História da ciência na sala de aula: Uma sequência didática sobre o conceito de inércia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro,Midiã M.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Martins,André Ferrer P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172015000400501
Resumo: A defesa da utilização da história e a da filosofia da ciência no ensino é marcante nas pesquisas em ensino de física. No entanto, parte considerável dos trabalhos desta área aborda essa temática sob a perspectiva teórica, havendo carência de avaliações de estratégias didáticas que trabalham com conteúdos de história e filosofia no ensino da física. Esse estudo relata a aplicação de uma sequência didática que objetivou discutir historicamente a evolução do conceito de inércia. A amostra constou de trinta e cinco alunos de graduação em física e geofísica da UFRN, que responderam a questionários antes e depois da sequência didática. A análise dos dados mostra um aumento significativo do número de respostas corretas, evidenciando que é possível aprender conceitos físicos com uma abordagem histórico-filosófica.
id SBF-1_bff178215515590c24cf75d8d40973b2
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172015000400501
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling História da ciência na sala de aula: Uma sequência didática sobre o conceito de inérciaensino de físicahistória da ciênciainérciaA defesa da utilização da história e a da filosofia da ciência no ensino é marcante nas pesquisas em ensino de física. No entanto, parte considerável dos trabalhos desta área aborda essa temática sob a perspectiva teórica, havendo carência de avaliações de estratégias didáticas que trabalham com conteúdos de história e filosofia no ensino da física. Esse estudo relata a aplicação de uma sequência didática que objetivou discutir historicamente a evolução do conceito de inércia. A amostra constou de trinta e cinco alunos de graduação em física e geofísica da UFRN, que responderam a questionários antes e depois da sequência didática. A análise dos dados mostra um aumento significativo do número de respostas corretas, evidenciando que é possível aprender conceitos físicos com uma abordagem histórico-filosófica.Sociedade Brasileira de Física2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172015000400501Revista Brasileira de Ensino de Física v.37 n.4 2015reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11173741919info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro,Midiã M.Martins,André Ferrer P.por2015-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172015000400501Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2015-12-15T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv História da ciência na sala de aula: Uma sequência didática sobre o conceito de inércia
title História da ciência na sala de aula: Uma sequência didática sobre o conceito de inércia
spellingShingle História da ciência na sala de aula: Uma sequência didática sobre o conceito de inércia
Monteiro,Midiã M.
ensino de física
história da ciência
inércia
title_short História da ciência na sala de aula: Uma sequência didática sobre o conceito de inércia
title_full História da ciência na sala de aula: Uma sequência didática sobre o conceito de inércia
title_fullStr História da ciência na sala de aula: Uma sequência didática sobre o conceito de inércia
title_full_unstemmed História da ciência na sala de aula: Uma sequência didática sobre o conceito de inércia
title_sort História da ciência na sala de aula: Uma sequência didática sobre o conceito de inércia
author Monteiro,Midiã M.
author_facet Monteiro,Midiã M.
Martins,André Ferrer P.
author_role author
author2 Martins,André Ferrer P.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro,Midiã M.
Martins,André Ferrer P.
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de física
história da ciência
inércia
topic ensino de física
história da ciência
inércia
description A defesa da utilização da história e a da filosofia da ciência no ensino é marcante nas pesquisas em ensino de física. No entanto, parte considerável dos trabalhos desta área aborda essa temática sob a perspectiva teórica, havendo carência de avaliações de estratégias didáticas que trabalham com conteúdos de história e filosofia no ensino da física. Esse estudo relata a aplicação de uma sequência didática que objetivou discutir historicamente a evolução do conceito de inércia. A amostra constou de trinta e cinco alunos de graduação em física e geofísica da UFRN, que responderam a questionários antes e depois da sequência didática. A análise dos dados mostra um aumento significativo do número de respostas corretas, evidenciando que é possível aprender conceitos físicos com uma abordagem histórico-filosófica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172015000400501
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172015000400501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-11173741919
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.37 n.4 2015
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122422810640384