Experimento de baixo custo para o ensino de física óptica: o caso da Lei de Malus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100719 |
Resumo: | Este artigo apresenta a realização de um experimento de baixo custo utilizando apenas objetos do cotidiano para a verificação da propriedade de polarização da luz. O objetivo é facilitar a prática da experimentação no processo de ensino de ciências em um contexto de baixo investimento em infraestrutura escolar pública ou até mesmo de ensino remoto emergencial. Com materiais presentes em dispositivos eletrônicos em desuso e a utilização de aplicativos e softwares gratuitos, o presente artigo mostra que é possível verificar a Lei de Malus – que relaciona o ângulo entre um polarizador e a direção de polarização de uma luz incidente e a intensidade da luz transmitida. Esse experimento permite uma abordagem prática do conteúdo de óptica do ensino básico, além de viabilizar o estudo do funcionamento e utilização de dispositivos e aplicativos digitais. |
id |
SBF-1_c307bd7be00caa472ce6ca35f39f2fd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172022000100719 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experimento de baixo custo para o ensino de física óptica: o caso da Lei de MalusMateriais de baixo custoEnsino de FísicaExperimentaçãoÓpticaLei de MalusEste artigo apresenta a realização de um experimento de baixo custo utilizando apenas objetos do cotidiano para a verificação da propriedade de polarização da luz. O objetivo é facilitar a prática da experimentação no processo de ensino de ciências em um contexto de baixo investimento em infraestrutura escolar pública ou até mesmo de ensino remoto emergencial. Com materiais presentes em dispositivos eletrônicos em desuso e a utilização de aplicativos e softwares gratuitos, o presente artigo mostra que é possível verificar a Lei de Malus – que relaciona o ângulo entre um polarizador e a direção de polarização de uma luz incidente e a intensidade da luz transmitida. Esse experimento permite uma abordagem prática do conteúdo de óptica do ensino básico, além de viabilizar o estudo do funcionamento e utilização de dispositivos e aplicativos digitais.Sociedade Brasileira de Física2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100719Revista Brasileira de Ensino de Física v.44 2022reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2021-0423info:eu-repo/semantics/openAccessFrança,Gustavo Henrique deLopez,Johnny Vilcarromeropor2022-05-17T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172022000100719Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2022-05-17T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experimento de baixo custo para o ensino de física óptica: o caso da Lei de Malus |
title |
Experimento de baixo custo para o ensino de física óptica: o caso da Lei de Malus |
spellingShingle |
Experimento de baixo custo para o ensino de física óptica: o caso da Lei de Malus França,Gustavo Henrique de Materiais de baixo custo Ensino de Física Experimentação Óptica Lei de Malus |
title_short |
Experimento de baixo custo para o ensino de física óptica: o caso da Lei de Malus |
title_full |
Experimento de baixo custo para o ensino de física óptica: o caso da Lei de Malus |
title_fullStr |
Experimento de baixo custo para o ensino de física óptica: o caso da Lei de Malus |
title_full_unstemmed |
Experimento de baixo custo para o ensino de física óptica: o caso da Lei de Malus |
title_sort |
Experimento de baixo custo para o ensino de física óptica: o caso da Lei de Malus |
author |
França,Gustavo Henrique de |
author_facet |
França,Gustavo Henrique de Lopez,Johnny Vilcarromero |
author_role |
author |
author2 |
Lopez,Johnny Vilcarromero |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França,Gustavo Henrique de Lopez,Johnny Vilcarromero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Materiais de baixo custo Ensino de Física Experimentação Óptica Lei de Malus |
topic |
Materiais de baixo custo Ensino de Física Experimentação Óptica Lei de Malus |
description |
Este artigo apresenta a realização de um experimento de baixo custo utilizando apenas objetos do cotidiano para a verificação da propriedade de polarização da luz. O objetivo é facilitar a prática da experimentação no processo de ensino de ciências em um contexto de baixo investimento em infraestrutura escolar pública ou até mesmo de ensino remoto emergencial. Com materiais presentes em dispositivos eletrônicos em desuso e a utilização de aplicativos e softwares gratuitos, o presente artigo mostra que é possível verificar a Lei de Malus – que relaciona o ângulo entre um polarizador e a direção de polarização de uma luz incidente e a intensidade da luz transmitida. Esse experimento permite uma abordagem prática do conteúdo de óptica do ensino básico, além de viabilizar o estudo do funcionamento e utilização de dispositivos e aplicativos digitais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100719 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1806-9126-rbef-2021-0423 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.44 2022 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122426199638016 |