise das interações e na identificação de práticas de consumo cultural e midiático que denominamos como marcação interagente e interação reativa simbólica.
id UFPA_2b4b61b8e9be4de66a60900211e7d36c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/14658
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2022-08-26T12:02:12Z2022-08-26T12:02:12Z2018-06SOUSA, Thatianne Silva; MARQUES, Jane Aparecida. Os ciberconsumidores e a ciberpublicidade: marcação interagente e interações reativas como práticas de consumo no facebook. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 27., 2018, Belo Horizonte. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14658. Acesso em:.2236-4285http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14658Neste artigo, apresentamos reflexões acerca de práticas de consumo desenvolvidas por ciberconsumidores a partir da forma como eles interagem com (e a partir) da ciberpublicidade nas redes sociais na internet, especificamente no Facebook. Realizando uma breve abordagem teórica sobre os conceitos de ciberpublicidade e a atuação dos ciberconsumidores, descrevemos o percurso metodológico que nos auxiliou na análise das interações e na identificação de práticas de consumo cultural e midiático que denominamos como marcação interagente e interação reativa simbólica.In this article, we present reflections about consumer practices developed by cyberconsumers from the way they interact with (and from) ciberpublicity on social networks on the Internet, specifically on Facebook. A brief theoretical approach on the concepts of cyberpublicity and the role of cyberconsumers, we describe the methodological course that helped us in the analysis of interactions and in the identification of cultural and media consumption practices that we call interagent tagging and reactive symbolic interaction.SOUSA, T. S. Universidade Federal do ParáporAssociação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em ComunicaçãoBrasilCompóshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesshttps://proceedings.science/compos/compos-2018/papers/os-ciberconsumidores-e-a-ciberpublicidade--marcacao-interagente-e-interacoes-reativas-como-praticas-de-consumo-no-facebo#reponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAConsumos e Processos de ComunicaçãoCiberpublicidadeCiberconsumidoresConsumoMarcação interagenteInteração reativaCyberpublicityCyberconsumersConsumptionInteragent taggingReactive interactionOs ciberconsumidores e a ciberpublicidade: marcação interagente e interações reativas como práticas de consumo no facebookThe cyberconsumers and the ciberpublicity: interagent tagging and reactive interactions like facebook consumption practicesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject27http://lattes.cnpq.br/0983455526795901http://lattes.cnpq.br/1197835678797660SOUSA, Thatianne SilvaMARQUES, Jane Aparecidahttps://orcid.org/0000-0001-6742-8157https://orcid.org/0000-0003-2382-9041ORIGINALArtigo_CiberconsumidoresCiberpublicidadeMarcaçao.pdfArtigo_CiberconsumidoresCiberpublicidadeMarcaçao.pdfapplication/pdf940382http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14658/1/Artigo_CiberconsumidoresCiberpublicidadeMarca%c3%a7ao.pdf7b7fd8f6f1892ff231f34b87e3e41077MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14658/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81890http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14658/3/license.txt2b55adef5313c442051bad36d3312b2bMD532011/146582022-08-26 09:52:04.004oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232022-08-26T12:52:04Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os ciberconsumidores e a ciberpublicidade: marcação interagente e interações reativas como práticas de consumo no facebook
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The cyberconsumers and the ciberpublicity: interagent tagging and reactive interactions like facebook consumption practices
title Os ciberconsumidores e a ciberpublicidade: marcação interagente e interações reativas como práticas de consumo no facebook
spellingShingle Os ciberconsumidores e a ciberpublicidade: marcação interagente e interações reativas como práticas de consumo no facebook
SOUSA, Thatianne Silva
Ciberpublicidade
Ciberconsumidores
Consumo
Marcação interagente
Interação reativa
Cyberpublicity
Cyberconsumers
Consumption
Interagent tagging
Reactive interaction
Consumos e Processos de Comunicação
title_short Os ciberconsumidores e a ciberpublicidade: marcação interagente e interações reativas como práticas de consumo no facebook
title_full Os ciberconsumidores e a ciberpublicidade: marcação interagente e interações reativas como práticas de consumo no facebook
title_fullStr Os ciberconsumidores e a ciberpublicidade: marcação interagente e interações reativas como práticas de consumo no facebook
title_full_unstemmed Os ciberconsumidores e a ciberpublicidade: marcação interagente e interações reativas como práticas de consumo no facebook
title_sort Os ciberconsumidores e a ciberpublicidade: marcação interagente e interações reativas como práticas de consumo no facebook
author SOUSA, Thatianne Silva
author_facet SOUSA, Thatianne Silva
MARQUES, Jane Aparecida
https://orcid.org/0000-0001-6742-8157
https://orcid.org/0000-0003-2382-9041
author_role author
author2 MARQUES, Jane Aparecida
https://orcid.org/0000-0001-6742-8157
https://orcid.org/0000-0003-2382-9041
author2_role author
author
author
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0983455526795901
http://lattes.cnpq.br/1197835678797660
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Thatianne Silva
MARQUES, Jane Aparecida
https://orcid.org/0000-0001-6742-8157
https://orcid.org/0000-0003-2382-9041
dc.subject.por.fl_str_mv Ciberpublicidade
Ciberconsumidores
Consumo
Marcação interagente
Interação reativa
topic Ciberpublicidade
Ciberconsumidores
Consumo
Marcação interagente
Interação reativa
Cyberpublicity
Cyberconsumers
Consumption
Interagent tagging
Reactive interaction
Consumos e Processos de Comunicação
dc.subject.eng.fl_str_mv Cyberpublicity
Cyberconsumers
Consumption
Interagent tagging
Reactive interaction
dc.subject.thematicaxis.pt_BR.fl_str_mv Consumos e Processos de Comunicação
description Neste artigo, apresentamos reflexões acerca de práticas de consumo desenvolvidas por ciberconsumidores a partir da forma como eles interagem com (e a partir) da ciberpublicidade nas redes sociais na internet, especificamente no Facebook. Realizando uma breve abordagem teórica sobre os conceitos de ciberpublicidade e a atuação dos ciberconsumidores, descrevemos o percurso metodológico que nos auxiliou na análise das interações e na identificação de práticas de consumo cultural e midiático que denominamos como marcação interagente e interação reativa simbólica.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-26T12:02:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-26T12:02:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUSA, Thatianne Silva; MARQUES, Jane Aparecida. Os ciberconsumidores e a ciberpublicidade: marcação interagente e interações reativas como práticas de consumo no facebook. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 27., 2018, Belo Horizonte. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14658. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14658
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2236-4285
identifier_str_mv SOUSA, Thatianne Silva; MARQUES, Jane Aparecida. Os ciberconsumidores e a ciberpublicidade: marcação interagente e interações reativas como práticas de consumo no facebook. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 27., 2018, Belo Horizonte. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14658. Acesso em:.
2236-4285
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Compós
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv https://proceedings.science/compos/compos-2018/papers/os-ciberconsumidores-e-a-ciberpublicidade--marcacao-interagente-e-interacoes-reativas-como-praticas-de-consumo-no-facebo#
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14658/1/Artigo_CiberconsumidoresCiberpublicidadeMarca%c3%a7ao.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14658/2/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14658/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b7fd8f6f1892ff231f34b87e3e41077
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
2b55adef5313c442051bad36d3312b2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801772018664734720