Uma contribuição para a melhoria do desempenho dos estudantes de licenciatura em física no ENADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ermando Alencar da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lopes, Leiliane Alves, Gomes, Carlos Henrique da Silva, Silva, Marcos Antônio Araújo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/0013000026csg
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42846
Resumo: O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma forma de avaliar os diversos cursos de nível superior do Brasil, e teve início no ano de 2004, em substituição ao Exame Nacional de Cursos (PROVÃO) criado em 1996. Ele avalia os estudantes ingressantes e os concluintes dos cursos participantes. O curso de Física teve sua primeira participação no ano 2005, sendo reavaliado a cada três anos. O resultado do ENADE de 2014 mostrou que os estudantes do curso de Licenciatura em Física (LF) da Universidade Federal do Ceará (UFC) estão se formando com baixa aprendizagem em sua área específica, relativa aos outros cursos no Brasil. Como todo meio de avaliação, é necessário que os estudantes que serão avaliados por meio de uma prova, no caso em questão, o ENADE, estejam conscientemente preparados para esse processo avaliativo. Significa que eles tenham conhecimento do tipo de questão, do nível de dificuldade, dos temas mais abordados, dentre outras peculiaridades do processo avaliativo em questão. Nesse contexto, o professor tem uma participação ativa, contribuindo para um melhor desempenho de seus alunos no certame; embora ele não participe na elaboração da avaliação em si. Este trabalho tem como objetivo contribuir para que os estudantes do curso de LF atinjam um bom resultado no ENADE, embora seja necessário também que estejam motivados para realizar uma boa prova. Para atingir esse objetivo, contamos com a participação dos Monitores de Projetos de Graduação vinculados ao curso de LF da UFC, que tiveram uma participação ativa e essencial nesse trabalho. A metodologia deste trabalho consiste na pesquisa e elaboração de uma apostila com as questões de física dos últimos ENADEs para serem entregues aos professores do curso de LF da UFC que serão os professores da área específica do curso; e assim eles poderão utilizá-las durantes suas disciplinas e contribuir para que os alunos conheçam melhor o tipo de prova e grau de dificuldade do ENADE.
id UFC-7_e9013a77af553990ee4dd13e92962f83
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42846
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Uma contribuição para a melhoria do desempenho dos estudantes de licenciatura em física no ENADEEnsino de FísicaLicenciatura em FísicaENADEO Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma forma de avaliar os diversos cursos de nível superior do Brasil, e teve início no ano de 2004, em substituição ao Exame Nacional de Cursos (PROVÃO) criado em 1996. Ele avalia os estudantes ingressantes e os concluintes dos cursos participantes. O curso de Física teve sua primeira participação no ano 2005, sendo reavaliado a cada três anos. O resultado do ENADE de 2014 mostrou que os estudantes do curso de Licenciatura em Física (LF) da Universidade Federal do Ceará (UFC) estão se formando com baixa aprendizagem em sua área específica, relativa aos outros cursos no Brasil. Como todo meio de avaliação, é necessário que os estudantes que serão avaliados por meio de uma prova, no caso em questão, o ENADE, estejam conscientemente preparados para esse processo avaliativo. Significa que eles tenham conhecimento do tipo de questão, do nível de dificuldade, dos temas mais abordados, dentre outras peculiaridades do processo avaliativo em questão. Nesse contexto, o professor tem uma participação ativa, contribuindo para um melhor desempenho de seus alunos no certame; embora ele não participe na elaboração da avaliação em si. Este trabalho tem como objetivo contribuir para que os estudantes do curso de LF atinjam um bom resultado no ENADE, embora seja necessário também que estejam motivados para realizar uma boa prova. Para atingir esse objetivo, contamos com a participação dos Monitores de Projetos de Graduação vinculados ao curso de LF da UFC, que tiveram uma participação ativa e essencial nesse trabalho. A metodologia deste trabalho consiste na pesquisa e elaboração de uma apostila com as questões de física dos últimos ENADEs para serem entregues aos professores do curso de LF da UFC que serão os professores da área específica do curso; e assim eles poderão utilizá-las durantes suas disciplinas e contribuir para que os alunos conheçam melhor o tipo de prova e grau de dificuldade do ENADE.Universidade Federal do Ceará2019-06-18T18:26:03Z2019-06-18T18:26:03Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Ernando Alencar da et al. Uma contribuição para a melhoria do desempenho dos estudantes de licenciatura em física no ENADE. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42846ark:/83112/0013000026csgSilva, Ermando Alencar daLopes, Leiliane AlvesGomes, Carlos Henrique da SilvaSilva, Marcos Antônio Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:46:50Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42846Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:01:28.742827Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma contribuição para a melhoria do desempenho dos estudantes de licenciatura em física no ENADE
title Uma contribuição para a melhoria do desempenho dos estudantes de licenciatura em física no ENADE
spellingShingle Uma contribuição para a melhoria do desempenho dos estudantes de licenciatura em física no ENADE
Silva, Ermando Alencar da
Ensino de Física
Licenciatura em Física
ENADE
title_short Uma contribuição para a melhoria do desempenho dos estudantes de licenciatura em física no ENADE
title_full Uma contribuição para a melhoria do desempenho dos estudantes de licenciatura em física no ENADE
title_fullStr Uma contribuição para a melhoria do desempenho dos estudantes de licenciatura em física no ENADE
title_full_unstemmed Uma contribuição para a melhoria do desempenho dos estudantes de licenciatura em física no ENADE
title_sort Uma contribuição para a melhoria do desempenho dos estudantes de licenciatura em física no ENADE
author Silva, Ermando Alencar da
author_facet Silva, Ermando Alencar da
Lopes, Leiliane Alves
Gomes, Carlos Henrique da Silva
Silva, Marcos Antônio Araújo
author_role author
author2 Lopes, Leiliane Alves
Gomes, Carlos Henrique da Silva
Silva, Marcos Antônio Araújo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ermando Alencar da
Lopes, Leiliane Alves
Gomes, Carlos Henrique da Silva
Silva, Marcos Antônio Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Licenciatura em Física
ENADE
topic Ensino de Física
Licenciatura em Física
ENADE
description O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma forma de avaliar os diversos cursos de nível superior do Brasil, e teve início no ano de 2004, em substituição ao Exame Nacional de Cursos (PROVÃO) criado em 1996. Ele avalia os estudantes ingressantes e os concluintes dos cursos participantes. O curso de Física teve sua primeira participação no ano 2005, sendo reavaliado a cada três anos. O resultado do ENADE de 2014 mostrou que os estudantes do curso de Licenciatura em Física (LF) da Universidade Federal do Ceará (UFC) estão se formando com baixa aprendizagem em sua área específica, relativa aos outros cursos no Brasil. Como todo meio de avaliação, é necessário que os estudantes que serão avaliados por meio de uma prova, no caso em questão, o ENADE, estejam conscientemente preparados para esse processo avaliativo. Significa que eles tenham conhecimento do tipo de questão, do nível de dificuldade, dos temas mais abordados, dentre outras peculiaridades do processo avaliativo em questão. Nesse contexto, o professor tem uma participação ativa, contribuindo para um melhor desempenho de seus alunos no certame; embora ele não participe na elaboração da avaliação em si. Este trabalho tem como objetivo contribuir para que os estudantes do curso de LF atinjam um bom resultado no ENADE, embora seja necessário também que estejam motivados para realizar uma boa prova. Para atingir esse objetivo, contamos com a participação dos Monitores de Projetos de Graduação vinculados ao curso de LF da UFC, que tiveram uma participação ativa e essencial nesse trabalho. A metodologia deste trabalho consiste na pesquisa e elaboração de uma apostila com as questões de física dos últimos ENADEs para serem entregues aos professores do curso de LF da UFC que serão os professores da área específica do curso; e assim eles poderão utilizá-las durantes suas disciplinas e contribuir para que os alunos conheçam melhor o tipo de prova e grau de dificuldade do ENADE.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-18T18:26:03Z
2019-06-18T18:26:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Ernando Alencar da et al. Uma contribuição para a melhoria do desempenho dos estudantes de licenciatura em física no ENADE. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42846
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/0013000026csg
identifier_str_mv SILVA, Ernando Alencar da et al. Uma contribuição para a melhoria do desempenho dos estudantes de licenciatura em física no ENADE. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
ark:/83112/0013000026csg
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818374077729996800