Objetivos das aulas experimentais no ensino superior na visão de professores e estudantes da engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parreira,Júlia Esteves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dickman,Adriana Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100516
Resumo: Resumo Neste trabalho investiga-se a opinião de professores e estudantes em relação às aulas experimentais realizadas nos laboratórios de física de cursos de Engenharia. Identifica-se a consistência dos objetivos das aulas experimentais, bem como o papel de aspectos relacionados à rotina do laboratório, tais como roteiros de práticas e relatórios. Os dados, coletados por meio de questionários, mostram que há uma divergência de opinião entre professores e estudantes, indicando uma falta de sintonia em relação ao tipo de abordagem do laboratório didático de física. Por outro lado, em alguns aspectos, observa-se uma convergência de opiniões principalmente no que se refere à maior participação dos alunos nas atividades e à oportunidade de visualização da teoria na prática.
id SBF-1_c5aaf8d53da13f0273e4b4d63978846e
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172020000100516
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Objetivos das aulas experimentais no ensino superior na visão de professores e estudantes da engenhariaEnsino de físicaAulas experimentaisEnsino superiorResumo Neste trabalho investiga-se a opinião de professores e estudantes em relação às aulas experimentais realizadas nos laboratórios de física de cursos de Engenharia. Identifica-se a consistência dos objetivos das aulas experimentais, bem como o papel de aspectos relacionados à rotina do laboratório, tais como roteiros de práticas e relatórios. Os dados, coletados por meio de questionários, mostram que há uma divergência de opinião entre professores e estudantes, indicando uma falta de sintonia em relação ao tipo de abordagem do laboratório didático de física. Por outro lado, em alguns aspectos, observa-se uma convergência de opiniões principalmente no que se refere à maior participação dos alunos nas atividades e à oportunidade de visualização da teoria na prática.Sociedade Brasileira de Física2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100516Revista Brasileira de Ensino de Física v.42 2020reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2020-0096info:eu-repo/semantics/openAccessParreira,Júlia EstevesDickman,Adriana Gomespor2020-07-15T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172020000100516Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2020-07-15T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Objetivos das aulas experimentais no ensino superior na visão de professores e estudantes da engenharia
title Objetivos das aulas experimentais no ensino superior na visão de professores e estudantes da engenharia
spellingShingle Objetivos das aulas experimentais no ensino superior na visão de professores e estudantes da engenharia
Parreira,Júlia Esteves
Ensino de física
Aulas experimentais
Ensino superior
title_short Objetivos das aulas experimentais no ensino superior na visão de professores e estudantes da engenharia
title_full Objetivos das aulas experimentais no ensino superior na visão de professores e estudantes da engenharia
title_fullStr Objetivos das aulas experimentais no ensino superior na visão de professores e estudantes da engenharia
title_full_unstemmed Objetivos das aulas experimentais no ensino superior na visão de professores e estudantes da engenharia
title_sort Objetivos das aulas experimentais no ensino superior na visão de professores e estudantes da engenharia
author Parreira,Júlia Esteves
author_facet Parreira,Júlia Esteves
Dickman,Adriana Gomes
author_role author
author2 Dickman,Adriana Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parreira,Júlia Esteves
Dickman,Adriana Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Aulas experimentais
Ensino superior
topic Ensino de física
Aulas experimentais
Ensino superior
description Resumo Neste trabalho investiga-se a opinião de professores e estudantes em relação às aulas experimentais realizadas nos laboratórios de física de cursos de Engenharia. Identifica-se a consistência dos objetivos das aulas experimentais, bem como o papel de aspectos relacionados à rotina do laboratório, tais como roteiros de práticas e relatórios. Os dados, coletados por meio de questionários, mostram que há uma divergência de opinião entre professores e estudantes, indicando uma falta de sintonia em relação ao tipo de abordagem do laboratório didático de física. Por outro lado, em alguns aspectos, observa-se uma convergência de opiniões principalmente no que se refere à maior participação dos alunos nas atividades e à oportunidade de visualização da teoria na prática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100516
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2020-0096
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.42 2020
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122424838586368