Ensinando Física Conceitual – Uma experiência em um Curso de Licenciatura em Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira,José Guilherme
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100617
Resumo: Neste artigo, relato a experiência com duas disciplinas de Física Conceitual que são ofertadas para o curso de Física da UFMG, em especial para a Licenciatura, desde 2006. Apresento a motivação para essa oferta, descrevo a dinâmica utilizada que tem alta participação dos estudantes, relato o impacto que está tendo no curso e apresento alguns exemplos de questões discutidas nas disciplinas. Concluo defendendo a importância dessas disciplinas, principalmente, mas não exclusivamente, para a Licenciatura, com o objetivo de fazer uma revisão conceitual dos tópicos de Física do Ensino Médio.
id SBF-1_ae29c5cd92d369232fcc17c57132532e
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172020000100617
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Ensinando Física Conceitual – Uma experiência em um Curso de Licenciatura em FísicaFísica ConceitualLicenciatura em FísicaEnsino MédioNeste artigo, relato a experiência com duas disciplinas de Física Conceitual que são ofertadas para o curso de Física da UFMG, em especial para a Licenciatura, desde 2006. Apresento a motivação para essa oferta, descrevo a dinâmica utilizada que tem alta participação dos estudantes, relato o impacto que está tendo no curso e apresento alguns exemplos de questões discutidas nas disciplinas. Concluo defendendo a importância dessas disciplinas, principalmente, mas não exclusivamente, para a Licenciatura, com o objetivo de fazer uma revisão conceitual dos tópicos de Física do Ensino Médio.Sociedade Brasileira de Física2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100617Revista Brasileira de Ensino de Física v.42 2020reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2019-0258info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira,José Guilhermepor2020-06-19T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172020000100617Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2020-06-19T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinando Física Conceitual – Uma experiência em um Curso de Licenciatura em Física
title Ensinando Física Conceitual – Uma experiência em um Curso de Licenciatura em Física
spellingShingle Ensinando Física Conceitual – Uma experiência em um Curso de Licenciatura em Física
Moreira,José Guilherme
Física Conceitual
Licenciatura em Física
Ensino Médio
title_short Ensinando Física Conceitual – Uma experiência em um Curso de Licenciatura em Física
title_full Ensinando Física Conceitual – Uma experiência em um Curso de Licenciatura em Física
title_fullStr Ensinando Física Conceitual – Uma experiência em um Curso de Licenciatura em Física
title_full_unstemmed Ensinando Física Conceitual – Uma experiência em um Curso de Licenciatura em Física
title_sort Ensinando Física Conceitual – Uma experiência em um Curso de Licenciatura em Física
author Moreira,José Guilherme
author_facet Moreira,José Guilherme
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira,José Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Física Conceitual
Licenciatura em Física
Ensino Médio
topic Física Conceitual
Licenciatura em Física
Ensino Médio
description Neste artigo, relato a experiência com duas disciplinas de Física Conceitual que são ofertadas para o curso de Física da UFMG, em especial para a Licenciatura, desde 2006. Apresento a motivação para essa oferta, descrevo a dinâmica utilizada que tem alta participação dos estudantes, relato o impacto que está tendo no curso e apresento alguns exemplos de questões discutidas nas disciplinas. Concluo defendendo a importância dessas disciplinas, principalmente, mas não exclusivamente, para a Licenciatura, com o objetivo de fazer uma revisão conceitual dos tópicos de Física do Ensino Médio.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100617
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2019-0258
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.42 2020
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122425120653312